O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), publicou na manhã desta sexta-feira (17) o cartão de confirmação da segunda etapa do Revalida 2022/1.
Os candidatos inscritos para a segunda etapa, a Prova de Habilidades Clínicas, já podem confirmar a inscrição no sistema. O documento, que apresenta a data, horário e local de aplicação da prova, pode ser visualizado pelo Sistema Revalida.
Navegue pelo conteúdo
Cartão de Confirmação da Segunda Etapa
Além das informações gerais sobre a aplicação do exame, o candidato também pode conferir o número de inscrição, os detalhes sobre o atendimento especializado – caso tenha sido solicitado e aprovado – e orientações para os dias de aplicação. Embora não seja obrigatório, é recomendado que o participante leve o cartão de confirmação nos dias de aplicação do exame, que ocorrerá nos dias 25 e 26 de junho.
Segunda Etapa Revalida 2022/1
A prova de habilidades clínicas é composta por 10 estações, divididas em dois dias de prova (cinco estações por dia). O participante realizará tarefas específicas voltadas para as cinco grandes áreas da medicina:
- Clínica médica;
- Cirurgia;
- Pediatria;
- Ginecologia e Obstetrícia; e
- Medicina da família e comunidade.
Para serem aprovados na prova de habilidades clínicas, os participantes precisam tirar, no mínimo, 64 pontos de um total de 100.
A avaliação envolve situações-problema e apresentação de casos. Suas referências são as habilidades e as competências dos cinco grandes eixos da formação e do exercício profissional, assim como os objetos descritos na Matriz de Referência do Revalida.
Revalida Inep
Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, de diplomas de graduação em medicina expedidos no exterior. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.
O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo do exame é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.
Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.