Como é a Residência Médica de Dermatologia no IAMSPE
Créditos: Estratégia MED

Como é a Residência Médica de Dermatologia no IAMSPE

Dermatologia está entre as especialidades que mais se destacaram nos últimos dez anos. É o que mostra o último levantamento divulgado através do Demografia Médica 2023.

Entre 2012 e 2022, o número em registros de profissionais com a especialização na área praticamente dobrou e fez com que a especialidade alcançasse uma taxa de crescimento de 92,8% e, na última temporada de processos seletivos para ingresso na residência médica podemos notar que a tendência se mantém.

Com vagas ofertadas em grandes seleções, Dermatologia garantiu sua presença entre as especialidades mais concorridas do último ano e o programa ofertado pelo IAMSPE se destaca com uma concorrência de 83,67 candidatos por vaga.

Então, se deseja fazer parte do time que hoje conta com 10.336 profissionais e quer conhecer um pouco sobre a rotina da residência médica em uma grande instituição como o IAMSPE, confira como foi o bate-papo com o Dr. Bruno Souza, ex-residente do programa e parte do time de professores especialistas do Estratégia MED, sobre “Como é o programa de Residência Médica de Dermatologia no IAMSPE”.

Conheça o IAMSPE

Após sua criação em 1952 como Departamento de Assistência Médica, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE) recebeu este nome após sua vinculação com a Secretaria da Fazenda e oferece desde então atendimento à servidores públicos do estado de São Paulo e seus dependentes.

Com o Hospital do Servidor Público Estadual como maior referência, hoje, o IAMSPE possui uma rede própria de saúde presente em mais de 170 municípios paulistas, composta por hospitais, laboratórios, clínicas e uma extensa lista de médicos que atendem, sem custo adicional, em consultórios particulares.

Para 2023, em sua última edição finalizada, o IAMSPE ofereceu 247 vagas distribuídas entre especialidades de Acesso Direto, com Pré-Requisito e Áreas de Atuação.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica, revalidação de diplomas e concursos médicos, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Como é a Residência Médica em Dermatologia no IAMSPE

Com 3 anos obrigatórios, desde 2021 os médicos residentes que ingressaram ou que ainda desejam ingressar na residência médica de Dermatologia garantiram desde o início da formação, três anos focados completamente na área.

Até 2020, Dr. Bruno Souza comenta que os médicos residentes ao ingressarem especialidade tinham em seu primeiro ano foco em Clínica Médica, atendendo principalmente em esquema de plantões. Porém, com a mudança feita em âmbito nacional pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) junto ao Ministério da Educação (MEC), atualmente, desde o primeiro ano os médicos residentes já começam os aprendizados na especialidade, separando apenas um único mês da carga horária total para atendimento na emergência. E mesmo com a mudança positiva para a formação, Bruno enfatiza a importância dos estudos na Clínica Médica e que isso ajuda muito durante a sua especialização, principalmente conhecimento em Reumatologia.

Quando perguntado sobre hierarquia no programa de residência médica do IAMSPE, o Dr. Bruno compartilha que a instituição conta com um ambiente tranquilo e por ser uma instituição sem vínculo a alguma Universidade, não há “gente da casa” e todos que chegam são pessoas novas e na mesma situação, com tendência de um ajudar ao outro. Bruno também ressalta a quantidade de pessoas de fora do estado de São Paulo atuando no Hospital do Servidor e comenta que ao ingressar na instituição, entre os 9 residentes (contando R1, R2 e R3) de Dermatologia, apenas uma era de São Paulo.

Com a tranquilidade de que está em um ambiente confortável, durante o primeiro ano os residentes irão aprender sobre lesões elementares, sobre como descrever uma lesão, algo de extrema importância e, a dar diagnósticos simples. Já em seu segundo ano, os residentes passarão a ter contato com procedimentos cirúrgicos, sendo dois meses completamente voltados para isso, assim como no último ano, além do foco em Patologia.

Ainda sobre Patologia, Souza destaca o serviço no Hospital do Servidor e cita sua importância para a área Dermatológica, afinal, dificilmente se pede exames complementares como radiografia e eletrocardiograma, mas o profissional terá muito contato com biópsias em sua carreira, por isso é de suma importância compreender o laudo de um Patologista para o melhor diagnóstico e tratamento de seu paciente.

Ainda sobre os lados positivos de fazer a residência médica em Dermatologia no IAMSPE, Dr. Bruno divide que pela instituição não estar vinculada e não oferecer serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e por funcionar como um plano de saúde, o programa no Instituto será um grande simulador de como será a rotina do dermatologista ao praticar e ver como serão as demandas e cobranças de pacientes, e o médico vê isso como uma vantagem para o dia a dia do profissional.

Se o seu foco é trabalhar com Estética, saiba que cursos complementares serão necessários. Bruno alerta que dificilmente o residente sairá da formação dominando a área, independente da instituição, mas terá noções ao ter contato com alguns procedimentos. Sobre possíveis subespecializações na área, Dr.Bruno diz que poucos lugares oferecem subespecialidades de Dermatologia e que este mercado está crescendo apenas agora, mas destaca que os residentes do Hospital do Servidor contam com um serviço forte em Tricologia – estudos do couro cabeludo, e sairão com uma boa formação na área, algo que muitos dermatologistas hoje desejam ter e correm atrás de formação complementar.

Para quem deseja garantir uma renda extra, por possuir uma carga horária mais tranquila se comparada com programas de outras especialidades, conciliar a residência de Dermatologia com plantões por fora é possível.

E para o mercado de trabalho Bruno alerta sobre a importância da Prova de Título da SBC e que torna-se algo obrigatório pois dificilmente conseguirá trabalho na área sem o título de especialista. Ao ser perguntado sobre os estudos, diz que o Hospital do Servidor não tem um direcionamento nessa parte, mas que há o lembrete e cobrança de sua importância.

Com formação finalizada e título de especialista, apesar de não faltar trabalho, com a grande alta de profissionais na área o ingresso no mercado particular pode ser difícil. Para conseguir um grande número de pacientes demora, e Bruno ressalta a importância de um bom marketing nas redes sociais se esse for o caminho que o profissional deseja tomar.

Para mais detalhes sobre o programa de residência médica em Dermatologia no IAMSPE, não deixe de conferir a entrevista completa com o Dr. Bruno Souza:

O processo seletivo de Residência Médica do IAMSPE

Para ingressar em um dos programas de residência médica ofertados pelo IAMSPE, os participantes da seleção serão avaliados em até três fases.

Em 2023, os candidatos inscritos para Dermatologia passaram primeiramente pela aplicação da prova objetiva, composta por 80 questões de múltipla escolha com conteúdo baseado nas cinco grandes áreas da medicina: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Medicina Preventiva e Social, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia. No mesmo dia, os candidatos também foram avaliados através da prova prática de casos clínicos, porém, só tiveram suas respostas corrigidas os 18 candidatos com as melhores classificações na prova anterior.

Com o resultado definitivo da 1ª e 2ª fases divulgados, os candidatos de Dermatologia convocados para a terceira etapa tiveram seus currículos analisados, além de participarem de uma entrevista com a banca examinadora.

Estudando para a Residência Médica com o Estratégia MED

Os processos seletivos para a Residência Médica tendem a ser muito concorridos, principalmente em grandes instituições como IAMSPE e seleções unificadas como a do SUS-SP e ENARE. Por isso, para garantir a sua vaga, é essencial estudar por um conteúdo otimizado e focado no que as bancas cobram.

A partir da Engenharia Reversa, método usado pelo time de professores especialistas do Estratégia MED, nosso conteúdo é pensado e elaborado exclusivamente com base na análise de provas anteriores, estilos de banca, prevalência de temas cobrados, atualizações na área médica e muitos mais. Vem ser coruja!

Curso Extensivo Residência Médica

Você pode gostar também