Saiba tudo sobre o especialista em endoscopia, médico que capta imagens de todo o sistema digestivo do paciente por meio do endoscópio. Confira esse artigo do Estratégia MED para ficar por dentro das doenças que podem ser descobertas por essa especialidade médica e muito mais!
Navegue pelo conteúdo
O que é endoscopia
A endoscopia é uma especialidade médica, na qual quem realiza o diagnóstico e o tratamento de doenças do aparelho gastrointestinal, vias biliares e o pâncreas são os endoscopistas. Ele costuma participar de uma equipe multidisciplinar para o auxílio de outros especialistas.
A endoscopia digestiva alta (EDA) é o tipo mais famoso de endoscopia e é feita por via oral. Ela funciona de forma segura e permite visualizar o esôfago, estômago e o duodeno, sendo capaz de identificar doenças do aparelho digestivo.
O que faz o endoscopista?
Além do diagnóstico de doenças gastrointestinais, o endoscopista pode estudar outros assuntos, como o câncer, realizar exames do trato respiratório, sistema urinário e reprodutor e fazer cirurgias plásticas, gerais e bariátricas.
Em caso de procedimentos bariátricos, é responsabilidade do médico de endoscopia a inserção do balão intragástrico, que é utilizado quando o paciente reduz o estômago em caso de obesidade.
Quanto ganha um Endoscopista?
Segundo informações, de março de 2021, do site Salário, a média salarial de um Endoscopista é de 4.677,33 e 17 horas é a sua média de trabalho semanal.
Esse valor muda de acordo com as regiões do país, nível de especialização do médico e do quanto o lugar necessita do profissional!
Como é feita a endoscopia?
Desde o século XVI há registros da endoscopia. Porém, nesse período, ela era usada para empurrar corpos estranhos para dentro do estômago e eram usados objetos revestidos de couro e penas de cisne, como velas e varetas.
Hoje, para a realização do exame, o endoscópio é inserido na boca do paciente, que possui um protetor para evitar que ele seja mordido, fazendo o percurso da garganta para o esôfago e estômago até chegar no duodeno.
Como o procedimento pode provocar náuseas, o exame é feito sob sedação endovenosa e um spray anestésico é aplicado na garganta, para reduzir a sensibilidade e evitar tosse, engasgo ou ânsia quando o endoscópio é inserido.
O endoscopista também é responsável por monitorar a oxigenação do paciente, que recebe monitoramento da frequência cardíaca durante todo o processo.
A duração da endoscopia digestiva alta fica por volta de 30 minutos. Porém, é recomendado continuar na clínica médica para observação até os efeitos da sedação – como dormência na garganta – passarem, geralmente, após uma hora do exame.
Tipos de endoscopia
Além da endoscopia digestiva alta, existem outros tipos de endoscopia, como:
- Colonoscopia ou endoscopia digestiva baixa: avalia as imagens do intestino grosso e do íleo terminal, pode ser realizado junto com a endoscopia digestiva alta;
- Endoscopia nasal: avalia, por meio do nasofibroscópio, qualquer alteração na cavidade nasal, como desvio de septo, rinites e sinusites, roncos, entre outros;
- Broncoscopia: avalia as vias aéreas como traquéia, brônquios e parte dos pulmões, com auxílio do broncoscópio inserido na boca ou nariz; e
- Cistoscopia: avalia as vias urinárias baixas, como segmentos da uretra e bexiga, relata tumores, infecções urinárias e tem auxílio do cistoscópio;
Doenças que podem ser descobertas através da endoscopia
O Estratégia MED separou para você algumas das doenças que podem ser descobertas durante o exame. Confira:
- Gastrite;
- Causas de anemia e diarreia;
- Refluxo;
- Úlceras;
- Esofagite;
- Doenças infecciosas; e
- Câncer em estágio inicial e avançado.
Residência médica em Endoscopia
Para realizar a residência médica em Endoscopia, com duração de 2 anos, o médico precisa ter pré-requisito de 2 anos em Clínica Médica ou Cirurgia Básica, ou 3 anos em Cirurgia Geral.
Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva
A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) existe desde 1975 e promove o desenvolvimento, pesquisa e prática da endoscopia digestiva. Foi fundada em Curitiba e hoje está em 24 unidades estaduais que trabalham para a valorização da endoscopia digestiva no Brasil.
Hoje, a sociedade conta com mais de dois mil associados e realiza eventos nacionais e internacionais. Foi Artur Parada, ex-presidente da sociedade que trouxe a cápsula endoscópica ao Brasil.
O Dia do Endoscopista é comemorado no dia 25 de julho, no aniversário da SOBED, que cada vez mais contribui para a melhoria no diagnóstico e tratamento de doenças do aparelho digestivo.
Endoscopistas no Brasil
De acordo com a Demografia Médica de 2020 feita pela USP, há, no Brasil, 3.740 médicos especializados em Endoscopia.
A idade média dos endoscopistas é de 49,4 anos. A maioria é de homens, com 70%, enquanto as mulheres representam 30% de profissionais na área.
Confira a distribuição dos profissionais da especialidade entre as regiões do Brasil:
Regiões | Distribuição |
---|---|
Norte | 3,9 |
Nordeste | 18,3 |
Sudeste | 47,9 |
Sul | 21,1 |
Centro-Oeste | 8,8 |
O estudo por questões
Vai realizar a Residência Médica e Revalida e precisa do modelo certo para estudar? Se a resposta for sim, o Estratégia MED tem o método de aprendizado ideal para você! Confira o nosso estudo por meio das resoluções de questões!
O Estratégia MED possui duas plataformas importantes para a sua conquista da aprovação. Cadastre-se no Banco de Questões do Estratégia MED e no Curso Extensivo para R1 e Revalida e comece a estudar pelas nossas questões e aulas exclusivas!
Se você curtiu essas informações, olhe o nosso Blog do Estratégia MED para ficar atento às várias informações de diversas especialidades médicas. Assim você vai conseguir impulsionar muito mais o seu aprendizado!
Veja também:
- Residência Médica: definição, especialidades, e muito mais
- Residência Médica em Clínica Médica: rotina, remuneração, estudos e mais
- Residência Médica em Acupuntura: rotina, remuneração, estudos e mais!
- Residência Médica em Medicina Esportiva: rotina, remuneração, estudos e mais
- Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia: rotina, remuneração, estudos e mais
- Residência Médica em Clínica Médica: rotina, remuneração, estudos e mais!
- Residência Médica em Infectologia: rotina, salário e mais!
- Residência Médica em Neurologia: rotina, remuneração, estudos e mais!
- 10 residências Médicas com mais vagas por especialidade;
- 10 especialidades médicas menos concorridas;