Pró-Residência: edital com vagas para Beneficência de Ribeirão Preto divulgado
Créditos: Estratégia MED e Sociedade Portuguesa de Beneficência de Ribeirão Preto

Pró-Residência: edital com vagas para Beneficência de Ribeirão Preto divulgado

Edital extemporâneo da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Ribeirão Preto conta com vagas autorizadas para Cirurgia Geral e Urologia pelo Pró-Residência

A Sociedade Portuguesa de Beneficência de Ribeirão Preto (NOVA BENE) foi uma das instituições contempladas pelo Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (PRO-RESIDÊNCIA) e divulgou, junto à Consesp Concursos, o edital extemporâneo do processo seletivo de residência médica com vagas autorizadas para o segundo semestre de 2023.

Com cinco vagas ofertadas e distribuídas entre as especialidades Cirurgia Geral, Urologia e Cirurgia Torácica, a seleção de médicos residentes da NOVA BENE será feita através de duas etapas: prova objetiva sob responsabilidade da banca Consesp e, análise curricular aplicada pela própria instituição. Ambas as etapas serão aplicadas na modalidade online.

Os candidatos interessados terão entre os dias 12 e 17 de maio de 2023 para se inscreverem e até o dia 18 do mesmo mês para realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$600,00. Para esta seleção não será possível solicitar isenção parcial ou total do valor da taxa.

Resumo Edital Extemporâneo – NOVA BENE – PRÓ-RESIDÊNCIA

Vagas Ofertadas2 para Cirurgia Geral (Acesso Direto)
2 para Urologia (Pré-Requisito)
1 para Cirurgia Torácica (Pré-Requisito)
Composição do Processo Seletivo1ª Fase: Prova Objetiva + 2ª Fase: Análise e Arguição Curricular
Taxa de InscriçãoR$600,00
Período de Inscrições12 a 17/05/2023
Envio dos Currículos11 a 21/05/2023
Pré-Teste27 a 29/05/2023
1ª e 2ª Fase30/05/2023
Gabarito Preliminar30/05/2023
Recursos contra Gabarito31/05/2023
Resultado Preliminar07/06/2023
Recursos contra Resultado08/06/2023
Resultado Final14/06/2023
Matrículas16 a 30/06/2023

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

O processo seletivo da NOVA BENE

O processo seletivo composto por duas etapas da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Ribeirão Preto será totalmente aplicado de forma virtual para todos os candidatos inscritos. Por esse motivo, entre os dias 27 e 29 de maio deste ano, os candidatos devem obrigatoriamente participar de, ao menos, um pré-teste para que não haja problemas no dia de aplicação das avaliações. O pré-teste consiste em confirmar se o candidato consegue acessar sem problemas a plataforma de prova, assim como confirmar os requisitos mínimos de software e hardware previstos em edital.

Em sua primeira fase, os candidatos serão avaliados a partir de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, composta de 50 questões de múltipla escolha no período da manhã. Para a especialidade de Acesso Direto, a avaliação versará o conteúdo das cinco grandes áreas da medicina: Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral e Medicina Preventiva e Social. Enquanto para as especialidades com Pré-Requisito, todas as questões serão baseadas no conteúdo do pré-requisito exigido.

No mesmo dia os candidatos também serão avaliados pela da própria instituição através da análise e arguição curricular com entrevista. O envio do Curriculum Vitae deve ser feito previamente para o endereço eletrônico [email protected] em período disposto no cronograma da seleção e deve respeitar as normas exigidas em edital.

O resultado final do processo seletivo extemporâneo da NOVA BENE está previsto para o dia 14 de junho de 2023.

O Pró-Residência

Instituído pela Portaria Interministerial Nº 1001/MEC/MS em 22 de outubro de 2009, o Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (PRO-RESIDÊNCIA) teve duas edições, em 2009 e 2010. 

Instituições federais vinculadas ao Ministério da Saúde (MS) ou ao Ministério da Educação (MEC), órgãos e instituições públicas, municipais, estaduais e distrital, bem como instituições privadas sem fins lucrativos que ofertam programas de residência médica credenciadas no MEC puderam solicitar a expansão de vagas após a publicação do edital de adesão.

As instituições puderam aderir ao programa desde que tivessem vagas autorizadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e programas com carga horária de, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) nos cenários de prática que atendam ao SUS em seus Programas de Residência.

Conte com o Estratégia MED na sua preparação e escolha a melhor maneira de estudar para as provas de residência médica e tornar sua rotina mais leve. Conheça nossos cursos e o nosso Banco de Questões, que em abril de 2023 contava com quase 190 mil questões cadastradas. Vem ser coruja!

Banco de questões Medicina
Você pode gostar também