Como estudar para Residência Médica?

Como estudar para Residência Médica?

Processos seletivos, provas, testes, apresentações ou qualquer outro tipo de avaliação de conhecimento é cansativo e exige muito dos alunos que estão participando. Podem ser meses ou até mesmo anos dedicados aos estudos, então para manter esse ritmo e fazer com que a sua rotina de estudos seja proveitosa, as nossas dicas serão fundamentais, pois economizam o seu tempo, material e levam em conta o seu cansaço.

Residente estudando para os processos seletivos de residência médica - como estudar para residência médica

O que você vai encontrar?

Aqui, o Estratégia MED vai separar para você os melhores macetes, dicas e estratégias para aprimorar sua rotina de estudo. Serão consultados psicopedagogos, professores e até mesmo residentes, que assim como você, já passaram ou estão passando pelo processo seletivo de residência médica

Dicas de estudos para quê?

Estudar é uma atividade que requer muito esforço, foco e concentração, às vezes, por conta do método que está sendo usado, o estudo pode se tornar difícil e até mesmo ineficiente. Por isso, as dicas que serão apresentadas aqui são essenciais. Com elas você vai aprender a otimizar o seu tempo, ver qual metodologia é mais proveitosa para você (vídeo aulas, PDFs, resolução de exercícios, simulados, entre outros) e descobrir que tipo de aluno você é: visual, auditivo ou cinestésico.

Algumas dicas que você vai encontrar por aqui

Como criar um cronograma de estudos:

Muitos alunos, até mesmo quando estão na faculdade, têm certa dificuldade em se programar: como dividir seu tempo para os estudos, o que estudar e como fazê-lo, com as dicas que serão apresentadas aqui, se organizar nunca terá sido tão fácil. Serão dicas sobre como montar um plano de estudos e como aproveitá-lo, além disso teremos relatos de outros residentes, contando o que faziam para se preparar.

Como conciliar faculdade, internato com os estudos para a residência médica:

É um cenário muito comum para diversos alunos de medicina estarem no final da faculdade em um período que junta o internato, as provas finais e até mesmo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), para algumas instituições. Além de tudo isso, o estudante precisa se preparar para os processos seletivos de residência médica e também se preocupar com seu lazer e sua saúde mental.

Como conciliar faculdade, internato com os estudos para a residência médica - como estudar para residência médica

É aí que as dicas do Estratégia MED entram em cena, com elas você não vai se sentir saturado dos estudos e também vai ficar muito mais tranquilo com as outras atividades que precisa fazer.

Como aprender a priorizar seus estudos:

As primeiras fases dos processos seletivos de residência médica são reservadas para as provas objetivas, essas provas podem ser divididas entre especialidades de acesso direto e as de pré-requisito, para saber a diferença entre as duas dê uma olhada nosso texto Tudo sobre Residência Médica. Mesmo tendo essa divisão, ambas opções exigem conteúdos diversos e que são muito densos, além disso cada instituição pode requisitar bibliografias específicas, por esse motivo que saber listar os conteúdos dos mais essenciais para os menos é muito importante, não se esquecendo de também ressaltar aqueles que você possui algum tipo de dúvida.

Essas são apenas algumas das dicas que vocês encontrarão por aqui, todas elas serão trazidas por especialistas e pessoas que já passaram por todo esse processo, assim, além de conseguir estudar de uma maneira mais eficiente, você poderá se identificar com o time do Estratégia MED.

Coruja VIP

Você pode gostar também