Inep confirma fim da prova discursiva no Revalida e mantém prova prática da 2ª etapa
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Inep confirma fim da prova discursiva no Revalida e mantém prova prática da 2ª etapa

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) oficializou mudanças importantes na estrutura do Revalida na edição desta sexta-feira (12) do Diário Oficial da União. A partir das próximas edições, a 1ª etapa do exame passa a ser composta exclusivamente pela prova objetiva, eliminando a prova discursiva que fazia parte das aplicações anteriores à edição 2025/2.

A atualização também alinha o Revalida à Matriz de Referência Comum para a Avaliação da Formação Médica e às Diretrizes Curriculares Nacionais, que será a mesma do Enamed, conforme previsto na legislação vigente. A nova portaria revoga ainda a Portaria nº 540, de 17 de setembro de 2020, que até então definia a Matriz de Referência do Exame. Confira o documento divulgado:

Mudanças no Revalida

A última edição aplicada da primeira etapa, o Revalida 2025/2, já havia sido realizada sem a prova discursiva. Na ocasião, em 19 de outubro de 2025 — mesma data de aplicação do Enamed — os participantes fizeram apenas a prova objetiva. No entanto, apesar da prova discursiva não ter sido aplicada junto à objetiva, ainda não havia confirmação oficial de que essa mudança seria estendida para as edições seguintes. A portaria publicada agora é o documento que consolida essa alteração de forma definitiva.

Também segundo o texto, a estrutura da 2ª etapa permanece inalterada, mantendo o formato de avaliação prática em estações de habilidades clínicas. No entanto, diferentemente da portaria anterior — que especificava a composição da etapa prática por um conjunto de 10 estações — o novo documento não menciona a quantidade de estações previstas.

Mesmo assim, a etapa prática segue avaliando tarefas como:

  • investigação de história clínica;
  • realização de exame físico;
  • interpretação de exames complementares;
  • formulação de hipóteses diagnósticas e de planos terapêuticos;
  • demonstração de procedimentos médicos;
  • aconselhamento a pacientes ou familiares; e
  • elaboração de laudos, atestados, encaminhamentos e relatos de casos na passagem de plantões.

A portaria também reforça que detalhes sobre cronograma, regras e formatos específicos continuarão sendo definidos nos editais de cada edição do exame.

O que é o Revalida?

Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Ensino Superior Estrangeira (Revalida) é uma das principais provas relacionadas à revalidação de diplomas no Brasil. Organizada pelo Inep desde 2011, a avaliação é voltada para estrangeiros ou brasileiros que cursaram a faculdade de Medicina no exterior e querem exercer a profissão no Brasil. 

Saiba mais sobre o Revalida INEP, seus editais, nota de corte e mais em: Revalida INEP: entenda o exame de revalidação de diplomas em Medicina no Brasil

Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.

revalida_exclusive

Você pode gostar também