O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou hoje (13) através do Diário Oficial da União (DOU) a nota de corte para a 1ª etapa do Revalida 2025.2. A etapa contará apenas com uma prova objetiva, a ser realizada em 19 de outubro de 2025. Os candidatos que alcançarem a pontuação mínima de 61,07 pontos serão considerados aprovados e poderão seguir para a 2ª etapa, como previso no edital. Confira o documento oficial divulgado:
Navegue pelo conteúdo
Como a Nota de Corte é definida
Os integrantes previamente definidos para a Comissão de Avaliação de Itens (CAI) do processo de revalidação de diplomas em medicina do INEP estimam individualmente as notas médias de cada item aplicado da edição. Após essa estimativa inicial, caso seja percebida grande discrepância nas notas entre os integrantes da CAI em algum item, este será reavaliado, gerando a estimativa final por meio de um debate. Com a estimativa final definida, a média de cada estação é formulada e, com ela, é determinada a pontuação necessária para um participante ser considerado apto, gerando a nota de corte.
Conheça todos os integrantes do CAI e mais detalhes sobre o processo de revalidação no texto preparado exclusivamente pelo Estratégia MED: Nota de Corte Revalida INEP: entenda como a nota mínima é definida
Como funciona a 1ª etapa do Revalida INEP
Na primeira etapa do Revalida INEP 2025.2, os candidatos serão avaliados através de uma prova objetiva, aplicada no dia 19 de outubro de 2025. Serão 100 questões de múltipla escolha, modelo ABCD, valendo 1 ponto cada questão, ou seja, a nota máxima será de 100 pontos.
Vale lembrar que a edição 2025.2 do Revalida não contará com duas provas na 1ª etapa como antes era previsto. Anteriomente, os candidatos eram avaliados pela Prova Objetiva (P1) e pela Prova Dissertativa (P2), aplicadas no mesmo dia.
Quer saber em detalhes tudo sobre o Revalida INEP? Clique aqui e confira o texto exclusivo que preparamos para auxiliar você a entender como funciona a inscrição, prova e mais do Revalida INEP e suas edições em andamento!
Cursos Revalida INEP
Curso Revalida Exclusive - 12 meses
Saiba mais
Curso Revalida Exclusive - 06 meses
Saiba mais
Curso Revalida Exclusive - 18 meses
Saiba mais
Curso Revalida Exclusive - 24 meses
Saiba mais
Curso Revalida Exclusive - 30 meses
Saiba mais
Curso Revalida Exclusive - 36 meses
Saiba mais
Mentoria Pré-Edital Revalida + Curso Revalida Exclusive (6 meses)
Saiba mais
Mentoria Pré-Edital Revalida + Curso Revalida Exclusive (12 meses)
Saiba mais
Flashcards + Mapas Mentais
Saiba mais
O que levar no dia da prova
Confira quais documentos são aceitos pelo Inep para identificação obrigatória dos candidatos nos dias de exame:
- Cédulas de Identidade expedidas por instituições como SSP, polícias Militar e Federal ou pelas Forças Armadas;
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, também no caso de reconhecidos como refugiados;
- Carteira de Registro Nacional Migratório;
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que tenha validade como documento de identidade;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Carteira de Trabalho (impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997); e
- Previdência Social (impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997).
Além dos documentos acima, o Inep recomenda que o participante leve o cartão de confirmação no dia da aplicação do exame. O cartão de confirmação de inscrição sempre é disponibilizado com certa antecedência no Sistema Revalida e contém informações importantes, como o local de prova. Para a edição 2025/2, o cartão será divulgado em 9 de outubro de 2025.
Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.