Urologia: o que é, residência médica, atuação e mais
Foto de Banco de Imagens – Shutterstock

Urologia: o que é, residência médica, atuação e mais

Tem curiosidade em conhecer um pouco mais sobre a especialidade Urologia? Chegou ao lugar certo! Confira com o Estratégia MED os principais detalhes sobre a área responsável pelo cuidado ao sistema urinário e sistema reprodutor masculino.

O que é Urologia

A Urologia é a especialidade médica dedicada à prevenção, diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico de doenças relacionadas ao sistema urinário de homens e mulheres e também do sistema reprodutor masculino.

O médico urologista, como é conhecido o especialista da área, tem papel fundamental no cuidado da saúde urológica de seus pacientes ao tratarem de condições como incontinência urinária, infecções do trato urinário, cálculos renais e até mesmo em condições mais complexas como câncer de próstata em pessoas com órgãos sexuais masculinos.

Por ser uma subespecialidade cirúrgica, os médicos urologistas também estão capacitados a realizarem cirurgias urológicas, incluindo procedimentos minimamente invasivos, laparoscópicos e robóticos.

De acordo com a Demografia Médica 2023, no Brasil há 5.820 médicos urologistas e um total de 6.690 registros. A representante oficial da especialidade é a Sociedade Brasileira de Urologia.

Áreas de atuação do Urologista

Com ampla área de atuação, o médico urologista pode optar por trabalhar em consultório particular ou clínicas especializadas, hospitais, centros de pesquisas e até mesmo com educação.

Nas atividades recorrentes da especialidade, o urologista poderá atuar com consulta clínica para avaliação de pacientes, realização de exames físicos, solicitação de exames de imagens e complementares, prescrição de medicamentos e procedimentos cirúrgicos que incluem retirada de tumores, cirurgias de próstata e de rins, reconstrução e mais.

Já o profissional que deseja seguir carreira voltada para pesquisa e ensino poderá participar de estudos clínicos para descoberta de novos tratamentos e técnicas cirúrgicas, publicar artigos científicos e também atuar como docente em instituições de ensino superior, preceptoria em residência médica e ministrar palestras e cursos para profissionais da área.

Residência Médica em Urologia

Para se tornar especialista em Urologia, o médico precisa realizar a residência médica na especialidade com duração de 3 anos. Porém, por ser uma subespecialidade cirúrgica e com pré-requisito exigido em sua formação, é necessária a conclusão prévia na residência médica em Cirurgia Geral.

Segundo a matriz de competências aprovada pela Comissão Nacional de Residência Médica, o médico residente em Urologia será treinado e qualificado em Andrologia, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Endourologia e Laparoscopia, Imagem em Urologia, Biópsias Dirigidas, Litíase e Litotripsia, Transplante Renal, Urologia Feminina e Geral, Uroneurologia e Urodinâmica, Oncologia Urológica e Urologia Pediátrica.

Com a conclusão do programa, é possível a obtenção do Título de Especialista a partir do exame de suficiência aplicado pela SBU.

Seleção e Vagas autorizadas no Brasil

Seguindo a resolução atualizada pela Comissão Nacional de Residência Médica, os processos seletivos para ingresso nos programas de residência em Urologia devem contar, obrigatoriamente, com uma prova de conhecimento teórico composta de questões objetivas, de caráter classificatório e eliminatório, com conteúdo correspondente ao pré-requisito exigido.

Outras etapas ficam a critério da instituição responsável pela seleção e podem contar com análise curricular — comumente aplicada —  entrevista e prova prática.

No Brasil, há mais de 700 vagas autorizadas na especialidade distribuídas pelo país. Confira algumas das instituições com programa de residência médica em Urologia:

Se Urologia é a sua opção para ingressar na residência médica em 2024, ainda há tempo de se preparar! Com o Curso Intensivo Residência Médica do Estratégia MED você terá à disposição um material otimizado, feito exclusivamente por um time de professores especialistas e focado no que as principais bancas do país cobram. Vem ser coruja!

Curso Intensivo de Residência Médica - Estratégia MED
Você pode gostar também
quanto ganha um clínico geral?
Leia mais

Quanto ganha um clínico geral?

Você considera ingressar na residência médica em Clínica Médica e quer saber mais sobre quanto ganha o clínico…