Programa Médicos pelo Brasil: 1º chamamento para bolsistas começa neste sábado

Programa Médicos pelo Brasil: 1º chamamento para bolsistas começa neste sábado

As notas finais dos candidatos – divulgadas em 1º de novembro – serão utilizadas para a escolha de vagas

A partir deste sábado (05), os candidatos classificados na Prova Objetiva para as vagas de Médico Bolsista em MFC poderão escolher os munícipios de atuação no Programa Médicos pelo Brasil edição 2022 a fim de preencher as 2.188 vagas ofertadas para lotação.

Os candidatos aprovados devem seguir orientações dispostas em edital divulgado nesta sexta-feira (04) e acessar o Sistema Informatizado (SisResid) a partir das 8h do dia 5, até as 20h do dia 7 de novembro, para selecionar suas opções de preferência, sendo possível alterar quantas vezes necessário durante o período disponibilizado. Confira detalhes e vagas:

O resultado do 1º chamamento está previsto para ser divulgado no dia 10 de novembro de 2022.

Foi divulgado também no fim desta sexta, o Manual do Usuário para utilização do SisResid com instruções de acesso, onde encontrar informações, como fazer a seleção, alteração ou a confirmação da localidade escolhida e mais:

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Como irá funcionar a escolha de vagas?

As notas finais dos candidatos – divulgadas em 1º de novembro – serão utilizadas para a escolha de vagas que acontecerá entre os dias 5 e 7 de novembro de 2022. O candidato utiliza a pontuação alcançada após a prova para escolher, dentre os municípios participantes e com vagas destinadas a médicos bolsistas, onde irá trabalhar.

O sistema de seleção irá privilegiar os candidatos inscritos com as melhores notas, determinando quem ficará com as vagas primeiro. Na prova, a pontuação máxima era de 100 pontos, sendo 40 pontos o mínimo exigido para que o candidato não fosse desclassificado.

De acordo com o Dr. Alexandre Jorge, da Unidade de Recrutamento e Seleção da ADAPS, o candidato poderá visualizar a relação de munícipios aderentes e quantas vagas cada um oferece, aplicar a sua nota no escolhido e, em tempo real, conferir a sua classificação naquela opção de lotação. A classificação será determinada pela nota do candidato e, com ela, poderá conferir se estaria aprovado ou não naquela opção. Além disso, será dada ao participante a oportunidade de mudar de opção.

Outro ponto trata da liberdade do médico: caso o candidato não queira participar deste 1º chamamento para escolha de vagas, ele pode esperar as próximas chamadas e apenas escolher o município quando de fato tenha interesse em participar e ingressar no programa. Isso ocorre por conta do extenso cadastro reserva que o Programa Médicos pelo Brasil dispõe, pois diversos outros chamamentos podem ser realizados ao longo do ano, ainda se utilizando das notas tiradas pelos candidatos em outubro de 2022.

“O quadro de vagas é altamente dinâmico, sendo que novos quadros de vagas poderão ser publicados conforme demanda dos munícipios e as notas dos candidatos serão aproveitadas durante todo o período de validade do processo seletivo.”

– Dr. Alexandre Jorge, da Unidade de Recrutamento e Seleção da ADAPS

Vagas e Municípios

A lista de municípios que aderiram ao programa foi publicada no dia 19 de setembro, mas a relação definitiva de vagas por município para o cargo de médico bolsista pode ser consultada na ocasião/link da escolha de vagas ou no documento oficial do chamamento.

Para te ajudar, o Estratégia MED trouxe os 15 municípios brasileiros com mais vagas totais. Confira:

EstadoMunicípio/DSEI Vagas PCD Vagas Ampla Concorrência Vagas Total Faz jus ao Incentivo de Localidade Remota?
SPSão Paulo42731não
PASantarém02020não
RSPorto Alegre11213não
RSGravatai11011não
SPMaua1910não
SPCarapicuiba189não
SPOsasco189não
SPGuarulhos178não
BAMaragogipe066não
BASatiro Dias066SIM
RJRio de Janeiro066não
RSCaxias do Sul156não
RSPelotas066não
RSViamao156não
SPEmbu das Artes156não

Ao todo, 20.667 candidatos inscritos concorreram a uma das 2.188 vagas para o cargo de Médico Bolsista, que irá especializar os aprovados na especialidade de Medicina de Família e Comunidade por meio de uma carga horária de 40h semanais assistenciais + 20h formativas, com remuneração que pode chegar a R$ 22.100,00.

Confira como ficou a concorrência geral do concurso:

Inscritos totaisVagasConcorrência
20.6672.1889.44

Apesar das inúmeras orientações disponibilizadas pelo IADES, em edital e em comunicações específicas, 4.398 candidatos foram eliminados do processo seletivo por por não atenderem ao disposto nos documentos oficiais.

Para não perder nenhuma atualização no universo da medicina e ficar por dentro dos seletivos de Residência Médica, de revalidação de diplomas e conteúdos técnicos, continue acessando o Portal do Estratégia MED

Banco de questões Medicina

Você pode gostar também