Os 10 programas de Dermatologia mais concorridos
Créditos: Unsplash

Os 10 programas de Dermatologia mais concorridos

Confira agora mesmo quais foram os 10 programas de Dermatologia mais concorridos em 2023 nas provas de Residência Médica

Você tem o sonho de realizar a residência médica em Dermatologia? A especialidade é uma das mais concorridas atualmente e, em 2023, alcançou uma das relações candidato/vaga mais altas do Brasil em uma das melhores instituições de São Paulo. Ficou curioso? Siga no texto e já prepare o coração para saber quais foram as 10 seleções mais concorridas para dermatologia em 2023.

Residência em Dermatologia

Como uma das áreas específicas da medicina, a dermatologia é a especialidade que cuida de patologias que acometem a pele, os pelos, as mucosas, o cabelo e as unhas das pessoas. A especialidade agrupa toda a parte clínica, cirúrgica e também a cosmiátrica da profissão.

A Dermatologia entra nas especialidades de Acesso Direto, ou seja, aquelas que não requerem nenhum outro tipo de formação, além da graduação em medicina. A Residência tem duração total de 3 anos, um ano voltado para a formação básica em clínica médica e os outros dois direcionados à especialização.

Saiba mais sobre a profissão: Residência Médica em Dermatologia: rotina, remuneração, estudos e mais!

As 10+ concorridas em Dermatologia

Abaixo, você vai conferir a lista das 10 provas para residência médica em que a especialidade de Dermatologia ficou com as maiores relações candidato/vaga do Brasil, ou seja, onde a residência de Dermatologia foi mais concorrida.

Usando os dados dos processos de 2022/2023, a seleção abrange as concorrências oficiais divulgadas pelas bancas e seleções no último ano, bem como as relações exclusivas elaboradas pelo Estratégia MED, sempre se baseando nos documentos oficiais das instituições. Essa relação é elaborada a partir do número de inscritos que um dado programa recebe, dividido pelo número de vagas ofertadas pela instituição. Assim, descobre-se a relação candidato/vaga: quantos candidatos estão disputando por cada vaga no processo.

1. Hospital Sírio-Libanês

Um dos programas de residência mais concorridos de 2023 foi justamente o de Dermatologia no Hospital Sírio-Libanês, sendo também o mais concorrido da especialidade com 156 candidatos por vaga. Ao todo, 468 pessoas se inscreveram para apenas 3 vagas ofertadas pelo hospital em edital.

Em 2023, o processo seletivo para entrada no Hospital Sírio-Libanês contou com duas fases: a prova objetiva e análise curricular. Para o programa de Dermatologia, a prova contou com 100 questões de múltipla escolha, divididas entre os assuntos das cinco grandes áreas de medicina.

Confira mais sobre o Sírio-Libanês e sua prova: Hospital Sírio-Libanês 2023: edital para residência médica, vagas e mais!

2. AMRIGS – UFSM

A segunda prova mais concorrida para o programa de Dermatologia em 2023 foi a prova da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), especificamente para o programa ofertado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A instituição arrecadou 128 inscritos para apenas 1 vaga ofertada no processo seletivo unificado da AMRIGS, o que corresponde a uma concorrência de 128 candidatos por vaga.

A prova para Dermatologia contou com 100 questões de múltipla escolha, no modelo ABCD. Apenas a 1ª etapa, prova objetiva, é realizada sob responsabilidade da AMRIGS.

Saiba mais sobre a seleção: Residência Médica AMRIGS: inscrições, edital 2022/2023, vagas e mais!

3. SMS-SP

Na terceira colocação está a prova da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP), que obteve uma relação candidato/vaga de 109 para a especialidade de Dermatologia na seleção para ingresso em 2023. Ao todo, foram contabilizados 436 inscritos, para 4 vagas ofertadas.

A prova objetiva foi a primeira e única fase do processo seletivo para Residência Médica da SMS SP 2023, ela foi classificatória e eliminatória. O exame consistia em um teste com 50 questões de múltipla escolha, todas com 5 alternativas e apenas 1 correta, as questões valiam 1 ponto cada.

Entenda melhor sobre a seleção: Residência Médica SMS-SP 2023: inscrições, edital, vagas e mais!

4. IAMSPE

Com uma concorrência de 83,67 candidatos por vaga, o programa de Dermatologia do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE) ocupa o 4º lugar entre os mais concorridos para a especialidade. No total, 251 candidatos concorreram a uma das 3 vagas ofertadas para Dermatologia.

O processo seletivo para ingresso no programa foi composto por uma prova objetiva, além de prova prática, análise curricular e entrevista. Inclusive, a nota de corte para Dermatologia foi uma das maiores: 8 de 10 pontos. Apenas quem atingisse essa nota mínima teria a 2ª fase corrigida e seguiria no processo seletivo.

Confira mais: Residência Médica IAMSPE 2023: inscrições, edital, vagas e mais!

5. AMRIGS – Hospital Santa Teresa

Novamente aparecendo na lista, a AMRIGS teve o 5º programa de Dermatologia mais concorrido do Brasil, dessa vez para o Hospital Santa Teresa, da Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina, na cidade de São Pedro de Alcântara. A concorrência foi de 73 candidatos por vaga, um vez que 146 médicos disputaram por 2 vagas ofertadas.

6. AMRIGS – UFFS e AMP – Hospital Evangélico Mackenzie

O programa de Dermatologia ofertado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) por meio da prova da AMRIGS foi o 6º mais concorrido do ano. A instituição fica localizada em Chapecó, Santa Catarina, e logrou uma concorrência de 66 candidatos por vaga na especialidade. Com 2 vagas ofertadas, 132 candidatos prestaram o exame visando ingressar como residentes médicos em Dermatologia na UFFS.

Empatado na 6ª colocação, está o Hospital Evangélico Mackenzie, participante da prova da Associação Médica do Paraná (AMP). A instituição também teve concorrência de 66 candidatos por vaga, sendo que 66 candidatos se inscreveram para apenas 1 vaga.

Saiba mais sobre o seletivo da AMP: Residência Médica Associação Médica do Paraná (AMP): inscrições, edital, vagas e mais!

7. Unicamp

Parar ingressar em Dermatologia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os interessados precisaram superar 60,2 candidatos para cada vaga ofertada. Ao todo, a Unicamp ofereceu 5 vagas para a especialidade e 301 candidatos se inscreveram.

O processo seletivo foi composto por duas etapas. A primeira era formada por uma prova objetiva, contendo 80 questões de múltipla escolha com peso 35 e pontuação máxima de 10, além de uma prova dissertativa, realizada no mesmo dia, que teve peso 55, contendo 60 questões de respostas curtas acerca das cinco áreas básicas. A 2ª fase foi composta pela análise do curriculum vitae.

A nota de corte de Dermatologia foi de 7,89 pontos e apenas candidatos com nota igual ou superior foram classificados para a 2ª etapa.

Confira tudo sobre o processo seletivo: Residência Médica Unicamp 2023: inscrições, edital, vagas e mais!

8. PSU-MG – UFU

Com uma concorrência de 59,5 candidatos por vaga, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ocupa a 8ª colocação de programa de Dermatologia mais concorrido. A instituição ofereceu 2 vagas para a especialidade por meio do Processo Seletivo Unificado de Minas Gerais (PSU-MG) e 119 candidatos se inscreveram.

O seletivo do PSU-MG envolve duas fases: Prova Objetiva, com peso 9,0 (90 pontos) e Análise Curricular, com peso 1,0 (10 pontos). Na 1ª fase, os interessados na especialidade de Dermatologia precisaram responder 75 questões de múltipla escolha.

Para saber tudo sobre a seleção, acesse: Residência Médica PSU-MG 2023: inscrições, edital, vagas e mais!

9. PSU-MG – UFTM e UFSC

Empatados no 9º lugar, tanto o programa da Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) ofertado pelo PSU-MG quanto o programada de Dermatologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tiveram concorrência estabelecida em 57,5 candidatos por vaga.

No PSU-MG, foram ofertadas 2 vagas para a especialidade na UFTM e 115 candidatos tiveram interesse. Já na UFSC, o número foi exatamente o mesmo: 2 vagas e 115 inscritos.

Quer saber como foi o processo seletivo da UFSC? Veja: Residência Médica UFSC 2023: inscrições, edital, vagas e mais!

10. PUC-SP

A Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Sorocaba, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), também está na lista das instituições que obtiveram as maiores concorrências para Dermatologia. No processo seletivo para ingresso dos residentes em 2023, a concorrência da especialidade foi de 57 candidatos por vaga, sendo 57 inscritos para apenas 1 vaga ofertada.

O seletivo 2023, de acordo com o Manual do Candidato, contou com fase únicaprova escrita. A nota máxima no processo era de 100 pontos, sendo que a nota de corte para aprovação em Dermatologia foi a maior da seleção: 88,55 pontos.

Veja mais: Residência Médica PUC SP 2023: inscrições, edital, vagas e mais!

Quer ser um dos próximos aprovados em Dermatologia dessas excelentes instituições? Faça como a Larissa Itália Caproni, aluna EMED e aprovada em Dermatologia no Hospital Sírio-Libanês, o mais concorrido do Brasil nesta especialidade. Confira o seu depoimento:


Larissa Itália Caproni
Aprovada em Dermatologia no Hospital Sírio-Libanês 2023

Utilizou: Curso Extensivo, Curso Prova Prática, Banco de Questões EMED e Sprints

O papel do Estratégia MED na minha aprovação foi essencial. Através do método de engenharia reversa, eu consegui alcançar mais de 80% nas provas. As revisões foram importantes para garantir que perto das provas eu não perdesse os conceitos que mais despencavam. Estudei com o Extensivo e gostei muito da didática dos professores, consegui superar o meu déficit em Cirurgia. Professora Renatha Paiva e Professor Antônio Rivas são excelentes!

Não fique para trás! Com o Estratégia MED você pode escolher a melhor maneira de estudar e garantir a sua vaga na residência médica em 2024. Você tem a chance de se preparar por meio de revisões, livros digitais, resumos, aulas em vídeo ou a partir da resolução de questões presentes em nosso Banco de Questões, que em fevereiro de 2023 contava com quase 190 mil questões cadastradas. Vem ser coruja!

Curso Extensivo Residência Médica

Você pode gostar também