Mamografia: o que é, atribuições do especialista, residência médica e mais

Mamografia: o que é, atribuições do especialista, residência médica e mais

A mamografia é um dos principais métodos de rastreamento e diagnóstico do câncer de mama, e sua realização pode exigir profissionais com formação específica e domínio técnico-científico. Neste texto, você confere o que é a mamografia, quais são as áreas de atuação do especialista e como funciona a formação na área. Saiba mais!

O que é a Mamografia?

A mamografia é um exame de imagem que utiliza raios X para avaliar as mamas e detectar alterações, como nódulos e microcalcificações, sendo considerada o principal exame para rastreamento do câncer de mama. De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a mamografia deve ser realizada anualmente, em pacientes dos 40 aos 69 anos.

Saiba mais em: ResuMED de rastreamento do câncer de mama

Além do rastreamento, a mamografia também tem papel essencial no diagnóstico de alterações mamárias suspeitas, tanto em mulheres quanto em homens. O exame pode ser realizado com tecnologia convencional ou digital, sendo essa última a mais usada atualmente por oferecer melhor resolução e menor dose de radiação.

Áreas de atuação do especialista em Mamografia

Atualmente, o Brasil conta com 365 médicos certificados em Mamografia segundo dados da Demografia Médica 2025.

O médico especialista nesta área atua principalmente em serviços de diagnóstico por imagem, ambulatórios e hospitais. Sua atividade vai muito além da simples execução e leitura do exame. Entre suas atribuições, estão:

  • Compreender os princípios da física de formação da imagem mamográfica, proteção radiológica e controle de qualidade;
  • Indicar, interpretar e integrar os achados da mamografia ao contexto clínico do paciente;
  • Avaliar a anatomia, fisiologia e patologias benignas e malignas da mama, tanto em homens quanto em mulheres;
  • Dominar os protocolos de rastreamento e diagnóstico do câncer de mama, considerando fatores de risco e sintomas;
  • Conhecer as terapias loco-regionais e sistêmicas do câncer de mama e seu impacto nas imagens;
  • Utilizar sistemas de classificação padronizados, como o BI-RADS, para descrever e categorizar os achados;
  • Indicar exames complementares e procedimentos, como biópsias, quando necessário;
  • Realizar auditorias e avaliações de custo-efetividade do exame; e
  • Comunicar achados urgentes e relevantes a pacientes, familiares e equipe médica.

Além disso, o profissional pode atuar na formação de equipes, pesquisa clínica, gestão de qualidade em radiologia mamária e desenvolvimento de protocolos em saúde pública.

Como é a residência médica em Mamografia?

O programa de Mamografia é considerado uma área de atuação e tem duração de um ano. Ele pode ser realizado por médicos que já tenham concluído residência em Ginecologia e Obstetrícia ou Mastologia.

Durante a formação, de acordo com a matriz de competências desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC), o residente desenvolve competências específicas que envolvem desde os aspectos técnicos da execução do exame até o domínio completo da interpretação clínica, considerando o cenário epidemiológico, os desfechos oncológicos e o impacto das terapias.

A matriz de competências da residência inclui ainda o conhecimento sobre inteligência artificial aplicada à imagem mamária, auditoria de programas de rastreamento e habilidades de comunicação em contextos sensíveis. O residente também é estimulado a produzir e apresentar trabalho científico ao final do programa.

Confira abaixo a matriz de competências dos programas de residência médica em Mamografia definida pelo MEC e quais seriam as competências esperadas dos residentes ao final da residência: 

Infelizmente, a área de atuação em Mamografia ainda não conta com vagas de residência médica autorizadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Porém, de acordo com dados de 2024 sintetizados pela Demografia Médica 2025, existiam cinco cursos de pós-graduação Lato Sensu na área de Mamografia, sendo três na modalidade EaD e dois semipresenciais. 

Após cumprir a carga horária da residência médica, do curso de aperfeiçoamento (especialização) em Mamografia ou da capacitação por atuação prático-profissional na área por pelo menos dois anos, o profissional deve realizar o Exame de Suficiência para Concessão do Certificado de Área de Atuação em Mamografia. A seleção é executada pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), em parceria da SBM e da FEBRASGO.

Gostou de saber mais sobre a especialidade? Se você tem o sonho de ingressar na residência médica de Mamografia ou em qualquer outra em 2026, essa é a hora! Conte com o Estratégia MED na sua preparação e escolha a melhor maneira de estudar para as provas de residência médica e tornar sua rotina mais leve.

Com o Banco de Questões do Estratégia MED você terá liberdade para estudar com um material otimizado, exclusivo e com as questões das principais bancas do país. Vem ser coruja!

Banco de questões Medicina
Você pode gostar também