Enare 2021: divulgado o resultado da 1ª oportunidade de escolha para admissão!

Enare 2021: divulgado o resultado da 1ª oportunidade de escolha para admissão!

Finalmente chegou a hora de você saber, futuro residente, se sua primeira escolha no Enare 2022 deu certo! Acabou de ser divulgado o 1º de escolha do Enare 2021/2022, confira:

O arquivo está organizado em hospital, programa e ordem de classificação. Você pode conferir aqui também o resultado final, por pontuação, do Enare 2021:

O Enare, nesta edição, conta com mais de 2.421 vagas e 18.636 inscritos. Destes, 15.785 inscritos são apenas para as especialidades de Acesso Direto. O processo seletivo foi composto por uma Prova Objetiva e uma Análise Curricular, já a nota final foi calculada da seguinte forma:

Nota final (NF) = (Nota da 1ª Etapa x 9) + (Nota da 2ª Etapa x 1) + (Pontuação Adicional*)

*PROVAB ou PRMGFC, caso o candidato tenha direito.

O resultado final, com a nota final dos candidatos por especialidade, foi divulgado no fim do dia 2 de fevereiro de 2022 e o início da escolha de vagas já é no dia 3 de fevereiro. Confira a seguir o cronograma pós-resultado final e da escolha de vagas!

Cronograma da escolha de vagas

  • Resultado Final: 02/02/2022;
  • 1ª oportunidade para escolha de instituição: 03/02 até às 23h59min do dia 07/02;
  • Resultado 1ª oportunidade: 08/02;
  • 2ª oportunidade para escolha de instituição: 09/02 até às 23h59min do dia 11/02;
  • Resultado 2ª oportunidade: 14/02; e
  • Registro e Matrícula: fevereiro de 2022 (previsão).

Os horários acima referem-se ao Horário de Brasília. As convocações para matrícula serão publicadas no site do Enare, devendo o candidato manter-se atento para não perder o prazo de convocação. Agora, confira abaixo mais detalhes da escolha de instituições!

Como será a escolha de vagas do Enare 2021?

O ENARE vem sendo chamado, inclusive pelo Ministério da Educação, de “o Enem da Residência Médica“. De fato, seu sistema de classificação final se assemelha muito com a relação Enem e Sisu: o candidato sai com a nota alcançada na especialidade escolhida após as provas e análise curricular e utiliza a pontuação final para escolher, dentre as instituições participantes, onde irá realizar a Residência Médica. A escolha para admissão se dará em duas oportunidades. 

O sistema ficará aberto para a 1ª oportunidade de escolha entre os dias 3 e 7 de fevereiro e cada candidato deve sinalizar até 2 instituições que ofereçam a especialidade definida pelo participante no momento de inscrição. Após isso, a 1ª classificação por instituição sairá no dia 8 de fevereiro e irá privilegiar os candidatos inscritos com as melhores notas, determinando quem ficará com as vagas.

Após essa primeira chamada, o sistema será reaberto do dia 9 a 11 de fevereiro para que as vagas ociosas sejam preenchidas na 2ª oportunidade de escolha. Apenas os candidatos não classificados dentro das vagas disponíveis na primeira oportunidade poderão realizar novamente as escolhas. O resultado da 2ª oportunidade sairá no dia 14 de fevereiro de 2022

Em caso de empate de notas, terá preferência, na ordem, o candidato que:

  1. tiver maior idade, dentre os candidatos com idade igual ou superior a 60 anos;
  2. Obtiver maior pontuação no exame escrito; ou
  3. Candidato com mais idade, considerando dia, mês, ano, hora e minuto do nascimento.

Assim como o SISU, a lista de escolhas e classificações dos candidatos por especialidade e instituição será atualizada diariamente, às 0h, dentro do prazo estabelecido para escolha de vagas. Além disso, é possível desistir ou alterar suas opções quantas vezes julgar conveniente, enquanto durar o período determinado para escolha. Somente será considerada válida a última inscrição confirmada. 

Lembre-se de acompanhar dia a dia o status da escolha e verifique se está dentro da classificação apontada ou dentro da nota de corte. A nota de corte é apenas uma referência para auxiliá-lo a decidir a instituição desejada. Muitos candidatos pecam nesse processo e acabam perdendo a oportunidade de serem aprovados na 1ª chamada.

Por isso, acompanhe com cuidado a sua inscrição. A nota de corte varia de acordo com o número de inscritos naquela especialidade/instituição e suas respectivas notas. Se em algum momento a nota de corte for maior que a sua nota total, você poderá alterar a sua opção de instituição para que se enquadre na sua situação.

Caso não consiga ser aprovado em nenhuma das duas oportunidades, no dia 11 de fevereiro, o candidato poderá solicitar a inclusão de sua inscrição na Lista de Espera do Enare, que será disponibilizada para as instituições que ainda possuírem vagas ociosas após as duas oportunidades. Apenas será incluso na Lista de Espera o candidato que não estiver dentro de nenhuma chamada até então.

Instituições e vagas do ENARE 2021

Já sabe qual instituição irá escolher? Este ano, 76 instituições estão ofertando vagas para Residência Médica no Enare. Dentre o número, confira os Hospitais com mais vagas:

Instituições Vagas
Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais221
Hospital Federal dos Servidores do Estado120
Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão106
Hospital Universitário Antônio Pedro – Universidade Federal Fluminense96
Hospital Universitário de Brasília91

Quer consultar a lista completa de instituições e o número de vagas por região do Brasil? Confira esse texto do nosso Portal e já prepare quais serão as suas apostas!

Concorrência do ENARE 2021 por especialidade

Quer ter uma noção da concorrência do Enare? O Portal do Estratégia MED preparou, em primeira mão para você, a relação candidato por vaga para especialidades de Acesso Direto do ENARE 2021. Confira as três mais concorridas:

Programa Vagas Inscritos Concorrência
Neurocirurgia1131028,18
Psiquiatria52140226,9
Otorrinolaringologia2249422,45

Para conferir a concorrência das demais especialidades, veja aqui o artigo com a relação candidato/vaga completa no nosso Portal!

Gostou do conteúdo? Não esqueça de favoritar o nosso portal para não perder nenhuma notícia do universo da Residência Médica!

Coruja VIP

Você também pode se interessar por:

Você pode gostar também