Ministério da Saúde divulga municípios com adesão confirmada no Programa Médicos pelo Brasil

Ministério da Saúde divulga municípios com adesão confirmada no Programa Médicos pelo Brasil

Foi divulgada hoje (19) a lista com os municípios brasileiros aderentes ao Programa Médicos Pelo Brasil e o quantitativo de vagas ofertadas por cada um. De acordo com a Secretária de Atenção Primária à Saúde (Saps), a seleção superou a previsão inicial e confirmou a oferta de 2.360 vagas em 1.638 municípios espalhados por todas as regiões do país.

O edital de chamada pública para adesão de munícipios foi publicado no Diário Oficial da União no dia 6 de setembro. O documento orientava os gestores, que puderam confirmar interesse nas vagas do programa de 9 até 15 de setembro, para contratação de médicos pelo programa em municípios de todos os estados do país, priorizando aqueles com maior vulnerabilidade e baixa quantidade destes profissionais.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

O que é o programa Médicos Pelo Brasil?

Em 18 de dezembro de 2019 foi sancionada a Lei nº 13.958 que instituiu o Programa Médicos pelo Brasil, substituto do Mais Médicos. O novo programa visa atender, por meio do SUS, as regiões mais vulneráveis do país, onde o atendimento é falho e há falta de profissionais. O Médicos Pelo Brasil dará a especialização necessária aos médicos aprovados, para eles conseguirem realizar, posteriormente, um atendimento de maior qualidade.

Atualmente, o Programa conta com dois editais abertos, um que visa a contratação de 2.188 médicos focando em Medicina de Família e Comunidade (MFC), com especialização fornecida pela ADAPS, e outro cujo objetivo é a contratação de 312 Tutores Médicos.

Municípios contemplados

Ao todo, 1.638 municípios aderiram ao programa no último edital de chamamento, que corresponde ao segundo documento que visa a indicação expressa dos municípios que firmaram Termo de Adesão e Compromisso ao Programa Médicos pelo Brasil, e quantitativo de vagas confirmadas pelos gestores.

Lembrando que, conforme o item 8.6 do edital de abertura de vagas para médicos de família e comunidade, a escolha dos municípios ocorrerá no
momento do(s) chamamento(s) realizada pelo ADAPS
, segundo as vagas ofertadas e disponíveis.

E para quem já está se preparando para a prova, vale lembrar que a equipe de professores do Estratégia MED lançam, no dia 19 de setembro, a Jornada Final Médicos Pelo Brasil no canal do Youtube. Clique aqui e confira!

Você pode gostar também
edital ufrj residência médica 2023
Leia mais

Edital 2023 da UFRJ para Residência Médica foi publicado

Além das vagas originárias da própria UFRJ, a seleção também contempla vagas para ingresso em programas de Residência Médica da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), que anteriormente possuía seletivo próprio