O quanto você sabe sobre pneumologia? Neste artigo do Estratégia MED você descobrirá quais são as atividades dessa profissão, quanto os especialistas ganham e muito mais!
Navegue pelo conteúdo
O que é Pneumologia?
A pneumologia é a área da medicina que estuda, realiza o diagnóstico e tratamento das patologias que acometem o sistema respiratório, incluindo os pulmões, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares.
O Especialista de Pneumologia
O especialista em pneumologia pode trabalhar em hospitais, ambulatórios e também em clínicas especializadas. Ao ter o primeiro contato com o paciente, o pneumologista irá iniciar a consulta com a anamnese, entrevista inicial que o médico tem com o paciente com o intuito de analisar os sintomas descritos. Em seguida ele realizará alguns testes como: o exame clínico, exame físico do tórax, palpação e ausculta dos sons respiratórios, por fim é provável que o especialista prescreva alguns exames complementares.
Além das atividades gerais, provenientes da especialização em pneumologia, os especialistas também podem se aprofundar nas seguintes áreas de atuação:
- Asma e Rinite;
- Broncoscopia Diagnóstica e Terapêutica;
- Circulação Pulmonar/Hipertensão;
- Doenças Intersticiais;
- Doenças Respiratórias Ocupacionais;
- Dpoc;
- Fibrose Cística ou Discinesia Ciliar;
- Fisiologia e Fisiopatologia do Exercício e Respiratória;
- Função Pulmonar;
- Infecção Pulmonar/Infecções Pulmonares Secundárias ao Hiv/Tuberculose;
- Insuficiência Respiratória;
- Medicina do Sono;
- Oncopneumologia;
- Oxigenoterapia;
- Pediatria.
- Reabilitação Pulmonar;
- Risco Cirúrgico;
- Tabagismo;
- Terapia Intensiva; e
- Toxicidade Pulmonar a Drogas.
Doenças tratadas pela Pneumologia
Apneia do sono
Distúrbio que resulta na parada momentânea da respiração ou uma respiração muito superficial durante o sono. É causada pela obstrução das vias respiratórias.
Asma
Inflação crônica nas vias respiratórias, que gera redução ou até mesmo obstrução no fluxo do ar. Ela causa falta de ar, chiado e sensação de aperto no peito.
Bronquite
Inflamação nos brônquios que leva a pessoa a tossir e sentir falta de ar. Pode ser classificada em 3 tipos:
- Bronquite Aguda: inflamação que acontece de repente. Normalmente é resultado de uma infecção causada por vírus, podendo durar de cinco dias a quatro semanas. Em geral, acomete mais pessoas no inverno e as crianças;
- Bronquite Crônica: diagnosticada quando os pacientes têm crises por mais de 3 meses por ano. É sempre necessário um acompanhamento médico nesses casos; e
- Bronquite Alérgica: inflamação nos brônquios ligada a uma alergia respiratória e não contagiosa.
Câncer de pulmão, traqueia ou brônquios
A patologia geralmente está ligada ao tabagismo, mas outras causas são: poluição do ar, exposição a agentes químicos ou físicos, doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose pulmonar e herança genética.
Enfisema pulmonar
Doença degenerativa, que faz com que os pulmões percam a elasticidade. Geralmente é resultante de muitos anos de agressão aos tecidos do pulmão. Sua causa principal é o cigarro, mas também pode ser gerada por outras toxinas no ar.
Insuficiência respiratória
Distúrbio em que o nível de oxigênio no sangue fica muito baixo ou o nível de dióxido de carbono no sangue fica muito alto.
Pneumonia
Infecção que acomete os pulmões e também pode afetar os alvéolos pulmonares. A patologia causada por um agente infeccioso ou irritante, ou seja, vírus, bactérias, fungos e reações alérgicas.
Tuberculose
Uma das doenças infecto-contagiosas que mais mata no Brasil. Ela é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, acomete principalmente os pulmões, mas que também pode afetar outros órgãos.
Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) é uma instituição médica ligada à Associação Médica Brasileira (AMB), que visa juntar os profissionais da saúde respiratória, de modo a ampliar ainda mais o conhecimento sobre a área.
Algumas das ações da SBPT:
- Jornal Brasileiro de Pneumologia;
- Programa de Educação Continuada;
- Plataforma de Ensino a Distância;
- Cursos Nacionais de Atualização em Pneumologia e em Pneumologia Pediátrica;
- Congresso Brasileiro de Asma, DPOC e Tabagismo; e
- Prova de Título de Especialista.
Além disso, devido à pandemia do novo Coronavírus, a SBPT tem se comprometido a levar informações sobre a crise sanitária e relacioná-las com a especialidade médica.
Quanto ganha um Pneumologista?
Segundo a plataforma Salário, a média salarial de um profissional especializado em pneumologia é de R$ 6.686,86. Os valores variam de acordo com estado, formação, tempo de trabalho e necessidade pelo especialista.
Residência Médica em Pneumologia
A Residência Médica em pneumologia tem duração de dois anos, por ser uma das especialidades com Pré-Requisito, os candidatos precisam fazer Residência de 2 anos em clínica médica.
O estudo por questões
Os alunos que se prepararam para os concursos de Residência Médica devem se atentar sempre ao método de estudo. É necessário escolher um que seja completo, eficaz e objetivo, exatamente como o aprendizado por meio das resoluções de questões é!
Pensando nisso, o Estratégia MED lançou duas plataformas essenciais para a sua aprovação. Conheça agora o Banco de Questões do Estratégia MED e o Curso Extensivo para R1 e Revalida. Estude por milhares de questões e aulas exclusivas do EMED!
Se você gostou dessas informações, fique atento ao Blog do Estratégia MED, aqui você ficará a par de várias informações sobre as especialidades e, assim, conseguirá impulsionar ainda mais o seu conhecimento!
Veja também:
- Gastroenterologia: o que é, doenças, salário e mais!
- Pneumologia: o que é, doenças, residência médica, salário e mais!
- Infectologia: o que é, principais doenças, salário, residência médica e mais!
- Anestesiologia: rotina, residência médica, salário e mais!
- Geriatria: o que é, áreas de atuação, residência médica e mais
- Medicina Intensiva: confira as mudanças na especialidade
- Medicina Preventiva e Social: o que é, áreas de atuação, residência e mais;