Hospital Pequeno Príncipe é uma das melhores opções para Residência em Pediatria
Créditos: Shutterstock

Hospital Pequeno Príncipe é uma das melhores opções para Residência em Pediatria

Atualmente, o hospital é o único do Brasil a oferecer 35 especialidades pediátricas, além de ser referência internacional no atendimento voltado à pediatria


Desde o início de suas atividades, em 1919, o Hospital Pequeno Príncipe (HPP) tem como missão garantir a saúde infantojuvenil, oferecendo atendimentos ambulatoriais, realizando procedimentos de alta e média complexidade, propondo inovações científicas e formando profissionais na área. Para este último, há 50 anos, tornou-se Hospital de Ensino e oferece, em parceria com a Faculdades Pequeno Príncipe, programas em Residência Médica, Residência Multiprofissional, Residência em Enfermagem e cursos de especialidades. Além disso, o HPP recebe alunos dos cursos de medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e da Universidade Positivo para suas disciplinas práticas.

Por sua excelência e tradição em transformar vidas, o HPP é atualmente reconhecido mundialmente como um dos melhores hospitais pediátricos do mundo. É o que sugere o ranking da famosa revista norte-americana Newsweek.
Em 2022, apenas seis hospitais brasileiros com departamentos especializados em Pediatria estiveram presentes no ranking. O HPP se encontra na 112ª posição de 150, sendo o único representante do país fora do estado de São Paulo.

Com todo o reconhecimento e importância que o Hospital Pequeno Príncipe carrega, se tornar especialista em Pediatria por ele pode abrir muitas portas.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Pediatria no Brasil

Além de ser uma das cinco grandes áreas médicas da medicina, a Pediatria está em segundo lugar entre as quatro especialidades com mais profissionais com título de especialista, apenas atrás de Clínica Médica, de acordo com dados da Demografia Médica no Brasil (DMB) 2020, última edição divulgada.

Até o lançamento do levantamento, eram 43.699 médicos especialistas em Pediatria (10,1% do total), sendo 74,4% deste número profissionais do sexo feminino.

Os números referentes aos médicos residentes em formação também surpreendem. Em 2019, Pediatria foi citada como a segunda especialidade com o maior número de residentes: total de 5.156, sendo 1.592 residentes do primeiro ano (R1).

Outra análise interessante que o DMB 2020 nos apresenta é a distribuição de médicos especialistas em Pediatria para cada 100 mil habitantes de cada estado. Sudeste e Sul lideram como os estados com o maior número de médicos pediatras.

Mapa com a distribuição de médicos pediatras para cada 100 mil habitantes

Atualmente, há 273 programas de residência médica em Pediatria e mais de 1.800 vagas ofertadas todos os anos e por todo o país. 

Residência Médica no Hospital Pequeno Príncipe

Referência em atuação na Pediatria e um dos melhores hospitais pediátricos do Brasil e mundo, como dito anteriormente, o HPP é o único hospital no país que conta com 35 especialidades pediátricas. Pela grande variedade e importância que possui, o hospital atrai interessados do país inteiro para seus programas de residência médica.

Hoje, oferece vagas para áreas de acesso direto como Pediatria, Medicina de Família e Comunidade, além de Ortopedia e Traumatologia. Há também a possibilidade de ter uma formação continuada na área, afinal, o HPP também oferece vagas para as mais diversas subespecialidades pediátricas, como: Cardiologia, Gastroenterologia, Nefrologia, Oncologia, Reumatologia, Emergência, Anestesiologia, Cirurgias, Transplantes e muito mais!

Processo Seletivo HPP

O processo seletivo para entrada em 2022 nos programas de residência médica do Hospital Pequeno Príncipe, último finalizado, contou com 85 vagas ofertadas em 25 especialidades médicas de acesso direto e com pré-requisitos.

Composto por duas fases, o processo seletivo se deu entre os meses de setembro e dezembro de 2021 e contou com uma prova objetiva e análise curricular, além de uma prova prática para os candidatos convocados das vagas de área de atuação e Oncologia Pediátrica.

O edital para entrada em 2023 ainda não foi divulgado, mas se quiser ser o primeiro a receber informações sobre este e todos os processos seletivos de residência médica e revalidação de diplomas do país, além de novidades no universo da medicina, conteúdos técnicos, atualizações e mais, siga o Portal Estratégia MED no Google News.

Apoio ao Hospital Pequeno Príncipe

Apenas em 2021, o HPP atendeu mais de 200 mil crianças e adolescentes através de atendimentos ambulatoriais, 14 mil cirurgias, 15 mil internações, quase um milhão de exames e 284 transplantes. Parte disso só foi possível com a ajuda do próximo.

Apesar de 60% de seus atendimentos serem realizados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e de também aceitarem alguns convênios e possuir atendimento particular, o HPP é uma instituição filantrópica, sem obtenção de lucro, e precisa do apoio e contribuição da sociedade para que siga fazendo o bem ajudando milhares de vidas do país.

Para se tornar doador é fácil, basta informar seus dados, periodicidade a qual deseja doar e valor de sua doação através da página disponível no site da instituição. Caso prefira, é possível entrar em contato pelos telefones disponíveis.

O HPP também aceita doação de alimentos, roupas, brinquedos e outros materiais.

Você pode gostar também