Residência Médica em Cirurgia de Mão: rotina, remuneração, estudos e mais!

Residência Médica em Cirurgia de Mão: rotina, remuneração, estudos e mais!

Venha descobrir tudo sobre a especialidade que domina a anatomia da mão e realiza cirurgias e microcirurgias nesse membro. O Estratégia MED traz tudo que você precisa saber sobre Cirurgia de Mão!

A Cirurgia de Mão

A estrutura da mão é muito completa e delicada, pois tem 27 ossos, tendões e cartilagens. Por esse motivo, geralmente pode ser necessário realizar inúmeros procedimentos para corrigir anomalias e problemas na região, para isso, o mais indicado é procurar um médico-cirurgião da mão.

A cirurgia de mão compreende todo o membro, trata distúrbios que podem vir a acometer as estruturas que constituem a mão, como seus ossos, articulações, ligamentos, tendões, músculos, nervos, vasos sanguíneos e pele. Para garantir o perfeito funcionamento desta parte tão importante e indispensável para o corpo humano, é necessário averiguar a integridade dessas estruturas.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

O que o especialista em Cirurgia de Mão faz?

Durante a formação em Cirurgia da Mão, o médico também é instruído ao aprendizado da microcirurgia, que o capacita a realizar microcirurgia de nervos periféricos, cirurgias de retalhos e reimplantes. Inclusive, muitos cirurgiões de mão tem conhecimento para intervir e tratar o cotovelo e o braço.

Há um longo trajeto para a formação profissional de um cirurgião de mão, o que assegura aos pacientes o correto diagnóstico das patologias e seu adequado tratamento por parte do médico. Assim, idealmente, qualquer patologia degenerativa ou trauma envolvendo as mãos deveriam passar pela avaliação de um especialista em Cirurgia da Mão.

Para diagnosticar e examinar se é realmente necessária uma cirurgia da mão, o profissional pode solicitar exames de imagem, a exemplo da ressonância magnética e do raio-x.

Em sua rotina, o Cirurgião de Mão aplicará técnicas cirúrgicas de alta precisão, fará uso de implantes, placas e parafusos para a melhor fixação do osso, além de trabalhar na orientação e reabilitação funcional do paciente pós-cirurgia. A recuperação da cirurgia na mão pode variar conforme o paciente, podendo ser necessária a imobilização do local, com gesso e talas, bem como sessões de fisioterapia para garantir o pleno funcionamento da região.

Dentre os principais motivos para a procura do Cirurgião de Mão, estão os distúrbios traumáticos e não-traumáticos. Confira cada uma:

Distúrbios Traumáticos

Englobam intervenções na mão e no punho, que vão desde as cirurgias de reimplante de membros, de fraturas de ossos do membro superior, além de lesões tendíneas, lesões de nervos periféricos e cirurgias do plexo braquial.

Essas enfermidades podem decorrer de problemas como quedas, acidentes domésticos e de carro, que podem gerar queimaduras, cortes, amputações e esmagamentos.

Os ossos da mão incluem falanges e metatarsos, esses sendo pequenos e delicados, um profissional em Cirurgia de Mão será capaz de colocá-los de volta em seus devidos lugares e garantir uma perfeita cicatrização, assim, o paciente poderá voltar a movimentar as mãos normalmente.

Distúrbios Não-Traumáticos

Envolve distúrbios e anomalias advindas de patologias. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, as mais comuns são:

  • Síndrome do Túnel do Carpo;
  • Síndrome do Túnel Cubital;
  • Tenossinovite de Quervain;
  • Dedo em Gatilho ou em Martelo;
  • Cotovelo de Tenista;
  • Entorses do Polegar;
  • Osteoartrite da Mão; e
  • Artrose de Dedos e Punhos.

Além dessas, há um outro grupo de patologias, as congênitas, que incluem deformidades identificadas ao nascimento. Para melhorar a qualidade de vida do paciente e dá-lo uma maior liberdade de movimento, é exigido que o profissional tenha amplo conhecimento em anatomia normal e patológica para tratá-las.

Quanto ganha um Cirurgião de Mão?

Segundo dados fornecidos pela Federação Nacional dos Médicos, a média salarial de um Cirurgião de Mão fica em torno de R$ 11.675,00, para 20 horas semanais trabalhadas.

Contudo, a profissão é bem escassa quanto ao número de profissionais, que somam apenas 923 especialistas em todo o Brasil. Além disso, são pouquíssimos os hospitais da rede pública que possuem esses profissionais para um primeiro atendimento adequado ao paciente, principalmente na região Norte, que conta com apenas 3,4% do total de cirurgiões de mão.

Residência médica em Cirurgia de Mão

Atualmente, a Cirurgia de Mão é categorizada como uma especialidade com pré-requisito, portanto, para se habilitar como cirurgião de mão, o primeiro passo é terminar a graduação em Medicina, realizar residência médica em Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia ou Cirurgia Plástica, que são áreas cirúrgicas, e apenas após isso o médico poderá ingressar na residência de Cirurgia de Mão.

A duração do curso é de dois anos e ao final, o aluno ainda deverá ser aprovado em uma prova promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão. Após ser aprovado, finalmente o médico receberá o seu título de especialista em Cirurgia de Mão. Ou seja, são no mínimo, 11 anos de formação para esse profissional.

Confira algumas instituições que oferecem Residência Médica na especialidade de Cirurgia de Mão:

Quer aprender mais sobre outras especialidades da Medicina? Aqui no Blog do Estratégia MED nós explicamos todas detalhadamente para você, além de disponibilizar dicas de estudo imperdíveis! Venha estudar conosco, clique no banner abaixo e saiba mais!

Curso Extensivo Residência Médica

Veja também:

Você pode gostar também
Quanto ganha um Psiquiatra?
Leia mais

Quanto ganha um psiquiatra?

E aí, futuro residente? Tem curiosidade de saber quanto ganha um psiquiatra? O Estratégia MED separou todas as…