Sexologia: o que é, atuação, residência médica e mais
Estratégia Med | Foto: Freepik

Sexologia: o que é, atuação, residência médica e mais

A Sexologia é uma área de atuação voltada para o estudo da sexualidade humana, abrangendo aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais. O objetivo é promover a saúde sexual, diagnosticando e tratando disfunções sexuais e outras questões relacionadas ao comportamento sexual. Neste texto, vamos explorar o que é a Sexologia, as áreas de atuação para os profissionais da especialidade e como é a formação através da Residência Médica. Confira!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica, revalidação de diplomas e concursos médicos, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

O que é a Sexologia

A Sexologia é uma área que estuda a sexualidade humana, abrangendo questões relacionadas ao desenvolvimento sexual, disfunções sexuais, controle de natalidade e a promoção da saúde sexual. Os especialistas dessa área são capacitados para avaliar e tratar problemas relacionados à função sexual, oferecendo soluções que envolvem desde a terapia cognitivo-comportamental até tratamentos farmacológicos.

A atuação do sexólogo inclui não apenas o diagnóstico e tratamento de disfunções sexuais, como também a promoção de educação sexual e o aconselhamento em temas sensíveis como violência sexual e repressão. O objetivo principal do profissional é promover a saúde sexual e o bem-estar dos pacientes, considerando aspectos culturais, sociais e emocionais que influenciam o comportamento sexual.

Atualmente, a especialidade de Sexologia é representada pela Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (SBRASH).

Áreas de Atuação para o profissional

Os profissionais que se especializam em Sexologia podem atuar em uma variedade de cenários. Eles são habilitados para reconhecer fatores que interferem na construção da sexualidade, como mitos, crenças e traumas. Com isso, eles desenvolvem estratégias para ressignificar esses fatores e mitigar os impactos negativos sobre a saúde sexual.

Outra importante área de atuação envolve a educação sexual. O sexólogo pode formular projetos voltados para diferentes faixas etárias, abordando desde a educação infantil até adultos. Além disso, o especialista pode oferecer aconselhamento sobre mudanças na função sexual durante o período gravídico-puerperal, contribuindo para a qualidade de vida de casais grávidos.

As disfunções sexuais, como dispareunia, vaginismo, vulvodínia e frouxidão vaginal, também são de competência do sexólogo, que realiza diagnóstico e tratamento com abordagens como terapia hormonal e intervenções cirúrgicas, como a ninfoplastia. O profissional ainda atua no tratamento de transexuais, indicando e acompanhando a terapia hormonal.

Residência Médica em Sexologia

Para se tornar especialista em Sexologia, é necessário que o médico tenha concluído a residência médica em Ginecologia e Obstetrícia ou em Psiquiatria. A seguir, ele pode ingressar no programa de residência médica em Sexologia, que tem duração de um ano, conforme aprovado pela Resolução CNRM Nº 4, de 29 de abril de 2022.

Durante esse período, o residente desenvolve competências essenciais, como a avaliação das fases da resposta sexual masculina e feminina, diagnóstico e tratamento de disfunções sexuais, e aplicação de técnicas terapêuticas como a Terapia Cognitivo-Comportamental e a Terapia Sexual. Além disso, o residente é treinado para lidar com questões como violência sexual, repressão e mitos sobre a sexualidade, desenvolvendo uma abordagem crítica e reflexiva.

Certificação e vagas

Atualmente, os programas de residência médica em Sexologia no Brasil seguem a matriz de competências aprovada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), que entrou em vigor em 2023. Ao término da residência, o profissional deve ser também capaz de realizar pesquisas científicas e apresentar seus trabalhos em congressos médicos ou publicá-los em revistas especializadas.

O processo seletivo para a residência em Sexologia segue o padrão das Áreas de Atuação, geralmente consistindo em uma prova objetiva baseada nos conhecimentos adquiridos na residência de Ginecologia e Obstetrícia ou Psicologia, além de uma análise curricular, a depender da instituição desejada.

Atualmente, uma única vaga para Sexologia está autorizada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) no Brasil. A instituição que oferta a vaga é o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP-RP).

Confira a matriz de competência do programa de Residência Médica em Sexologia:

Ainda, após cumprir a carga horária da residência médica – padrão-ouro – ou do curso de especialização em Sexologia, o profissional deve realizar a Prova de Área de Atuação em Sexologia, sob responsabilidade da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.

Gostou de saber mais sobre a especialidade? Se você tem o sonho de ingressar na residência médica de Sexologia ou em qualquer outra já em 2025, ainda há tempo! Conte com o Estratégia MED na sua preparação e escolha a melhor maneira de estudar para as provas de residência médica e tornar sua rotina mais leve.

Com o Banco de Questões do Estratégia MED você terá liberdade para estudar com um material otimizado, exclusivo e com as questões das principais bancas do país. Vem ser coruja!

BANNER_PORTAL_ (1).jpg
Você pode gostar também