Inep implementa mudanças na Prova Prática do Revalida

Inep implementa mudanças na Prova Prática do Revalida

Inep anuncia mudanças para 2ª etapa do Revalida 2023/2 que ocorrerá nos dias 2 e 3 de dezembro.

No mesmo dia do anúncio da nota de corte do Exame de Habilidades Clínicas do Revalida 2023/2, o Inep também estabelece que esta etapa do exame terá “uma moderação relativa à anamnese detalhada em algumas estações e maior foco em procedimentos essenciais em outras”.

A recém-divulgada nota de corte do Exame de Habilidades Clínicas, também conhecido como Prova Prática, foi definida em 73,359 do total de 100 pontos. Essa nota representa um acréscimo de 20,78% em relação à nota da edição anterior, que foi de 60,722 pontos. Confira no quadro a seguir a evolução da nota de corte do Revalida Inep:

Gráfico de evolução da nota de corte do Revalida INEP, de 2021 a 2023
Gráfico de evolução da nota de corte do Revalida INEP, de 2021 a 2023.

Embora as medidas não tenhas sido detalhadas, o anúncio revela uma nova estrutura na concepção e aplicação da prova de habilidades clínicas, especialmente, no que se refere à avaliação dos candidatos durante a realização dos procedimentos simulados das estações.

Além disso, a iniciativa do Inep sugere possíveis mudanças no próprio checklist do exame, abrindo possibilidades de interpretação, como uma prova mais fluida, com menos impressos de apoio nos procedimentos realizados nas estações, por exemplo.

Lembrando, também, que em maio de 2023 o Inep formou uma nova Comissão Assessora de Avaliação da Formação Médica (CAAFM), responsável pela elaboração dos itens da prova. Atualmente, 17 profissionais da Medicina compõe a comissão. 

Confira aqui quem compõe a Comissão Assessora de Avaliação da Formação Médica (CAAFM)

Prova Prática Revalida INEP

A prova de Habilidades Clínicas é composta por 10 estações, nas quais os participantes realizam tarefas específicas das 5 grandes áreas da Medicina, podendo incluir investigação de histórica clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outras situações.

A avaliação é concebida conforme o método Angoff modificado e utiliza como parâmetros o perfil de um médico recém-graduado no Brasil. Também são considerados os preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e as Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC.

Estratégia MED e Revalida INEP

Com as mudanças na avaliação e na estrutura da prova, além do aumento das expectativas da banca em relação aos candidatos, conhecer a prova é fundamental para a aprovação no Revalida. Por isso, quase 3.000 médicos tiveram seus diplomas revalidados pelo exame do INEP com a preparação do Estratégia MED e você pode fazer parte dessa estatística. Clique na imagem a seguir, faça a sua escolha e comprove:

CTA Revalida Exclusive Estratégia MED

Você pode gostar também