Quer descobrir todos os detalhes sobre a Pediatria? Então não perca o que o Estratégia MED separou para você. Continue no texto e tire suas dúvidas!
Navegue pelo conteúdo
O que é Pediatria?
Trata-se da especialidade médica dedicada a atender recém-nascidos, crianças e adolescentes nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos. O maior objetivo dessa especialidade é auxiliar a família no processo de estabelecimento da saúde infantil.
O que o Pediatra faz
O pediatra é o médico responsável por essa especialidade e sua formação é exclusivamente voltada para os cuidados da criança e do adolescente. A formação de pediatra garante o registro como especialista nos Conselhos Regionais de Medicina (CRM).
O pediatra é o profissional que cuida de diagnósticos, exames e todos os processos que envolvam a saúde de bebês, crianças e adolescentes, buscando sempre a melhor forma de orientar seus responsáveis.
Onde o Pediatra pode atuar
O profissional normalmente atua em serviços emergenciais, enfermarias e consultórios. Porém, o pediatra tem diversas outras oportunidades. Veja abaixo áreas de atuação da Pediatria:
- Neonatologia;
- Nutrologia pediátrica;
- Nefrologia pediátrica;
- Neurologia pediátrica;
- Cardiologia pediátrica;
- Infectologia pediátrica;
- Pneumologia pediátrica;
- Reumatologia pediátrica;
- Medicina do adolescente;
- Endocrinologia pediátrica; e
- Gastroenterologia pediátrica.
Quanto ganha um Pediatra?
A maior dúvida na hora de escolher a profissão é quanto à faixa salarial. Não se preocupe, o Estratégia MED está aqui para te orientar em todo o processo!
É importante frisar que o salário depende muito de onde e como a profissão é exercida. Além disso, a remuneração do Pediatra varia de região para região. Portanto, em média, o profissional recebe R$ 7.112,67 para uma jornada de 21 horas semanais.
Residência Médica em Pediatria
A Pediatria entra nas especialidades de Acesso Direto, ou seja, é necessário apenas que o candidato tenha concluído a graduação em medicina para ingressar nessa residência.
Para exercer a profissão como especialista em Pediatria, o médico precisa ter feito pelo menos dois anos de Residência Médica nessa área e se registrar como especialista no Conselho Regional de Medicina (CRM).
A partir de 2019, o programa de Residência Médica passou a ser de três anos. Ao todo, são 60 horas de jornada de trabalho semanal, sendo 40 horas de atividades da rotina e 20 horas de plantão.
Os residentes são divididos para treinamento e passam por um sistema de rodízio nas seguintes unidades:
- Neonatologia;
- Centro Obstétrico;
- Ambulatórios de puericultura;
- Enfermaria e pediatria;
- Ambulatórios;
- Unidade de Terapia Intensiva; e
- Serviços de urgência e pronto atendimento.
Estudo por questões
Para se preparar para os processos seletivos de Residência Médica é necessário
treinar seus aprendizados e compreender seus erros e acertos por meio da realização de questões! Se você está em busca da aprovação, você deve conhecer o Banco de Questões MED!
O BQMED possui milhares de questões respondidas e comentadas pelos nossos professores. Além disso, resolver questões auxilia os estudantes a se sentirem mais seguros nas avaliações e a treinarem seu tempo de resolução.
Quer investir ainda mais nos seus estudos? O Estratégia MED oferece o Curso Extensivo para R1 e Revalida! Não perca essa oportunidade, conte conosco para alcançar a aprovação!
Com essas informações que o Estratégia MED separou fica muito mais fácil escolher a tão sonhada profissão.
Por: Nathália Diniz
Veja também:
- Residência Médica: definição, especialidades, e muito mais
- 10 residências Médicas com mais vagas por especialidade
- Residência Médica em Clínica Médica
- Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia
- ResuMED de hipotireoidismo congênito – fisiopatologia, clínica, diagnóstico e tratamento
- ResuMED de segurança em pediatria: epidemiologia, segurança em casa, veicular e andadores
- ResuMED de choque em pediatria: conceitos, fisiopatologia e classificação