Urologista: o que faz, como se tornar um, salário, e mais!

Urologista: o que faz, como se tornar um, salário, e mais!

Quer saber o que é e o que faz um urologista? O Estratégia MED separou para você as principais informações sobre o assunto. 

O que é Urologista?

Urologia é uma especialidade cirúrgica da medicina, cujos profissionais tratam tanto do sistema urinário masculino e feminino, quanto do sistema reprodutor masculino. A maioria dos urologistas também realiza o acompanhamento clínico dos seus pacientes, de maneira que há uma ampla área de atuação. 

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica, revalidação de diplomas e concursos médicos, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

O que faz um Urologista?

O urologista pode ser procurado em qualquer situação que afete o trato urinário de homens e mulheres, tais como:

  1. Dificuldade de urinar;
  2. Diminuição ou aumento no volume de urina;
  3. Dores nos rins;
  4. Infecções urinárias de repetição;
  5. Litíase renal.

Já em relação aos homens, alterações no sistema reprodutor também são acompanhadas e tratadas pelo urologista. Temos como exemplo:

  1. Infertilidade;
  2. Impotência sexual;
  3. Ejaculação precoce.

Outras áreas de atuação do médico urologista que podem ser citadas são o tratamento cirúrgico de tumores e a realização de vasectomia. 

Quais os tipos de exames que o Médico Urologista faz?

Existem certos exames que fazem parte da rotina de um médico urologista. Separamos alguns deles abaixo para você. 

Exame de toque retal

O objetivo desse exame é avaliar problemas que acometem o ânus, o reto e a próstata, como algum aumento anormal no local, que possa sugerir a presença de um tumor, hemorroidas, etc. O médico posiciona o paciente de forma que possa inserir um dedo no ânus, usando luva e lubrificante. O exame dura cerca de 10 segundos.

Urodinâmica completa 

Esse exame pode ser realizado tanto em homens quanto mulheres e é composto de diversas etapas cuja finalidade é fazer um estudo minucioso da bexiga e de suas funções. A primeira parte é a urofluxometria, feita após a ingestão de água pelo paciente, com o uso de um aparelho que mede o fluxo e o volume de urina produzida. 

A segunda parte do exame é a cistometria, na qual é colocada uma sonda na uretra e outra no ânus. O objetivo é medir a pressão na bexiga e a pressão abdominal. Essa medição é feita após o soro ser administrado via sonda e o paciente afirmar que necessita urinar. 

Cistoscopia e ureteroscopia

Os dois exames são realizados para avaliar as vias do sistema urinário. A ureteroscopia examina os ureteres, enquanto que a cistoscopia avalia a bexiga. Tratam-se de exames endoscópicos realizados preferencialmente com o paciente sedado. 

Ao realizar o exame, o médico deve passar o ureteroscópio ou cistoscópio pela uretra do paciente. Por meio da imagem, o profissional pode avaliar a estrutura dos órgãos analisados, sendo possível, inclusive, retirar pequenos fragmentos para realizar biópsia. São procedimentos ambulatoriais que geralmente não necessitam de internação. 

O que é necessário para se tornar Médico Urologista?

A formação de um médico urologista é bastante longa. Inicialmente, é necessário concluir a graduação de Medicina, que dura 6 anos. Depois o médico deve fazer sua primeira residência na área cirúrgica básica ou em cirurgia geral

No caso da cirurgia básica, a duração é de 2 anos e não habilita o estudante  para nenhuma especialidade. Já a cirurgia geral tem duração de 3 anos e, ao fim da residência, permite que o médico atue como cirurgião geral. 

Concluída a primeira residência, o aluno deve prestar uma segunda prova, para a especialidade de Urologia, cuja duração é de 3 anos. Dessa maneira, a formação completa do urologista leva de 11 a 12 anos, dependendo da primeira residência médica escolhida. 

Quanto ganha um Médico Urologista? 

Um urologista ganha uma média de R$ 10.000,00 a R$ 20.000,00 por mês. Entretanto, esse valor pode ser maior dependendo de onde o profissional trabalha, quantos procedimentos realiza mensalmente, entre outras questões. 

Gostou do conteúdo que o Estratégia MED trouxe para você? Então também aproveite as oportunidades de estudo que preparamos para você!

Se você tem o objetivo de ingressar em uma das residências mais concorridas do país, então o Curso Extensivo do Estratégia MED é o seu principal aliado. Com ele, você tem aulas voltadas para a residência médica, material completo e constantemente atualizado, faz diversas questões, monta seus próprios simulados e organiza seus estudos da forma que mais combina com você.

Curso Extensivo Residência Médica

Veja também:

Você pode gostar também