Tratamento do TEA incluso na Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência
Créditos: Pexels

Tratamento do TEA incluso na Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência

O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em 21 de setembro

A partir do fim de setembro de 2023, a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência (PNSPD) – órgão responsável por incluir as pessoas com deficiência no Sistema Único de Saúde – conta também com o tratamento voltado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O Ministério da Saúde irá investir mais de R$ 540 milhões na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) e os Centros Especializados em Reabilitação (CER) habilitados para prestar atendimento às pessoas com TEA receberão aporte de 20% mensais para o cuidado de autistas.

Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência 

Instituída em 2002, a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência (PNSPD) visa incluir as pessoas com deficiência em toda a rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como manejar a atenção à saúde destes pacientes no Brasil. 

A PNSPD é de responsabilidade do Ministério da Saúde, que gerencia seus processos observando os princípios e diretrizes do SUS, além de contar com a cooperação e assessoria técnica dos estados e municípios.

Dentre as diretrizes da PNSPD, estão:

  • Promoção de qualidade de vida às pessoas com deficiência;
  • Assistência integral à saúde da pessoa com deficiência;
  • Prevenção de deficiências;
  • Ampliação e fortalecimento dos mecanismos de informação; e
  • Organização e funcionamento dos serviços de atenção à pessoa com deficiência.

Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O transtorno do espectro autista (TEA) consiste em um transtorno do neurodesenvolvimento que compromete a capacidade de comunicação, interação social e de comportamento. Suas principais características clínicas incluem déficit na comunicação verbal e não-verbal, além de sintomas como estereotipias motoras, padrão rígido de comportamento e rotina, irritabilidade e hipersensibilidade a estímulos ambientais. 

O diagnóstico precoce do TEA permite o desenvolvimento de estímulos para promover independência e qualidade de vida. Assim, com o tratamento incluso na Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência e no Sistema Único de Saúde (SUS), os pacientes e seus familiares contam com uma rede de atenção à saúde com cuidado integral

Saiba mais: ResuMED de psiquiatria infantil – autismo, TDAH e mais!

Diagnóstico e tratamento

Casos suspeitos de Transtorno do Espectro Autista na Atenção Primária devem ser encaminhados para a Atenção Especializada em Reabilitação, que passará o paciente por avaliação biopsicossocial com equipe multiprofissional

Dado o diagnóstico funcional e levantadas as potencialidades e necessidades do paciente, de sua família e seu contexto de vida, é elaborado o Projeto Terapêutico Singular (PTS). O PTS define o planejamento do tratamento, os objetivos terapêuticos e os recursos e metodologias terapêuticas a serem adotados no tratamento do TEA.

O tratamento do autismo é multiprofissional, com associação de psicoterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia e pedagogia para uma reabilitação precoce e desenvolvimento adequado das habilidades e potenciais do paciente. Caso necessário, podem ser usados medicamentos para reduzir os sintomas mais graves e incapacitantes, como agitação, irritabilidade e insônia. 

São mais de 300 Centros Especializados em Reabilitação no Brasil responsáveis pela realização do diagnóstico, acompanhamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia de assistência

Como o TEA cai na prova

Confira na prática uma das questões aplicadas sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas provas de residência médica:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO (2017)

Com relação aos transtornos no espectro do autismo (TEA), é ERRADO afirmar que: 

  1. O diagnóstico de TEA aumentou consideravelmente nas últimas décadas.
  2. Os TEA são altamente hereditários.
  3. Na síndrome de Asperger, os indivíduos apresentam sintomas semelhantes ao autismo com linguagem preservada.
  4. O papel etiológico de fatores ambientais como infecções perinatais, drogas ilícitas e álcool ainda não está bem elucidado.
  5. Vacinas com conservantes em mercúrio aumentam o risco de TEA.

Com o Banco de Questões do Estratégia MED, você poderá aproveitar todos os recursos disponíveis, incluindo 3.485 questões de Psiquiatria e a resolução comentada da questão apresentada. Vem ser coruja!

Banco de questões Medicina
Você pode gostar também