HPP Residência Médica 2023: vagas, etapas e mais!

HPP Residência Médica 2023: vagas, etapas e mais!

Se você está interessado no concurso para Residência Médica do Hospital Pequeno Príncipe (HPP), fique atento às informações que o Estratégia MED separou neste artigo!

O Hospital Pequeno Príncipe (HPP)

O Hospital Pequeno Príncipe (HPP) é uma das estruturas integrantes da Faculdade Pequeno Príncipe (FPP). Localizado no Paraná, o HPP é a unidade voltada para a área da saúde do Complexo Pequeno Príncipe. A instituição oferece o programa de Residência Médica, além de cursos de medicina, biomedicina, enfermagem, farmácia e psicologia. São oferecidos também cursos de pós-graduação Stricto e Latu Sensu.

Edital HPP Residência Médica 2023

Quatro editais para o processo seletivo de residência médica do HPP foram divulgados e você pode conferir todos os detalhes clicando nos botões abaixo:

Especialidades e Vagas 2023

Para o processo seletivo de 2023, o HPP está oferecendo 81 vagas, elas serão distribuídas entre as seguintes especialidades e áreas de atuação:

Programas de Residência Médica

EspecialidadesVagas
Pediatria21
Cirurgia Pediátrica02
Oncologia Pediátrica02
Ortopedia e Traumatologia04
Psiquiatria da Infância e Adolescência02
Medicina da Família e Comunidade12
TOTAL43

Áreas de Atuação em Pediatria

EspecialidadesVagas
Cardiologia Pediátrica04
Neurologia Pediátrica04
Medicina Intensiva Pediátrica04
Neonatologia Pediátrica03
Nefrologia Pediátrica03
Gastroenterologia Pediátrica02
Nutrologia Pediátrica01
Reumatologia Pediátrica01
Pneumologia Pediátrica02
TOTAL24

Especialidades Médicas em Saúde da Criança e do Adolescente

EspecialidadesVagas
Cirurgia Cardíaca Pediátrica I1
Cirurgia Cardíaca Pediátrica II1
Cirurgia Genito Urinário, Transplante Renal e Vídeo Endo Urologia em Pediátria1
Anestesiologia Pediátrica4
Radiologia Pediátrica2
Otorrinolaringologia Pediátrica1
TMO Pediátrico1
Emergência Pediátrica2
Transplante Hepático Pediátrico1
TOTAL14

Processo Seletivo do HPP

O processo seletivo do Hospital Pequeno Príncipe para ingresso em 2023 contará com duas fases. A 1ª é a Prova Objetiva e a 2ª fase é composta pela Análise e Defesa do Currículo e, para algumas vagas, haverá uma Prova Prática.

Prova Objetiva

A prova objetiva, classificada como a primeira etapa, será aplicada no dia 27 de novembro, às 8h, em Curitiba e para todas as especialidades. Será uma prova de múltipla escolha, com quatro alternativas em cada questão. Confira a duração de cada prova:

Provas 1ª fase Início Término
Provas com 100 questões – Demais Especialidades8h12h
Provas com 50 questões – Áreas de Atuação, Especialidades em Saúde da Criança e do Adolescente, Oncologia Pediátrica e Cirurgia Pediátrica8h10h
Provas com 25 questões – Psiquiatria da Infância e da Adolescência8h09h

Cada candidato deverá permanecer na sala de aplicação da prova por pelo menos 1 hora e não será permitido sair com o caderno de questões.

Análise e Defesa do Currículo

A segunda etapa será composta pela análise curricular. A documentação para essa fase deve ser entregue ainda durante o período de inscrições. 

Essa etapa acontece no dia 27 de novembro de 2022 para as especialidades de Áreas de Atuação, Especialidades em Saúde da Criança e do Adolescente, Oncologia Pediátrica, Psiquiatria e Medicina da Família e Comunidade e no dia 13 de dezembro de 2022 para as demais especialidades médicas.

As especialidades de Áreas de Atuação, Oncologia Pediátrica, Psiquiatria da Infância e Adolescência e Radiologia Pediátrica farão também uma prova prática.

Quer saber mais sobre a análise curricular e a prova prática? Confira nossos artigos! O Estratégia MED está aqui para te orientar em todo o processo.

Resultados do HPP

O resultado do seletivo será divulgado no dia 16 e 21 de dezembro no site da FPP. Em caso de empate, os critérios de desempate seguirão a seguinte ordem:

  1. Maior nota na Prova Objetiva;  
  2. Maior nota na análise de currículo; e 
  3. Maior idade.

A Matrícula

O período de matrículas será realizado entres os dias 19 e 23 de dezembro de 2022, conforme convocação. No ato da matrícula, os candidatos precisam levar os seguintes documentos:

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Registro no Conselho Regional Profissional (CRM) do Paraná;
  • 02 fotografias 3X4 atualizadas;
  • Ficha de pré-matrícula devidamente preenchida;
  • Fotocópia da Carteira do Conselho Regional de Medicina do Paraná;
  • Declaração de curso referente ao último ano de um Programa de Residência Médica se for o caso;
  • Certificado de participação no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (caso tenha participado do programa);
  • Comprovante de Endereço; e
  • Cópia do RG e CPF.

Quer saber mais sobre o último edital, o caderno de prova, os gabaritos e resultados em mãos? O Estratégia MED possui um conteúdo específico de Provas e Editais HPP 2021. Com ele, você consegue baixar gratuitamente os PDFs do seletivo. Não perca essa oportunidade!

Estudar por questões

Ao estudar por resolução de questões, você consegue treinar o que aprendeu nas aulas. O aluno se sente mais seguro na hora da avaliação, pois ele já conhece o modelo de prova, quais são os assuntos mais cobrados e sabe quanto tempo demora para resolver cada questão.

Por isso, se você está estudando para algum processo seletivo para Residência Médica, confira o Banco de Questões do Estratégia MED! Nele, você estuda por milhares de questões cadastradas, muitas delas já estão comentadas por nossos professores. Não perca essa oportunidade! Venha estudar com o Estratégia MED!

Por: Nathália Diniz

Coruja VIP

Você também pode se interessar por:

Banner Estratégia MED
Você pode gostar também