Revalida INEP: entenda o exame de revalidação de diplomas em Medicina no Brasil

Revalida INEP: entenda o exame de revalidação de diplomas em Medicina no Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), uma autarquia tutelada pelo Estado brasileiro, organiza duas vezes por ano o seu processo oficial de revalidação de diplomas em Medicina expedidos no exterior. Se você é um médico brasileiro ou estrangeiro formado fora do país, descubra agora como revalidar o seu diploma para atuar na profissão em qualquer lugar do Brasil por meio do Revalida INEP.

Continue no texto para ficar por dentro de todas as informações com o Portal do Estratégia MED!

O que é o Revalida?

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Ensino Superior Estrangeira (Revalida) é uma das principais provas relacionadas à revalidação de diplomas no Brasil. Organizada pelo Inep desde 2011, a avaliação é voltada para estrangeiros ou brasileiros que cursaram a faculdade de Medicina no exterior e querem exercer a profissão no Brasil. 

Além do Revalida INEP, outras provas de revalidação de diplomas em medicina no Brasil coexistem, como Revalida USP, Revalida UFMT, Revalida UnirG, Revalida UEPA etc.

Inscrição no Conselho Regional de Medicina

A partir da aprovação no Revalida, os médicos podem conquistar o seu CRM, ou seja, registro dos diplomas junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) e inscrição no Conselho Regional de Medicina.

Isso ocorre porque, no Brasil, segundo o Art.17 da Lei nº 3.268/1957, os médicos só poderão exercer legalmente a medicina, em qualquer ramo ou especialidade após registrar previamente os seus títulos, diplomas, certificados ou cartas no MEC. Além disso, após os registros, o profissional ainda deve prosseguir com a sua inscrição no Conselho Regional de Medicina do seu estado. Assim, o médico deverá atuar sob a jurisdição do local de seu registro e trabalho. 

Como funcionam as provas?

Para que o diploma do profissional seja validado, é preciso realizar e ser aprovado nas duas etapas do exame, cada uma possui um edital e cronograma separado.

Além disso, após realizar todo o processo e conquistar a aprovação em ambas as etapas, o candidato precisa selecionar uma universidade pública brasileira inscrita no sistema do Exame que tenha um curso de mesmo nível e área do que aquele que cursou no exterior. Uma vez aprovado nas duas etapas, a universidade escolhida será responsável por validar o diploma do profissional.

1ª etapa

A 1ª etapa da prova está dividida entre a prova objetiva (P1) e prova discursiva (P2). A primeira é composta de 100 questões de múltipla escolha, valendo 1 ponto cada uma e a segunda por 5 questões discursivas, valendo 10 pontos cada. Ambas acontecem ao decorrer do mesmo dia, que é estabelecido pelo cronograma do edital vigente.

ProvaNº de QuestõesNota Máxima
Prova Objetiva (P1)100 questões100 pontos
Prova Discursiva (P2)5 questões50 pontos

2ª etapa

Já a 2ª etapa é constituída por uma prova de habilidades clínicas composta por dez estações, em que os participante deverão realizar tarefas específicas das cinco grandes áreas da medicina:

  • Clínica Médica;
  • Cirurgia;
  • Ginecologia-Obstetrícia;
  • Pediatria; e
  • Medicina da Família e Comunidade.

Cada estação da prova valerá o máximo de 10 pontos, totalizando 100 no final. Essa prova acontece no período de dois dias, ou seja, um final de semana inteiro.

Vale ressaltar que essa etapa conta com a supervisão presencial feita por chefes de estação, que garantem as condições para a execução da avaliação, e posteriormente a avaliação ocorrerá de forma remota, através de filmagens. Os avaliadores terão acesso às filmagens de todas as estações e realizarão a avaliação de acordo com o Padrão Esperado de Procedimentos (PEP), uma espécie de gabarito da etapa – também conhecido como checklist.

No dia das provas

As cidades de aplicação do exame mudam conforme o edital, mas são informadas para escolha do candidato com bastante antecedência em relação ao dia da prova. Assim, é possível que os participantes se organizem no que tange passagem, locomoção, acomodação, alimentação no dia da prova, entre outros aspectos. O horário de Brasília é o horário seguido em edital.

Confira quais documentos são aceitos pelo Inep para identificação obrigatória dos candidatos nos dias de exame:

  • Cédulas de Identidade expedidas por instituições como SSP, polícias Militar e Federal ou pelas Forças Armadas;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, também no caso de reconhecidos como refugiados;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que tenha validade como documento de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Carteira de Trabalho (impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997); e
  • Previdência Social (impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997).

Além dos documentos acima, o Inep recomenda que o participante leve o cartão de confirmação no dia da aplicação do exame. O cartão de confirmação de inscrição sempre é disponibilizado com certa antecedência no Sistema Revalida e contém informações importantes, como o local de prova.

Nos dias de prova da 2ª etapa, é obrigatório que o participante leve o seu jaleco.

Como se inscrever para o Revalida INEP?

As inscrições de cada etapa acontecem de maneira separada por meio do Sistema Revalida. As datas e horários de inscrição são estabelecidas pelo editais vigentes no momento, mas, geralmente, inscrições para a 1ª etapa acontecem em janeiro e junho e inscrições para segunda etapa em maio e outubro de cada ano.

Para não haver nenhum erro na hora da inscrição, veja esse texto do Estratégia MED! Deixamos todos os detalhes dessa etapa para te ajudar!

Para se inscrever na 1ª etapa, o candidato precisa cumprir alguns requisitos: 

  • Ser brasileiro ou estrangeiro e residir no Brasil de forma legal;
  • Ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) emitido pela Receita Federal do Brasil; e
  • Ter o certificado de conclusão de curso ou diploma de graduação em Medicina em uma instituição reconhecida pelo ministério da educação do país em que o candidato fez o curso. O diploma/declaração precisa ser autenticado pelo consulado brasileiro ou pelo Apostilamento de Haia. 

A inscrição é uma fase eliminatória e, se todos os requisitos não forem cumpridos ou se o diploma/certificado de medicina não for aprovado, o médico não terá a sua inscrição confirmada. Para se inscrever na 2ª etapa, o médico deve ter sido aprovado na 1ª etapa de uma das três últimas edições aplicadas.

Confira as regras de envio do diploma para o Revalida!

Atualmente, a taxa de inscrição estabelecida para o Revalida INEP é de R$ 410,00 para a 1ª etapa e R$4.106,90 para a 2ª.

Nota de Corte

Para ser aprovado tanto na 1ª fase quanto na 2ª fase, o candidato deve atingir a nota mínima pré-estabelecida pelo Inep e por sua Comissão de Avaliação de Itens (CAI).  

A nota de corte do exame é definida pelo método Angoff modificado, que consiste no julgamento do nível de dificuldade dos itens que compõem a prova por meio dos integrantes da CAI.

As estimativas da CAI, assim como a formulação do exame, acontecem pensando nas pontuações e desempenho que deveriam ser obtidos por participantes com o perfil necessário de um médico recém-graduado no Brasil, atendendo aos preceitos de formação adequada das Diretrizes Curriculares Nacionais e, acima de tudo, às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Para o Inep, as provas são referenciadas na premissa do médico minimamente apto (proficiente) a atuar no Brasil.

Saiba mais: Nota de Corte Revalida INEP: entenda como a nota mínima é definida

Para efeito de comparação, o Estratégia MED trouxe a relação das últimas notas de corte do Revalida Inep e a sua equivalência na porcentagem de acertos esperados na 1ª fase:

EdiçãoNota de corte 1ª fase Nota de corte 2ª fase
Revalida 2023/2101,173 pontos – 67% de acertos73,359 pontos
Revalida 2023/196,635 pontos – 64,4% de acertos60,722 pontos
Revalida 2022/296,21 pontos – 64,14% de acertos66,025 pontos
Revalida 2022/199,6 pontos – 66,4% de acertos64,0 pontos
Revalida 202190,00 pontos – 60% de acertos66,9 pontos
Revalida 202063 pontos (P1) + 29 pontos (P2) – 61,33% de acertos65,7 pontos
Como a nota máxima da 2ª etapa é 100 pontos, a nota de corte da fase já equivale à porcentagem esperada de acertos.

Revalida INEP: Editais Abertos

Edição 2023.2 – 2ª fase

O edital da 2ª etapa do Revalida 2023.2 foi divulgado no dia 29 de setembro. Confira:

Acompanhe também o cronograma completo da 2ª etapa do Revalida 2023.2:

  • Inscrições: 16 a 20/10/2023;
  • Pagamento da taxa de inscrição: 16 a 24/10/2023;
  • Solicitação de atendimento especializado: 16 a 20/10/2023;
  • Divulgação da nota de corte da 2ª Etapa: 24/10/2023;
  • Divulgação do cartão de confirmação de inscrição: 14/11/2023;
  • Aplicação: 02 e 03/12/2023;
  • Divulgação da versão preliminar do Padrão Esperado de Procedimentos (PEP): 06/12/2023;
  • Recurso às versões preliminares do Padrão Esperado de Procedimentos (PEP): 06 a 12/12/2023;
  • Resultados do recurso ao Padrão Esperado de Procedimentos (PEP): 06/02/2024;
  • Divulgação do resultado preliminar da prova de habilidades clínicas: 06/02/2024;
  • Recurso ao resultado preliminar da prova de habilidades clínicas: 08 a 13/02/2024;
  • Resultados dos recursos ao resultado preliminar da prova de habilidades clínicas: 19/03/2024;
  • Resultado final: 19/03/2024; e
  • Indicação da universidade parceira: a partir de 20/04/2024.

Edição 2024.1 – 1ª fase

A 1ª etapa do Revalida INEP 2024/1 teve seu edital divulgado no dia 17 de janeiro de 2024. Consulte o ducumento:

Confira o cronograma da 1ª etapa do Revalida 2024/1:

  • Inscrições: 29/01 a 02/02/2024;
  • Envio do Diploma: 29/01 a 02/02/2024;
  • Solicitação de atendimento especializado: 29/01 a 02/02/2024;
  • Pagamento da taxa de inscrição: 29/01 a 07/02/2024;
  • Resultado da Análise do Diploma: 07/02/2024;
  • Recurso contra resultado da Análise: 07 a 16/02/2024;
  • Resultado do Recurso: 23/02/2024;
  • Divulgação da nota de corte da 1ª Etapa: 22/02/2024;
  • Divulgação do cartão de confirmação de inscrição: 04/03/2024;
  • Aplicação: 17/03/2024;
  • Gabarito preliminar da prova objetiva objetiva (P1) e do padrão de resposta da prova escrita discursiva (P2): 20/03/2024;
  • Recurso ao gabarito preliminar: 20 a 26/03/2024;
  • Resultados do recurso e gabarito definitivo: 26/04/2024;
  • Resultado Definitivo Prova Objetiva (P1): 26/04/2024;
  • Resultado preliminar Prova Escrita Discursiva (P2): 26/04/2024;  
  • Recurso contra Resultado preliminar (P2): 26/04 a 02/05/2024; e
  • Divulgação dos resultados finais da 1ª Etapa: 23/05/2024.

Como se preparar para o Revalida INEP?

O Estratégia MED preparou o Curso Extensivo Revalida INEP, o preparatório certo para aqueles que querem sair da prova com a segurança de quem sabe que será aprovado! O Curso Extensivo Revalida do EMED veio para ajudar a otimizar seu tempo de estudos, direcionando-o ao modelo da prova do Revalida. Quer uma pequena amostra dos materiais voltados para a preparação do Revalida Inep? Então, baixe gratuitamente o e-book Revalida Exclusive clicando no botão abaixo:

Perfeito para se preparar de uma forma produtiva, o Curso Extensivo irá dispor de conteúdos objetivos e direcionados à banca do Revalida, o que fará a total diferença na sua aprovação. Não vai ficar de fora, não é? Venha ser coruja!

Aproveite e conheça algumas histórias, dicas e depoimentos de nossos aprovados no Revalida INEP:


Ana Téllez Manso e Matheus Zeferino Foltrin
Casal aprovado no Revalida INEP 2022/2

Utilizaram: Sprint Revalida e Curso de Prova Prática Presencial

Durante a primeira fase, usamos o Sprint Revalida, assim como diversos vídeos disponibilizados no YouTube e os resultados obtidos foram ótimos para ambos. A experiência durante a preparação da primeira fase foi tão satisfatória que não tivemos dúvida sobre a nossa escolha em relação ao preparo da prova de habilidades clínicas.

Participamos do curso Prova Prática Presencial Revalida e os resultados na prova foram excelentes. Gostaríamos de destacar a capacidade de síntese dos professores, que permite o estudo de um grande número de temas em pouco tempo. Por outro lado, as diversas aulas de revisão fornecidas (Hora da Verdade, Mega Revisão, Revisaço, entre outros) ajudam o aluno a garantir um estudo eficiente.

Gostaríamos de agradecer a toda a equipe responsável pela elaboração do conteúdo para a preparação do Revalida; sem dúvida tiveram um papel fundamental no nosso sucesso!



Edna Marques Benedito
Aprovada no Revalida INEP 2022/1

Utilizou: Cronograma do Curso Extensivo Revalida, Curso Radiografia de Tórax e Curso Prova Prática Presencial

Hoje a alegria aparece por meio de uma grande conquista: a Aprovação no Revalida. Um sonho que foi partilhado por Deus, minha família e a equipe sensacional do Estratégia MED. Desde 2021, eu assistia as aulas online no YouTube para a prova teórica e, quando veio a aprovação na 1ª fase, não tive a menor dúvida que eles seriam os meus mentores para realização da prova prática através do Curso Presencial Prova Prática. Ver todo o meu esforço e dedicação serem recompensados com a aprovação no Revalida era mais do que esperado, afinal, eles fazem um trabalho extraordinário. Obrigada Equipe Estratégia MED!


Sprint Enare

Você também pode se interessar por:

Texto produzido com colaboração de Beatriz Testa, Giullyana Aya, Erika Coelho, Ana Carolina Damasceno e Jocimara Rodrigues

Você pode gostar também
Curso de Reta Final Revalida INEP
Leia mais

Curso de Reta Final Revalida INEP

É revalidando e está se preparando para o Revalida 2021? Gostaria de conquistar ainda mais rápido a sua…