As 10 residências mais concorridas em Pediatria
Créditos: Shutterstock

As 10 residências mais concorridas em Pediatria

Confira agora mesmo quais foram os 10 programas de Pediatria mais concorridos em 2023 nas provas de Residência Médica

Com 48.654 registros nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), Pediatria é a segunda especialidade com o maior número de especialistas do país e, nos últimos dez anos (2012-2022) sua taxa de crescimento foi de 61,6% de acordo com o Demografia Médica 2023.

Outro pronto que chama atenção é a predominância de profissionais do sexo feminino na especialidade. Ao todo, 75,6% dos mais de 48 mil especialistas são mulheres e também esteve presente entre as especialidades com o maior número de residentes em 2021 com 4.546 médicos residentes, ficando atrás apenas de Clínica Médica.

Se Pediatria é a sua opção de especialização, confira os 10 programas de residência médica em Pediatria mais concorridos dos principais seletivos de 2023 com o Estratégia MED!

Residência Médica em Pediatria

Com 3 anos de duração obrigatórios, a residência médica em Pediatria irá preparar o profissional para atuar com consultas de rotina, diagnóstico, exames e todos os outros processos que envolvam a saúde de bebês, crianças e adolescentes.

Durante a residência, o médico terá seu treinamento feito em ambulatórios, pronto atendimento, serviços de urgência, unidades de terapia intensiva, neonatologia e mais.

Além disso, a especialidade também permite a subespecialização em áreas específicas como Cardiologia Pediátrica, Medicina do Adolescente, Neonatologia, entre outras.

Saiba mais sobre a Residência: Residência Médica em Pediatria: rotina, remuneração, estudos e mais!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

As 10+ concorridas em Pediatria

Abaixo, você vai conferir a lista das 10 provas/programas de residência médica em que a especialidade Pediatria ficou com as maiores relações candidato/vaga do Brasil, ou seja, onde a residência de Pediatria foi mais concorrida.

Usando os dados dos processos de 2022/2023, a seleção abrange as concorrências oficiais divulgadas pelas bancas e seleções no último ano, bem como as relações exclusivas elaboradas pelo Estratégia MED, sempre se baseando nos documentos oficiais das instituições. Essa relação é elaborada a partir do número de inscritos que um dado programa recebedividido pelo número de vagas ofertadas pela instituição. Assim, descobre-se a relação candidato/vaga: quantos candidatos estão disputando por cada vaga no processo.

1. Hospital Sírio-Libanês

Abrindo com excelência o top 10 de residências em Pediatria mais concorridas em 2023, o Hospital Sírio-Libanês garantiu o primeiro lugar na lista com o maior número de inscritos do ranking. Ao todo, 247 candidatos se inscreverem e concorreram por 6 vagas ofertadas na edição, resultando uma relação de 41,16 candidatos por vaga.

Para 2023, o processo seletivo para entrada na instituição contou com duas fases: a prova objetiva e análise curricular. Para o programa de Pediatria, a prova foi composta por 100 questões de múltipla escolha sobre as cinco grandes áreas médicas. A nota de corte na 1ª etapa foi de 67 pontos, e para a aprovação na especialidade foi de 757.

Para saber tudo sobre o Processo Seletivo: Hospital Sírio-Libanês 2023: edital para residência médica, vagas e mais!

2. PSU-MG – Hospital Mater Dei – Unidade Santo Agostinho

Primeira participante do Processo Seletivo Unificado de Minas Gerais (PSU-MG) na lista obteve uma concorrência de 31,5 candidatos por vaga em Pediatria e se tornou a segunda instituição com o programa de residência na especialidade mais concorrido. O Hospital Mater Dei – Unidade Santo Agostinho ofereceu 4 vagas para 2023 e contou com a inscrição de 126 candidatos.

O PSU-MG é composto por duas etapas: Prova Objetiva com peso 9 na nota final e a Análise Curricular com peso 1. Para classificação na 1ª fase, os candidatos de Pediatria precisaram responder 75 questões baseadas e divididas igualmente entre as cinco grandes áreas médicas: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social. A nota de corte para a classificação neste programa foi de 72,9 pontos.

Para saber tudo sobre o Processo Seletivo: Residência Médica PSU-MG 2023: inscrições, edital, vagas e mais!

3. PSU-MG – Hospital Infantil São Camilo – UNIMED

A terceira posição fica também para uma das instituições participantes do PSU-MG. O Hospital Infantil São Camilo – UNIMED garantiu seu lugar na lista com uma concorrência de 31,4 candidatos por vaga. Ao todo, 5 vagas foram ofertadas para 2023 e 157 candidatos se inscreveram para a especialidade na instituição.

4. PSU-MG – Instituto Materno Infantil de Minas Gerais – Hospital Vila da Serra

O programa de residência médica em Pediatria do Instituto Materno Infantil de Minas Gerais – Hospital Vila da Serra figura entre os mais concorridos na especialidade. A instituição participante do PSU-MG obteve uma concorrência de 25,6 candidatos por vaga, pois ao todo, 128 candidatos se inscreveram para concorrer por 5 vagas.

5. PSU-GO – Hospital e Maternidade Dona Iris / Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA

Não deixando a desejar, o Processo Seletivo Unificado de Goiás (PSU-GO) garantiu sua primeira posição no ranking com um empate entre duas de suas instituições participantes. Tanto o Hospital e Maternidade Dona Iris, quanto a Universidade Evangélica de Goiás ficaram com uma concorrência de 23,33 candidatos por vaga em Pediatria, a diferença ficou para o número de vagas ofertadas e candidatos inscritos.

Enquanto o Hospital e Maternidade Dona Iris ofertou 6 vagas na especialidade, a UniEVANGÉLICA ofertou 3 vagas e as duas garantiram a inscrição de 140 e 70 candidatos, respectivamente.

O PSU-GO é composto de duas fases: Prova Objetiva com peso de 90% na nota final, e Análise Curricular. Os candidatos inscritos em Cirurgia Geral tiveram de responder 100 questões de múltipla escolha na 1ª fase da seleção.

Para saber tudo sobre o Processo Seletivo: PSU-GO 2023: edital para Residência Médica, inscrições, vagas e mais!

6. PSU-MG – Hospital Governador Israel Pinheiro IPSEMG HGIP

Antepenúltima participante do PSU-MG, o Hospital Governador Israel Pinheiro garantiu a inscrição de 155 candidatos interessados em seu programa de residência médica em Pediatria disputando entre 7 vagas ofertadas. Sua concorrência ficou em 22,14 candidatos por vaga.

7. PSU-MG – Hospital Belo Horizonte / Hospital UNIMED – Unidade Betim

Segundo empate na lista também ficou para um processo seletivo unificado, mas desta vez o de Minas Gerais. Tanto o Hospital Belo Horizonte, quanto o Hospital UNIMED – Unidade Betim foram participantes do PSU-MG e garantiram o 7º lugar na lista com uma concorrência de 22 candidatos por vaga.

O Hospital Belo Horizonte contava com 3 vagas para 66 candidatos inscritos, enquanto o Hospital UNIMED – Unidade Betim ofertou 2 vagas para 44 candidatos interessados..

8. IASMPE

Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE) garantiu seu lugar na lista de mais concorridas 8 vagas disponíveis na especialidade e 161 candidatos inscritos, resultando uma relação de 20,13 candidatos por vaga.

seleção para a residência em Pediatria do IAMSPE contou com a aplicação de duas fases: Prova Objetiva composta de 80 questões de múltipla escolha e Prova Prática.

Para saber tudo sobre o Processo Seletivo: Residência Médica IAMSPE 2023: inscrições, edital, vagas e mais!

9. PSU-GO – Universidade de Rio Verde

Fechando a participação do PSU-GO na lista de residências mais concorridas em Pediatria, o programa de residência médica da Universidade de Rio Verde garantiu o penúltimo lugar no top 10. Com duas vagas para 40 candidatos inscritos, sua concorrência foi de 20 candidatos por vaga.

10. SES-RJ

Garantindo seu lugar e fechando o top 10 de residências mais concorridas em Pediatria com chave de ouro, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) contou com uma relação de 19,33 candidatos por vaga ofertada. Ao todo foram 116 candidatos inscritos para 6 vagas.

A seleção ficou sob responsabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e seu processo seletivo contou com apenas uma única fase. Nela, os candidatos à residência de Anestesiologia foram avaliados através de uma Prova Objetiva de conhecimentos médicos gerais composta por 100 questões de múltipla escolha e aplicada no período de 3h30.

Para saber tudo sobre o Processo Seletivo: Residência Médica UFRJ 2023: inscrições, edital, vagas e mais!

Quer ser um dos próximos aprovados em Pediatria dessas excelentes instituições? Com o Estratégia MED você pode escolher a melhor maneira de estudar e garantir a sua vaga na residência médica em 2024. Você tem a chance de se preparar por meio de revisões, livros digitais, resumos, aulas em vídeo ou a partir da resolução de questões presentes em nosso Banco de Questões, que em março de 2023 contava com quase 190 mil questões cadastradas. Vem ser coruja!

Curso Extensivo Residência Médica

Você pode gostar também