A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) não participará da próxima edição do Exame Nacional de Residência (ENARE). A instituição mineira confirmou que, para o processo seletivo 2026, todas as vagas de residência médica serão ofertadas exclusivamente por meio do Processo Seletivo Unificado de Minas Gerais (PSU-MG), organizado pela Associação de Apoio à Residência Médica de Minas Gerais (AREMG).
Para 2025, a UFU havia aderido integralmente ao ENARE, com exceção das vagas não preenchidas — que foram posteriormente ofertadas em um processo complementar realizado via AREMG. O mesmo ocorreu com as vagas do programa de Medicina de Emergência, liberadas pelo Ministério da Saúde após o encerramento do edital regular.
Vale ressaltar que, antes de aderir ao ENARE na última edição, a UFU já havia ofertado anteriormente suas vagas pelo PSU-MG.
A movimentação da UFU ocorre em meio à organização do PSU-MG 2026. Na última sexta-feira (16), a AREMG divulgou as primeiras informações sobre a próxima edição do processo unificado: o edital está previsto para setembro e a aplicação da prova objetiva será no dia 30 de novembro.
PSU-MG: divulgadas as primeiras informações do seletivo de Residência Médica 2025/2026
Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.
Aproveite e não perca a chance de estudar contando com o maior Banco de Questões da área médica. Saiba mais abaixo!