Ministério da Educação abre edital para hospitais ofertarem novos cursos de Medicina
Ministro da Educação, Camilo Santana. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ministério da Educação abre edital para hospitais ofertarem novos cursos de Medicina

O chamamento público faz parte do esforço contínuo do governo federal para ampliar a oferta de educação médica focando na integração necessária com o SUS

O Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), publicou hoje (30) no Diário Oficial da União (DOU) o edital destinado a autorizar a criação de novos cursos de graduação em Medicina em todo o país. O foco do chamamento público são instituições de educação superior mantidas por entidades que também administram unidades hospitalares. Confira o documento divulgado:

O processo de seleção terá como base a Lei nº 12.871 de 2013, a Lei do Mais Médicos, e a Portaria nº 650 de 2023. Juntos, os textos estabelecem os critérios e procedimentos para a oferta dos novos cursos de Medicina a serem autorizados no Brasil. 

Quais instituições podem participar

Para participar do chamamento público, as instituições interessadas devem estar credenciadas junto ao MEC e possuir vínculos com unidades hospitalares que tenham, no mínimo, 400 leitos e 10 programas de residência médica, incluindo três especialidades prioritárias. São elas: 

  • Clínica Médica;
  • Cirurgia Geral;
  • Ginecologia e Obstetrícia;
  • Pediatria;
  • Anestesiologia; e 
  • Medicina de Família e Comunidade. 

Além disso, os hospitais devem contar com certificações específicas que comprovem a qualidade dos serviços prestados e ter um número suficiente de leitos SUS (maior ou igual a cinco por vaga autorizada), além de outros leitos como os de urgência e emergência ou pronto-socorro, garantindo a infraestrutura necessária para a formação médica. Os cursos devem também integrar ativamente os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de alinhar o aprendizado às necessidades da saúde no Brasil.

De acordo com matéria publicada pelo Valor Econômico em 30 de abril de 2024, o Sírio-Libanês e a Rede D’Or estão entre os interessados na participação deste edital. Outras instituições citadas pelo veículo incluem a Beneficência Portuguesa e o Moinhos de Vento

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica, revalidação de diplomas e concursos médicos, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Contrapartidas 

Para ter a autorização deferida, é exigido ao hospital participante do chamamento a realização de algumas contrapartidas à rede pública de saúde a ser utilizada pelos alunos. Assim, é imposto ao hospital o investimento equivalente a 10% do faturamento bruto anual vindo das mensalidades do curso de medicina no período de seis anos na rede pública de saúde

Outro ponto levantado no edital é a inclusão social. A instituição deverá destinar 10% das vagas autorizadas – que vão depender da capacidade da instituição – a alunos carentes, negros, pardos, indígenas, quilombolas e deficientes. Esse público deverá ser contemplado com bolsas, de 50% a 100%, nas mesmas condições adotadas pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni).

Como funciona a inscrição e prazos

O processo de habilitação para as instituições interessadas será totalmente online, por meio da plataforma MM-Avaliação, disponibilizada pelo MEC. As inscrições serão aceitas entre 30 de maio de 2024 e 29 de abril de 2025, com a possibilidade de prorrogação. A análise das candidaturas será realizada pela SERES, com base nos documentos apresentados, datas de apresentação e nos padrões exigidos. O resultado é previsto para o final de 2025

O edital divulgado é uma parte do esforço contínuo do governo federal para ampliar a oferta de educação médica no Brasil, focando principalmente na qualidade, nos locais prioritários e com a integração necessária com o SUS. Saiba mais sobre: 

Conte com o Estratégia MED na sua preparação e escolha a melhor maneira de estudar e tornar sua rotina mais leve. Conheça nossos cursos e o nosso Banco de Questões, que em abril de 2024 contava com mais de 194 mil questões cadastradas. Vem ser coruja!

banco_questoes

Você pode gostar também
Capa Resultados SES-PE 2023
Leia mais

SES-PE 2023: resultado final divulgado

Foram mais de 800 vagas de residência médica ofertadas para atuação em uma das 37 instituições participantes do processo seletivo unificado da Secretaria Estadual de Saúde do Pernambuco