Você sabe qual é a especialidade que cuida de todos os cuidados dos idosos para um envelhecimento saudável e melhor qualidade de vida? Confira tudo sobre a Geriatria com o blog do Estratégia MED!
Navegue pelo conteúdo
O que é Geriatria?
A Geriatria é uma especialidade médica que se relaciona aos cuidados e melhora na qualidade de vida de pessoas idosas. A especialidade está avançando a cada dia, ela propicia uma longevidade e melhor qualidade de vida para os idosos, garantindo um envelhecer saudável, com prevenção, tratamento, reabilitação e cuidados do paciente.
O que faz o geriatra?
O médico geriatra identifica quadros causados pelo envelhecimento do organismo, como alterações na memória e perda de equilíbrio, enquanto fornece cuidados para diversas doenças, algumas vezes sem a possibilidade de cura. O profissional também pode realizar pesquisas e promoção de saúde.
A consulta geriátrica é mais demorada, já que o médico avalia de modo geral os aspectos psicossociais, realiza escalas e testes nos idosos, o que mostra a capacidade física e da memória deles, além das questões emocionais.
Além do geriatra dar suporte paliativo ao idoso com doenças sem a possibilidade de cura, como o Alzheimer, ele pode tratar outros problemas. Confira alguns exemplos:
- Perda de equilíbrio, quedas ou dificuldades nos movimentos, como Parkinson;
- Problemas de memória;
- Tontura;
- Dores nas costas;
- Fraquezas;
- Problemas pulmonares;
- Depressão;
- Incontinência urinária;
- Osteoporose;
- Dificuldade em atividades ou imobilidade; e
- Doenças cardiovasculares, como pressão alta e diabetes.
Quando devo consultar um geriatra?
A geriatria, além dos idosos, também pode ser procurada por pessoas que ainda não alcançaram os 60 anos, mas que têm o desejo de envelhecer saudavelmente. O paciente pode consultar o especialista em alguns casos, como nos que listamos abaixo!
- Prevenção, para se orientar como envelhecer de forma saudável;
- Acompanhamento do processo natural de envelhecimento, já em evolução; e
- Acompanhamento de doenças para evitar novas sequelas.
Áreas de atuação do Geriatra
O geriatra pode atuar em ambientes de saúde públicos ou privados. Normalmente, o profissional atende em consultórios médicos, hospitais, ambulatórios, na casa do paciente ou em instituições de longa permanência, como casas geriátricas.
Equipe multidisciplinar
O médico da geriatria costuma trabalhar junto a uma equipe multidisciplinar, para a avaliação de possíveis tratamentos. Outros especialistas que podem ajudá-lo são os fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e fonoaudiólogos. Esses profissionais proporcionam maiores suportes para o idoso a envelhecer sem grandes problemas.
Quanto ganha um Geriatra
Segundo dados de maio de 2020 a abril de 2021 da plataforma Salário, a média salarial de um Geriatra é de R$ 7.283,55, sendo 26 horas a sua média de trabalho semanal.
Esse valor pode mudar de acordo com as regiões do país, nível de especialização do médico e do quanto o local necessita do profissional.
Residência em Geriatria
O programa de Residência Médica de Geriatria tem duração de 2 anos, porém possui pré-requisito de 2 anos de residência em Clínica Médica.
Após a residência, o geriatra pode se especializar em 5 outras áreas geriátricas, como cuidados paliativos, neuropsiquiatria, assistência domiciliar, cardiologia e instituições de longa permanência.
A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) oferece diversas residências em Geriatria.
Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG)
A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) é uma instituição sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é congregar médicos e outros profissionais de nível superior interessados em Geriatria e Gerontologia.
Ela visa promover o aprimoramento e a capacitação permanente dos associados e estimular e apoiar o desenvolvimento e divulgação do conhecimento científico na área do envelhecimento.
Geriatras no Brasil
De acordo com a Demografia Médica de 2020 feita pela USP, existem 2.143 médicos especializados em Geriatria no Brasil.
A idade média dos geriatras é de 54,7 anos. As mulheres são a maioria, com 58,7%, enquanto os homens representam 41,3% de profissionais na especialidade.
Confira abaixo a distribuição dos geriatras entre as regiões do Brasil!
Regiões | Distribuição |
---|---|
Norte | 2,20% |
Nordeste | 15% |
Sudeste | 59,30% |
Sul | 14,70% |
Centro-Oeste | 8,80% |
Gerontologia x Geriatria
Apesar dos dois profissionais trabalharem para o bem-estar da saúde dos idosos, com a promoção da qualidade de vida dessa população, existem algumas diferenças. O geriatra se integra na área da gerontologia, que tem um estudo mais abrangente, com o aspecto biopsicossocial, fisiológico e até mesmo espiritual das pessoas idosas.
O especialista em gerontologia administra as implicações e dificuldades com o envelhecer, como um gestor do processo e apresenta soluções que tornam a longevidade ativa e saudável. Já o geriatra foca nos aspectos físicos, na promoção e cuidado da saúde idosa.
Por isso, alguns profissionais que atuam na área de sociologia, pedagogia e direito, também possuem interesse em atuar na Gerontologia. O campo de atuação dessa área pode ser o ensino, pesquisa, educação comunitária, educação, reinserção no contexto social e apoio psicológico.
Se você gostou do nosso artigo, confira mais informações sobre as diversas especialidades médicas. Clique aqui ou no banner e fique por dentro de todos os textos que o blog do Estratégia MED prepara especialmente para você
Veja também:
- Gastroenterologia: o que é, doenças, salário e mais!
- Pneumologia: o que é, doenças, residência médica, salário e mais!
- Infectologia: o que é, principais doenças, salário, residência médica e mais!
- Anestesiologia: rotina, residência médica, salário e mais!
- Medicina Intensiva: confira as mudanças na especialidade
- Medicina Preventiva e Social: o que é, áreas de atuação, residência e mais;