Você já deve ter ouvido falar sobre radioterapia e outros tratamentos para o câncer, mas provavelmente sabe pouco sobre o médico radioterapeuta. Por isso, o Estratégia MED preparou este artigo. Acompanhe e aproveite!
Navegue pelo conteúdo
O que é um Radioterapeuta?
O radioterapeuta — também conhecido como radioncologista — é um médico especialista em radioterapia, o qual é responsável por escolher a melhor forma de aplicação de radioterapia contra uma neoplasia.
Vale ressaltar que a radioterapia pode ser dividida em três tipos: braquiterapia, radioterapia externa e radioisotopoterapia sistêmica, sendo diferenciadas pela posição que a fonte de radiação está em relação ao corpo do paciente.
O que faz um Radioterapeuta?
O médico radioterapeuta é o profissional que possui condição de estabelecer a melhor terapêutica possível baseada em radiação para uma neoplasia, baseado no tipo histológico e demais tratamentos oncológicos já evidenciados na literatura médica.
Além de prescrever o melhor tratamento, de maneira holística e individual, o médico também deve fazer o acompanhamento ambulatorial do paciente, sendo capaz de estabelecer medidas de controle aos efeitos colaterais do tratamento e promover seu alívio.
Dessa forma, o radioncologista é o médico responsável por prescrever o tratamento radioterápico mais adequado aos pacientes com neoplasia, independentemente do local do organismo.
Residência Médica em Radioterapia
Segundo a Resolução CNRM do MEC nº 02, de 17 de maio de 2006, a residência médica em radioterapia possui Acesso Direto, o que significa que não há como pré-requisito outra especialidade.
Quanto tempo dura a residência em Radioterapia?
A residência em radioterapia tem duração de 3 anos, segundo a Resolução já citada previamente. No primeiro ano (R1), O médico residente deve obter treinamento nos seguintes serviços:
- Cancerologia;
- Clínica Médica;
- Patologia;
- Radioterapia clínica; e
- Princípios de radiobiologia, física médica e informática.
Já no segundo ano de residência, tem-se o seguinte enfoque:
- Radioterapia clínica;
- Radiobiologia;
- Física médica com treinamento de braquiterapia (baixa, média e alta dose);
- Ressonância Magnética;
- Sistemas computadorizados de planejamentos;
- Evolução dos pacientes; e
- Urgências em radioterapia.
No terceiro ano de residência, o médico deverá consolidar as informações obtidas, associadas aos treinamentos em radiocirurgia, terapia conformacionada, técnicas de radiação de campos alargados, feixes de intensidade modulada e implantes intersticiais, além de revisar o curso de física médica.
Quanto ganha um Radioterapeuta?
Segundo o site Salário, a média salarial de um médico radioterapeuta é de R$ 9.434,47, considerando uma carga horária semanal de 23h.
Estudar por Questões
A resolução de questões é de suma importância para o preparo adequado à prova de Residência Médica. Esse método de estudo permite que o aluno se sinta mais seguro na hora de realizar as avaliações. Por isso, se você está se preparando para algum processo seletivo de residência, o Banco de Questões do Estratégia MED é seu principal aliado!
No BQMED você tem acesso a milhares de questões de Residência Médica e Revalida, com milhares delas comentadas por nossos professores. Você não pode perder essa oportunidade, clique no banner e conheça agora o Banco de Questões do Estratégia MED!
Veja também:
- ResuMED de Tumores Oculares Malignos
- ResuMED de rastreamento do câncer de mama
- Residência Médica: definição, especialidades, e muito mais
- 10 residências Médicas com mais vagas por especialidade;
- 10 especialidades médicas menos concorridas;
Por: Caterina Germino