Tudo o que você precisa saber da análise curricular no processo seletivo da Residência Médica

Tudo o que você precisa saber da análise curricular no processo seletivo da Residência Médica

O que é a Análise Curricular?

A Análise Curricular faz parte do processo seletivo da Residência Médica, é um documento que reúne tudo o que você já fez na área, ou seja, seu histórico no mundo da medicina, mostrando a banca avaliadora quem você é como profissional.

análise curricular residência médica

O que precisa ter no seu currículo para Residência Médica? 

Não existe uma regra a seguir para ter um currículo perfeito, mas existem atividades essenciais que precisam aparecer no seu currículo. É importante adicionar ao currículo tudo o que se relaciona com a área médica, cursos, produção de artigos, entre outros. A seguir vamos listar tópicos que farão diferença na hora da avaliação da análise curricular de residência médica:

  • Conhecimento em línguas estrangeiras, certificados como TOFFEL e o ECCE, são pedidos de grande diferencial nesta fase;
  • Conhecimento em informática;
  • Estágios;
  • Participação em eventos, plantões; monitorias; e
  • Iniciação científica e publicações;

É sempre bom lembrar que a quantidade de realizações não significa que um candidato é melhor que outro. No final você vai ter que defender todos os pontos do currículo durante a entrevista, então é sempre bom estudá-lo antes.

Modelo de currículo profissional para Residência Médica 

O candidato deverá sempre prestar muito atenção nos editais, pois, alguns deles exigem normas específicas de currículo.

A maioria recomenda o modelo: currículo Lattes, utilizado para as provas de residência médica, é um modelo mais completo e que consegue resumir a vida profissional e acadêmica do candidato para a banca de especialistas.

O seu currículo deverá conter capa, sumário com dados pessoais e uma foto do candidato, incluindo formação acadêmica, carga horária do curso e estágios.

Se não for obrigatório usar o modelo Lattes, o candidato poderá utilizar o modelo Vitae.

Gostou das nossas dicas? Fique ligado que o Estratégia MED trará inúmeras novidades e experiências do mundo da Residência Médica.

CTAs - Black November 2022 - Ultimo Lote

Você também pode se interessar por:

Por: Nathália Diniz

Você pode gostar também