O que mais cai na prova da SURCE em Cirurgia
Estratégia MED

O que mais cai na prova da SURCE em Cirurgia

Descubra com o Estratégia MED os temas mais frequentes de Cirurgia na prova da SURCE

O processo de seleção para a residência médica é um desafio que envolve a avaliação de conhecimentos e competências em diversas áreas da medicina e, dentre as disciplinas que frequentemente causam apreensão nos candidatos, a Cirurgia se destaca como uma das mais desafiadoras.

Para que você esteja preparado para o bloco de Cirurgia na prova de residência médica da SURCE — uma das maiores seleções unificadas do país, separamos os temas relevantes desta disciplina, pois uma revisão focada no que vem sendo cobrado pode fazer toda a diferença e garantir pontos importantes na avaliação. Acompanhe abaixo!

Principais temas de Cirurgia na prova da SURCE

Trauma

O Trauma é um tópico crítico para a preparação na prova de Cirurgia. Ter conhecimento na avaliação inicial do trauma, conhecida como “ABCD do trauma”, é fundamental, assim como compreender a gestão de casos de trauma torácico. 

Nutrição em Cirurgia

A Nutrição em Cirurgia também é abordada, com destaque para o projeto ERAS, ou ACERTO (Aceleração da Recuperação Total Pós-Operatória). Indicações para suporte nutricional pré e pós-operatório são mencionadas como aspectos críticos a serem considerados.

Anestesia em Cirurgia

Embora a anestesia não seja tradicionalmente uma área de destaque na prova de Cirurgia, observa-se que nos últimos anos houve um aumento na inclusão de questões relacionadas a este tema. Por isso, não deixe de se preparar para tópicos relacionados à anestesia na prova. Essa mudança ressalta a importância de compreender a administração de anestesia em procedimentos cirúrgicos.

Outros tópicos relevantes de Cirurgia na prova da SURCE

Além dos tópicos acima, há outros temas relevantes de Cirurgia para a prova de residência médica. São eles: 

  • Abdome Agudo Obstrutivo: revise sobre o manejo inicial e a conduta para cada caso específico;
  • Traumatismo Cranioencefálico e Traumatismo Raquimedular;
  • Hemorragia Digestiva Alta não varicosa e varicosa;
  • Vesícula e Vias Biliares;
  • Colecistite e Colangite Aguda;
  • Neoplasias do Estômago e Esôfago; 
  • Nódulos e Câncer de Tireoide;
  • Complicações pré e pós-operatórias;
  • Câncer de Pele;
  • Hérnias;
  • Doença de Refluxo Gastroesofágico;
  • Neoplasias Pancreáticas;
  • Queimadura;
  • Cirurgia Pediátrica, incluindo o Trato Geniturinário, Neoplasias Abdominais e Hérnia infantil;
  • Apendicite Aguda;
  • Cirurgia Vascular;
  • Polipose e Câncer Colorretal; e
  • Cirurgia Bariátrica.

Cada um desses tópicos desempenha um papel importante na preparação dos candidatos e devem ser estudados com cuidado, uma vez que podem ser abordados na prova.

Aproveite e confira “Cirurgia – O que mais cai na prova de Residência Médica da SURCE” transmitido em nosso canal do Youtube:

Prepare-se para a SURCE 2024 com o Estratégia MED 

Confira na prática uma das questões aplicadas no bloco de Cirurgia da SURCE:

Uma equipe de resgate do SAMU é acionada para atender uma vítima de acidente de Jet Ski que, após colisão frontal, apresenta trauma facial grave. O paciente apresenta-se com rosto desfigurado e há grande quantidade de sangue saindo pelos ferimentos da face. Ele emite sons de difícil compreensão devido à dificuldade de respirar, por aspiração constante de sangue. O paciente é colocado na maca com proteção cervical. Apesar da grande deformidade da mandíbula, é possível observar afundamento do palato, sangue e fragmentos ósseos na cavidade oral e edema de glote. Há líquido claro e sangue que se exterioriza através do nariz. O paciente está pálido e com extremidades cianóticas. Que medida deve ser tomada imediatamente para esse paciente?

a) Traqueostomia.

b) Cricotireoidostomia.

c) Intubação nasotraqueal.

d) Intubação orotraqueal com Bougie.

Conhecer as particularidades da prova da SURCE pode fazer toda a diferença na sua preparação. Com dedicação, foco e estratégia, você estará preparado para enfrentar as questões de Cirurgia, bem como de outras áreas, alcançando o sucesso nessa etapa crucial.

Com o Banco de Questões do Estratégia MED, você poderá aproveitar todos os recursos disponíveis, incluindo a resolução comentada da questão apresentada. Confira o depoimento de um de nossos aprovados na SURCE 2023:


Sabrina Soares Timbo
3º Lugar em Pediatria

A minha preparação para a prova de Residência Médica foi voltada para a SURCE e o SPRINT de Reta Final do Estratégia MED, com certeza, me ajudou bastante a alcançar o meu objetivo. Os professores extremamente capacitados, as aulas sobre os temas mais abordados da banca e os comentários das questões de provas anteriores fizeram a diferença. Sou fã do EMED e de todos os professores dessa equipe!


Banco de questões Medicina
Você pode gostar também
HOB 2021: Provas e Editais
Leia mais

HOB 2021: Provas e Editais

Está cansado de não saber onde procurar as provas, editais, gabaritos e resultados dos concursos de Residência Médica?…