O Enare 2024/2025 não acaba com a divulgação do resultado final do exame, previsto para 17 de janeiro de 2025. Após receber a nota final, ainda resta ao candidato participar do processo de escolha da instituição que deseja ingressar para realizar o programa de residência médica em 2025. Mas, você sabe como funciona essa etapa do Enare? O Estratégia MED preparou este texto para você entender, passo a passo, como acontece o processo de seleção da instituição.
Navegue pelo conteúdo
Cronograma Escolha de vagas – Enare 2024/2025
Confira as datas para a etapa final do processo seletivo:
- Resultado final da análise curricular: 07/01/2025;
- Nota final e classificação geral dos candidatos: 17/01/2025;
- Escolha das vagas – 1ª oportunidade: 21 a 22/01/2025;
- Resultado 1ª oportunidade: 23/01/2025
- Escolha das vagas – 2ª oportunidade: 24 a 27/01/2025;
- Resultado 2ª oportunidade: 28/01/2025;
- Escolha das vagas – 3ª oportunidade: 29 a 30/01/2025; e
- Resultado 3ª oportunidade: 31/01/2025.
O que é a escolha de vagas
O Enare é chamado inclusive pelo Ministério da Educação de “o Enem da Residência Médica“. De fato, seu sistema de classificação final se assemelha muito com o Enem e o Sisu: o candidato obtém a sua nota conforme seu desempenho no exame unificado e a utiliza para escolher, dentre as instituições participantes, onde irá realizar a residência médica.
A diferença é que o “curso”, ou especialidade, neste caso, deve permanecer a mesma daquela escolhida no momento de inscrição.
Após as oportunidades de escolha de vagas, a Ebserh divulga a 1ª, 2ª e 3ª classificação por instituição, respectivamente, em datas diferentes. O sistema de escolha privilegia os candidatos inscritos com as melhores notas, determinando quem fica com as vagas.
Nesse quesito, o Enare tende a democratizar, efetivamente, o acesso aos programas, uma vez que a unificação do exame de acesso aos Programas de Residência Médica e o sistema de escolha de vagas permitem que os candidatos escolham a instituição por afinidade e interesse profissional em detrimento de outros critérios, como conflito de agenda e indisponibilidade de recursos financeiros para arcar com os custos de inscrição, viagem, hospedagem etc.
Processo de escolha da instituição: passo a passo
1º passo: escolha da especialidade
Como mencionado, a especialidade será aquela escolhida no momento de inscrição, que ocorre entre 7 de agosto e 5 de setembro de 2024. Para candidatos que se inscreverem mais de uma vez, em especialidades diferentes, o sistema computará somente a última inscrição, ou seja, a princípio todos poderão concorrer em apenas uma especialidade.
2º passo: definição da sua nota final
A nota final do participante é o fator decisivo para a escolha da instituição. Ela é definida 90% pela Prova Objetiva de Múltipla Escolha, que será aplicada em 20 de outubro de 2024, e mais 10% da Análise Curricular, que avalia a trajetória profissional e acadêmica do candidato, por meio dos documentos enviados durante o período de inscrições.
A nota final pós-recursos será divulgada em 17 de janeiro de 2025 e será definida pela seguinte fórmula:
Nota final (NF) = (Nota da 1ª Etapa x 9) + (Nota da 2ª Etapa x 1) + (Pontuação Adicional)
Ganha pontuação adicional de 10% em cima da nota final os candidatos para programas de acesso direto que concluíram um ano de participação nas atividades do PROVAB e comprovaram a situação, além dos candidatos a qualquer programa que concluíram a programação prevista para os dois anos do Programa de Residência em Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMGFC).
Para saber mais sobre o processo seletivo do Enare, confira o texto exclusivo que preparamos.
3º passo: 1ª oportunidade de escolha da instituição
O sistema ficará aberto para a 1ª oportunidade de escolha entre os dias 21 e 22 de janeiro de 2025 e cada candidato deve sinalizar a sua opção. Para escolher a instituição, o participante precisa buscar, dentre as disponíveis e que oferecem a sua especialidade, alguma com a nota de corte igual ou inferior a sua nota final do Enare 2024/2025.
Lembrando que é possível escolher uma única instituição por vez, porém você pode trocar de escolha diversas vezes por dia no sistema.
Um exemplo seria um candidato para a especialidade de Anestesiologia, que gostaria de concorrer às vagas oferecidas na Universidade Federal de Minas Gerais, cuja nota de corte para a especialidade foi 837.00. Nesse caso, se o candidato possuir nota igual ou superior, a UFMG seria uma boa escolha, mas caso contrário, seria interessante ele escolher uma instituição com nota de corte menor.
Dado o prazo de escolha, a 1ª classificação por instituição sairá no dia 23 de janeiro e privilegiará os candidatos inscritos com as melhores notas, determinando quem segue para o processo de matrícula, que ocorrerá em prazo acordado com a instituição.
Caso o candidato mantenha selecionada como opção uma instituição com nota de corte superior a sua nota final, seu nome constará no cadastro de reserva, emitido e enviado para a instituição após o fim da escolha da primeira oportunidade.
4º passo: 2ª oportunidade de escolha da instituição
A escolha de vagas será reaberta no dia 24 de janeiro e seguem até o dia 27 do mesmo mês para que as vagas ociosas sejam preenchidas na 2ª oportunidade de escolha apenas por candidatos que ficaram de fora da primeira lista. Entende-se como vagas ociosas aquelas não preenchidas na primeira oportunidade e que a instituição não possui nenhum nome no cadastro de reserva para eventual convocação.
Os candidatos participarão de um processo exatamente igual ao da 1ª oportunidade, porém com menos vagas.
O resultado da 2ª oportunidade será divulgado no dia 28 de janeiro e, após isso, os aprovados seguem para o processo de matrícula, também em prazo acordado com a instituição.
5º passo: 3ª oportunidade de escolha da instituição
No caso de candidatos que ainda não obtiveram aprovação em suas escolhas, estes poderão participar, mais uma vez, da escolha de vagas. O processo será o mesmo da 1ª e 2ª oportunidades e apenas contará com as vagas remanescentes da 2ª oportunidade. A 3ª escolha acontece nos dias 29 e 30 de janeiro e o resultado no dia 31.
Caso novamente não seja convocado, o candidato poderá escolher participar do cadastro de reserva da nova instituição selecionada na 3ª oportunidade e do cadastro de reserva nacional.
Caso ainda ocorram vagas remanescentes decorrentes da inexistência de candidatos interessados, classificados e habilitados no Enare 2024/2025, mesmo após tentativa de convocação pelo cadastro de reserva, a instituição fica facultada a utilizar a Lista de Espera Nacional, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas nas chamadas regulares.
A Lista de Espera Nacional é organizada por programa, conforme opção do candidato no momento de inscrição, sem distinção de instituição ou região anteriormente escolhidas no sistema. Essa lista poderá ser utilizada para o preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas, em instituições diferentes da escolha realizada nos três períodos previstos.
Se ainda sim restarem vagas ociosas, a instituição ficará a cargo de organizar e executar um processo seletivo complementar, que deve ser regido por meio de edital institucional específico.
Aproveite e confira também a transmissão exclusiva comandada pelo Prof. Marcus Vinícius Oliveira explicando todos os passos da escolha de vagas do ENARE 2024/2025:
O que é o cadastro de reserva?
No cadastro reserva, o participante pode aguardar vagas oriundas de desistências, por exemplo, apenas daquela instituição escolhida. Essa opção ocorrerá automaticamente caso este não se classifique nas vagas das oportunidades de escolha, sendo a última instituição escolhida registrada no sistema a que constará no cadastro reserva do candidato.
Chegado o momento, as instituições participantes seguirão com as matrículas e, caso restem vagas ociosas ou aconteçam desistências e trancamentos, utilizarão primeiramente a lista do cadastro reserva daquela instituição para preencher as vagas, sempre utilizando como critério para convocação a maior nota.
Lembrando que só podem ser convocados pela lista reserva o candidato que se enquadrar em nenhuma das situações abaixo:
- Candidato convocado;
- Candidato aceitou convocação preliminar;
- Candidato matriculado; ou
- Candidato com matrícula militar trancada.
Como funciona a nota de corte do Enare
Percebeu que a nota de corte vai ser o seu guia na hora de decidir a sua instituição? Para defini-la, o sistema de escolha é atualizado automaticamente às 0h de cada dia disponível para seleção, diariamente, com uma amostra das notas de corte para cada especialidade e instituição. Ou seja, a nota final do último candidato “pré-inscrito” na instituição que, dada a quantidade de vagas ofertadas, ainda estaria dentro da 1ª chamada de aprovados.
Dessa forma, os candidatos podem verificar se a sua nota final estaria tecnicamente “dentro” da quantidade de vagas disponíveis e assim decidir se mantém a escolha naquela instituição ou alteram, pensando na possibilidade de ser aprovado. É importante conferir a sua escolha uma vez por dia após a atualização do sistema e assim ter certeza se a sua nota ainda está dentro das vagas ou não.
Confira um exemplo do último Enare, que previa ingresso dos residentes em 2024, para as especialidades oferecidas pela Universidade Federal do Paraná.
PROGRAMA | NOTA DE CORTE 2024 |
---|---|
ANESTESIOLOGIA | 876.50 |
CIRURGIA GERAL | 872.00 |
CLÍNICA MÉDICA | 859.50 |
DERMATOLOGIA | 888.00 |
GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA | 841.00 |
INFECTOLOGIA | 803.00 |
MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE | 720.50 |
MEDICINA INTENSIVA | 826.00 |
NEUROCIRURGIA | 908.50 |
NEUROLOGIA | 869.00 |
OFTALMOLOGIA | 871.50 |
ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA | 823.50 |
OTORRINOLARINGOLOGIA | 869.50 |
PATOLOGIA | 792.00 |
PEDIATRIA | 823.00 |
PSIQUIATRIA | 863.00 |
RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM | 842.00 |
Lembrando que as notas de corte são definidas pelas pontuações dos últimos candidatos dentro do limite de vagas por instituição no momento do cálculo. A tabela refere-se aos aprovados na 1ª chamada do Enare 2024, ao final da primeira oportunidade de escolha de vagas, e aqui foram consideradas somente as especialidades de Acesso Direto e em Ampla Concorrência (sem cotas).
Instituições participantes e vagas
O processo seletivo do ENARE 2024/2025 para Residência Médica conta com a participação de 127 instituições, algumas com diversos hospitais.
Dentre o alto número de instituições, muitas delas são renomadas, caso do Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, Hospital das Forças Armadas, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, entre outros.
Quer conferir a lista completa de instituições e o total de vagas ofertadas por cada uma delas? É só clicar no botão abaixo e conferir o artigo que preparamos para você!
Confira também as vagas por especialidade e por quais instituições são ofertadas:
Para ficar por dentro dos seletivos de Residência Médica, de revalidação de diplomas e conteúdos técnicos, continue acessando o Portal do Estratégia MED!