Quer saber como é a prova da AMRIGS antes de prestá-la? O Estratégia MED preparou este artigo para te ajudar a conhecer a prova e descobrir quais assuntos precisa estudar para ser aprovado no exame!
Navegue pelo conteúdo
O que é a AMRIGS?
A Associação Médica do Rio Grande do Sul existe desde 1951 e é uma instituição pública de saúde que envolve, em um só órgão, os médicos de todo o estado. Além disso, ela organiza a comunicação com os profissionais e defende seus interesses.
A AMRIGS também organiza o Processo Seletivo Unificado para Residência Médica do Rio Grande do Sul em conjunto com a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec). É a Fundação que coordena as questões técnico-administrativas da Prova AMRIGS.
O processo seletivo é reconhecido em todo o país como uma das avaliações mais importantes para o ingresso na residência médica bem como uma das provas mais concorridas. Para o exame de 2021, a AMRIGS ofereceu mais de 700 vagas de residência médica.
Instituições Participantes da Prova AMRIGS
Desde 2014, órgãos de saúde de outros estados começaram a fazer parte do concurso. É o caso da Associação Catarinense de Medicina (ACM), da Associação Médica do Mato Grosso do Sul (AMMS), e da Associação Médica Brasileira (AMB).
Algumas das principais instituições envolvidas são:
- Hospital Moinhos de Vento;
- Hospital Ernesto Dornelles;
- Hospital Conceição (GHC); e
- Hospital São Vicente de Paulo.
Para conferir a lista completa, clique aqui!
Conteúdo da prova AMRIGS
O conteúdo está disposto em questões objetivas, que abrangem os tópicos dos programas de residência médica e suas referências bibliográficas, conforme o edital, e são distribuídos em cinco grandes áreas da medicina:
- Clínica Médica/Medicina Interna;
- Cirurgia Geral;
- Obstetrícia/Ginecologia;
- Pediatria; e
- Medicina Preventiva e Social.
Dentre as provas de Acesso Direto, os conteúdos previstos são de acordo com as áreas médicas citadas no edital, veja alguns temas principais:
Clínica Médica
- Doenças dermatológicas, infecciosas, neurológicas, psiquiátricas, endócrinas e do metabolismo;
- Manifestações comuns de doenças;
- Nutrição;
- Particularidades do paciente idoso; e
- Terapia Intensiva.
Cirurgia Geral
- Bases da cirurgia;
- Clínica Cirúrgica;
- Anatomia cirúrgica; e
- Técnicas cirúrgicas.
Obstetrícia e Ginecologia
- Assistência pré-natal;
- Medicina fetal;
- Reprodução humana;
- Sexologia; e
- Ginecologia infanto-juvenil.
Pediatria
- Neonatologia;
- Pediatria Clínica;
- Afecções da Criança e do Adolescente;
- Alterações Nutricionais e Metabólicas da Criança e do Adolescente;
- Emergências da Criança e do Adolescente;
- Transplantes em Pediatria; e
- Promoção da Saúde da Criança e do Adolescente.
Medicina Preventiva e Social
- Epidemiologia;
- Ética;
- Medicina de Reabilitação/Fisiatria; e
- Saúde Pública.
Estes não são os únicos temas. Para mais sobre o conteúdo previsto, você pode dar uma olhada no Edital AMRIGS 2020/2021.
Para as especialidades com Pré-Requisito, o candidato deve basear-se nos conteúdos de maior relevância para o pré-requisito que compõe a prova. Serão consideradas, também, as referências bibliográficas de autores consagrados na área.
A prova AMRIGS teórico-objetiva
O exame AMRIGS possui uma única fase, tanto para as especialidades de Acesso Direto, quanto as com Pré-Requisito, que é a Prova Objetiva.
Acesso Direto
A prova de Acesso Direto ocorre quando a especialidade escolhida não necessita que o candidato tenha algum pré-requisito ou especialização prévia, apenas a graduação em medicina. Em 2020, o número de inscritos foi de 9.879.
Estrutura da prova
- Duração de 5 horas; e
- Número de questões: 100 questões de múltipla escolha, no estilo ABCD.
A nota final (NF) é a soma dos pontos obtidos na Prova Teórico-objetiva (TO).
Os componentes da prova são:
- Clínica Médica/Medicina Interna;
- Cirurgia Geral;
- Obstetrícia e Ginecologia;
- Pediatria; e
- Medicina Preventiva e Social.
Há 20 questões para cada componente e cada questão vale 1 ponto, totalizando 100 pontos como a nota máxima da prova.
Pré-requisito
A modalidade de Pré-Requisito requer que o participante já tenha cursado uma determinada especialidade antes, pois, na prova, os conteúdos envolvem especificidades desta especialidade anterior.
Estrutura da prova
- Duração de 3 horas; e
- Número de questões: 30 questões objetivas que abrangem os tópicos do(s) pré-requisito(s) necessários para ingresso no processo.
Cada questão vale 3 pontos. Sendo assim, a pontuação máxima é de 90 pontos. Não há a possibilidade de arredondamento de notas.
A nota final (NF) será a soma dos pontos obtidos na Prova Teórico -objetiva (TO), conforme cálculo abaixo:
NF = (Pontos TO / 90) x 100, sendo NF = Nota Final
Mais informações sobre o edital do processo AMRIGS, vagas disponibilizadas e relação candidato/vaga, você encontra nesse artigo do Estratégia MED. Confira!
Não deixe de acompanhar o Estratégia MED aqui no nosso blog, sempre trazemos as novidades do exame e dicas imperdíveis! Também nos siga nas nossas redes sociais e no nosso canal no YouTube, temos programações feitas sob medida para você que quer ser aprovado no exame AMRIGS!