Você sabia que cada vez mais vagas para Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade são divulgadas pelas instituições? Entre 2010 e 2019, houve um aumento de 469,6% na oferta das vagas, porém, grande parte ainda permanece ociosa. Se você quer mudar essa realidade e agregar à atenção primária do país, confira quais foram os programas de residência médica mais buscados na área! Continue no texto e saiba quais foram as 10 residências mais concorridas de Medicina de Família e Comunidade no último ano.
Navegue pelo conteúdo
Residência em Medicina de Família e Comunidade
A Medicina de Família e Comunidade (MFC) é uma especialidade médica focada na saúde contínua e abrangente, prestando assistência aos cidadãos de uma maneira versátil. Para conseguir esses resultados, o médico enfatiza o tratamento na família e na pessoa, além de orientar toda a comunidade.
A idade e condições dos pacientes atendidos são as mais variadas: desde bebês até idosos e grávidas. Além disso, o profissional não age apenas quando surge algum problema de saúde, ele também pode atuar na prevenção, cura e reabilitação de distúrbios crônicos, por exemplo.
Um dos propósitos da profissão é estabelecer com o paciente uma boa comunicação, centrada na abordagem familiar e comunitária, reconhecendo que as interações com outros é uma parte fundamental dos processos de saúde e tratamentos.
Para se tornar um especialista da área, o profissional deve realizar a Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, especialidade médica de acesso direto e com duração de 2 anos.
Saiba mais sobre a profissão: Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade: rotina, remuneração, estudos e mais!
As 10+ concorridas em Medicina de Família e Comunidade
Abaixo, você vai conferir a lista das 10 provas/programas de residência médica em que a especialidade de Medicina de Família e Comunidade ficou com as maiores relações candidato/vaga do Brasil, ou seja, onde a residência de Medicina de Família e Comunidade foi mais concorrida.
Usando os dados dos processos de 2023/2024, a seleção abrange as concorrências oficiais divulgadas pelas bancas e seleções no último ano, bem como as relações exclusivas elaboradas pelo Estratégia MED, sempre se baseando nos documentos oficiais das instituições. Essa relação é elaborada a partir do número de inscritos que um dado programa recebe, dividido pelo número de vagas ofertadas pela instituição. Assim, descobre-se a relação candidato/vaga: quantos candidatos estão disputando por cada vaga no processo.
1. AMRIGS – Escola de Saúde Pública – Canoas
O programa de residência mais concorrido na especialidade de Medicina de Família e Comunidade com ingresso em 2024 foi o ofertado pela Escola de Saúde Pública, em Canoas (RS). A seleção para ingresso no programa foi a da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), composta por 100 questões de múltipla escolha, no modelo ABCD. Apenas a 1ª etapa, prova objetiva, é realizada sob responsabilidade da AMRIGS.
No total, 23 candidatos se inscreveram para uma vaga ofertada, o que deixou como 23 a relação candidato/vaga.
Saiba mais sobre a seleção: Residência Médica AMRIGS: inscrições, edital, vagas e mais!
2. AMRIGS – Hospital de Aeronáutica de Canoas
Com uma concorrência de 22,5 candidatos por vaga, o Hospital de Aeronáutica de Canoas, ocupa a 2ª colocação de programa de Medicina de Família e Comunidade mais concorrido. A instituição ofereceu 2 vagas e logrou 45 inscritos para a especialidade, deixando a relação candidato/vaga em 22,5. A seleção para o programa também aconteceu por meio da AMRIGS.
3. AMRIGS – Escola de Saúde Pública (Farroupilha)
A terceira posição fica para a Escola de Saúde Pública, unidade Farroupilha, também participante do Processo Seletivo Unificado da AMRIGS. Para 2024, a instituição ofertou 1 vagas e contou com a inscrição de 13 candidatos, ou seja, 13 candidatos interessados para cada vaga.
4. AMRIGS – Hospital Unimed
Na quarta colocação está o programa oferecido pelo Hospital Unimed, também partipante da AMRIGS, que obteve uma relação candidato/vaga de 13 para a especialidade de Medicina de Família e Comunidade na seleção para ingresso em 2024. Ao todo, foram contabilizados 13 inscritos para 1 vaga ofertada.
5. AMRIGS – Secretária Municipal de Saúde de Joinville
Com uma concorrência de 12,83 candidatos por vaga, a Secretária Municipal de Saúde de Joinville ocupa a 5ª colocação na relação de programas mais concorridos para Medicina de Família e Comunidade. A instituição ofereceu 6 vagas para a especialidade por meio do exame AMRIGS e 77 candidatos se inscreveram.
6. SURCE – UFC – HUWC
Parar ingressar em Medicina de Família e Comunidade no Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (UFC-HUWC), os interessados precisaram superar 12,28 candidatos para cada vaga ofertada. Ao todo, a instituição ofereceu 7 vagas para a especialidade e 86 candidatos se inscreveram.
O programa é ofertado por meio da Seleção Unificada para Residência Médica no Estado do Ceará, a SURCE. A primeira fase todos os candidatos inscritos são avaliados por meio de uma avaliação teórica e objetiva com 100 questões. Os candidatos que garantem no mínimo 50% de acertos na avaliação da primeira etapa são classificados para a 2ª fase composta pela Análise Curricular.
Confira tudo sobre o processo seletivo: Residência Médica SURCE: confira detalhes sobre a edição 2024
7. SURCE – ESP-REDE
Na sétima colocação está o programa da Escola de Saúde Pública do Ceará, ofertado pela SURCE. O programa obteve uma relação candidato/vaga de 12 na seleção com ingresso em 2024. Ao todo, foram contabilizados 120 inscritos para 10 vagas ofertadas.
8. AMRIGS – FEEVALE – Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (ASPEUR) Campo Bom
A oitava posição fica para o mais um programa da AMRIGS, dessa vez para a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (ASPEUR), da Universidade Feevale, localizada no município de Campo Bom. Para 2024, a instituição ofertou 1 vaga e contou com a inscrição de 11 candidatos, ou seja, 11 candidatos interessados para cada vaga.
9. SURCE – UFCA
Em 9º lugar, há o programa da Universidade Federal do Cariri (UFCA), ofertado pela SURCE. O programa de Medicina de Família e Comunidade teve uma concorrência de 11 candidatos por vaga em 2023/2024. Ou seja, 22 candidatos se inscreveram para 2 vagas ofertadas.
10. USP-SP
Com uma concorrência de 10,7 candidatos por vaga, a Universidade de São Paulo (USP-SP) ocupa a 10ª colocação na relação de programas mais concorridos para Medicina de Família e Comunidade. A instituição ofereceu 10 vagas para a especialidade e 107 candidatos se inscreveram.
Para ingressar em Medicina de Família e Comunidade, o seletivo da USP-SP envolve duas fases. A 1ª fase é constituída pela Prova Objetiva e a 2ª fase composta pela Análise e Arguição Curricular para todas as especialidades, com exceção das especialidades de Áreas de Atuação e Anos Adicionais, que contam com a aplicação de uma Prova de Habilidades Específicas.
Para saber tudo sobre a seleção, acesse: Residência Médica USP-SP: vagas, concorrência e mais!
Quer ser um dos próximos aprovados em Medicina de Família e Comunidade dessas excelentes instituições? Não fique para trás! Com o Estratégia MED você pode escolher a melhor maneira de estudar e garantir a sua vaga na residência médica em 2025. Você tem a chance de se preparar por meio da resolução de questões presentes em nosso Banco de Questões, que em maio de 2023 contava com quase 190 mil questões cadastradas. Vem ser coruja!
Veja também:
- Residência Médica: definição, especialidades, e muito mais
- Residência Médica em Clínica Médica: rotina, remuneração, estudos e mais
- Residência Médica em Acupuntura: rotina, remuneração, estudos e mais
- Residência Médica em Medicina Esportiva: rotina, remuneração, estudos e mais
- Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia: rotina, remuneração, estudos e mais
- Residência Médica em Endoscopia: rotina, remuneração, estudos e mais
- Residência Médica em Clínica Médica: rotina, remuneração, estudos e mais
- Residência Médica em Infectologia: rotina, salário e mais
- Residência Médica em Neurologia: rotina, remuneração, estudos e mais
- 10 residências Médicas com mais vagas por especialidade
- 10 especialidades médicas menos concorridas
- Dicas para começar bem a Residência Médica