Cirurgia Vascular: o que é, residência e muito mais!

Cirurgia Vascular: o que é, residência e muito mais!

Quer descobrir tudo sobre Cirurgia Vascular? O Estratégia MED separou para você as principais informações sobre o assunto. Acompanhe este texto e descubra!

O que é?

A cirurgia vascular é uma especialidade que atua na correção cirúrgica de patologias que acometem os vasos sanguíneos e linfáticos, com exceção dos vasos da base do coração, da circulação coronária e do encéfalo. 

São diversos os procedimentos que o cirurgião vascular pode realizar, tais como: reconstrução vascular de membros que sofreram traumas, correção cirúrgica de varizes, aneurismas, entre outros. 

Residência Médica em Cirurgia Vascular

A Residência Médica em Cirurgia Vascular não é de Acesso Direto, diferente do que ocorre atualmente com a Cirurgia Cardiovascular. Dessa maneira, o profissional pode percorrer dois caminhos diferentes para a especialização em Cirurgia Vascular. 

A primeira opção é fazer antes a residência em Cirurgia Geral, o que pode conferir ao médico o título de especialista na área.  Após sua conclusão, o profissional pode prestar a prova para o ingresso na residência de Cirurgia Vascular. 

O segundo caminho é prestar a primeira residência em Área Cirúrgica Básica – programa que não é capaz de oferecer ao profissional o título de especialista em Cirurgia Geral – e concluída essa residência, ingressar na de Cirurgia Vascular.

O primeiro caminho resulta em 5 anos de Residência Médica, ou seja, 3 anos correspondem à Cirurgia Geral e 2 anos à Cirurgia Vascular. Já o segundo, totaliza 4 anos de residência, pois o programa de Área Cirúrgica Básica dura 2 anos. Desse modo, contando com a graduação em Medicina, a formação de um Cirurgião Vascular dura de 10 a 11 anos

Há uma ampla oferta de programas de residência médica em Cirurgia Vascular no Brasil e existem vagas em todas as regiões do país e na maioria dos estados. 

Qual a diferença entre Angiologia e Cirurgia Vascular?

A Cirurgia Vascular, como já vimos anteriormente, tem por principal objetivo realizar o tratamento cirúrgico das patologias que acometem os vasos sanguíneos e linfáticos. Por sua vez, a Angiologia trata as mesmas doenças, porém do ponto de vista clínico, sem realizar procedimentos mais invasivos.

No entanto, a formação de médicos angiologistas é extremamente restrita no Brasil, dada a falta de vagas de residência nessa especialidade. Por outro lado, há maior oferta de vagas em Cirurgia Vascular. 

Como consequência dessa situação, o Cirurgião Vascular também acaba responsável pelo tratamento clínico dos pacientes, na maioria dos casos, por conta da indisponibilidade de angiologistas na profissão. 

Remuneração

A remuneração de um cirurgião vascular depende da carga horária de trabalho, serviços nos quais atua, município onde presta serviço, entre outros fatores. Além disso, há carência desses profissionais nas Regiões Norte e Nordeste, onde é possível obter ganhos melhores, oferecidos com o objetivo de atrair esses especialistas. 

Um cirurgião vascular pode ganhar valores em torno de R$ 15.000,00 a R$ 25.000,00 mensais, caso trabalhe aproximadamente 40 horas semanais. 

Gostou do conteúdo que o Estratégia MED trouxe? Então aproveite as oportunidades de estudo que preparamos para você! Se você quer se preparar para as provas de Residência Médica de todo o Brasil, então o Curso Extensivo de Estratégia MED é o seu principal aliado. 

Na plataforma do Estratégia MED, há várias videoaulas voltadas para a prova de Residência Médica, material completo e atualizado, banco com milhares de questões resolvidas, possibilidade de montar simulados e de estudar onde e quando quiser. Se interessou? Clique no banner abaixo e saiba mais. 

Curso Extensivo Residência Médica

Veja também:

Você pode gostar também