A Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP) divulgou, nesta sexta-feira (5), na área do candidato, os candidatos habilitados e convocados para a 2ª etapa do processo seletivo dos Programas de Residência Médica 2026. Confira abaixo:
Os candidatos convocados para a 2ª etapa deverão realizar o envio, por upload em arquivo único, do currículo e demais documentos para a Análise Curricular entre os dias 6 e 9 de dezembro de 2025. A análise curricular ocorrerá de 10 a 15 de dezembro de 2025, com peso de 10% na nota final do processo seletivo, exceto para Ortopedia e Traumatologia, cujo processo conta apenas com prova objetiva.
Segunda fase: Análise Curricular
A análise curricular corresponde à segunda e última fase do processo seletivo da Unesp. Ela tem caráter apenas classificatório e peso de 10% na nota final.
Para participar, o candidato precisa fazer o upload de seu currículo na página específica da Unesp em período especificado em edital. Os itens avaliados mudam de acordo com a especialidade a qual o candidato concorre, mas, em geral, são avaliados os seguintes itens:
- Índice geral de cursos da Instituição;
- Duração do internato;
- Coeficiente de rendimento do aluno;
- Participação em consórcio de Teste do Progresso;
- Plantões de internato na instituição de ensino responsável pela graduação, com mais de 750 horas, comprovados pela instituição;
- Iniciação científica com ou sem bolsa;
- Monitoria acadêmica;
- Participação em ligas acadêmicas ou atléticas;
- Trabalho apresentado em congresso de sociedades;
- Atividades extracurriculares e certificados;
- Monitorias;
- Trabalhos ou artigos publicados;
- Entre outros.
Todos os candidatos convocados para a 2ª etapa deverão encaminhar o curriculum vitae, a cópia de todos os certificados – incluindo Histórico Escolar do Curso de Medicina – e foto colorida.
A análise do curriculum vitae é realizada por Banca Examinadora composta para cada uma das especialidades e, determina uma pontuação de 0 a 10. Os documentos devem ser organizados e enviados de acordo com a ordem abaixo:
- 1. Capa com identificação;
- 2. Texto descritivo do curriculum vitae;
- 3. Respectivos documentos comprobatórios;
- 4. Cópia do diploma de graduação ou declaração de conclusão do curso; e
- 5. Cópia do histórico escolar do curso de graduação.
Para os documentos comprobatórios, a ordem de envio de cada documento deve ser:
- Formação acadêmica: nome da instituição, currículo e histórico escolar “sujo” com rendimento do aluno, tempo de internato, participação em teste do Progresso e documento comprobatório do número de horas de plantões realizados na graduação;
- Participação em atividades extracurriculares relacionadas ao ensino, assistência, extensão e pesquisa;
- Participação em Eventos (congressos/cursos/jornadas) científicas, de extensão ou de ensino – comprovando se houver apresentação de trabalhos;
- Publicação de artigos e de outras produções (autoria e coautoria);
- Outras atividades extracurriculares: no âmbito da graduação na instituição, ou não relacionadas diretamente à profissão, línguas estrangeiras e outras atividades apresentadas de organização em ensino, pesquisa ou extensão.
Concorrência Unesp 2026
São, ao todo, 4.557 candidatos inscritos no processo seletivo para 196 vagas ofertadas, o que acarreta em uma relação geral de 23,25 candidatos por vaga. Confira como ficou a concorrência entre as especialidades clicando no botão abaixo:
Tudo sobre o processo seletivo: Residência Médica Unesp: edital, concorrência e mais!
Por fim, se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.



