Cebraspe comunica reaplicação da prova prática do Revalida 2021 para candidatos de Porto Alegre

Cebraspe comunica reaplicação da prova prática do Revalida 2021 para candidatos de Porto Alegre

Reaplicação das cinco primeiras estações será no dia 13 de março de 2022. O Estratégia MED acompanhou a aplicação da segunda fase do Revalida 2021 e apurou os incidentes que foram divulgados nas redes sociais, acionando o Inep e o Cebraspe, banca organizadora do exame. Continue no texto e saiba, de fato, o que ocorreu e os desdobramentos do caso. 

Segunda Fase do Revalida Inep 2021 em Porto Alegre

Nos dias 18 e 19 de dezembro o Cebraspe, banca organizadora do Revalida 2021, aplicou a segunda fase do exame em 22 cidades brasileiras. Porém, no Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA), mais de 150 pessoas não puderam realizar as provas de habilidades clínicas do primeiro dia. A informação que os candidatos receberam, no local da prova, foi a de que os atores contratados para simular os casos clínicos da prova, deixaram o local às 22h, recusando-se a permanecer após o período estipulado.

Detalhes sobre a motivação para esta iniciativa não foram esclarecidas, mas os atores são fundamentais para a realização do exame, já que desempenham o papel de pacientes e acompanhantes e interagem com os candidatos, que devem demonstrar suas habilidades clínicas durante o exame, sendo pontuados pelos avaliadores, seguindo o checklist predeterminado. 

Segundo Nota de Esclarecimento divulgada pelo Cebraspe ao final do dia 19 de dezembro, 156 participantes do exame não conseguiram realizar a prova na data estipulada para as estações 1 a 5, definida para o dia 18 de dezembro. Segundo o órgão, o problema foi ocasionado por “ocorrências logísticas pontuais”, que teriam acontecido apenas em Porto Alegre e impossibilitaram a aplicação de três rodadas das cinco primeiras estações.

Os candidatos saíram do HCPA no sábado (18/12), sem saber como seguiriam no exame. Já na tarde de hoje (19), recebemos a informação de que o Cebraspe havia disparado um e-mail para os candidatos que não conseguiram fazer a prova no HCPA no turno da noite do dia 18, esclarecendo que novas datas e locais para a replicação da prova serão divulgados em breve, especificamente para estes candidatos. Além disso, o Cebraspe afirma que arcará com todos os custos necessários para que os candidatos possam realizar a prova na nova data.

Segundo a empresa, nenhum dos participantes que compareceram ao local de prova e cumpriram todas as responsabilidades será prejudicado pelo incidente. De acordo com o Cebraspe, um registro em ata foi assinado por testemunhas dos participantes que assegura a responsabilidade da instituição em pagar todas as despesas relacionadas a nova aplicação que será realizada posteriormente.

O Cebraspe reiterou, ainda, que se mobilizou e resolveu os imprevistos responsáveis pela não aplicação da prova no primeiro dia para alguns candidatos e que garantiu a realização correta das estações 6 a 10 no dia 19 de dezembro. “Lamentamos o ocorrido e reforçamos nosso compromisso com a realização do exame que garante a revalidação de diplomas de milhares de médicos formados no exterior e que são habilitados para atuar no Brasil por meio do Revalida”, pronunciou a empresa em nota.

Quando será a reaplicação?

Em comunicado divulgado no dia 24 de janeiro, o Cebraspe informou que aplicação das provas de habilidades clínicas do Revalida 2021, para os 156 participantes prejudicados em Porto Alegre, será em 13 de março de 2022.

A reaplicação contemplará três rodadas das estações 1 a 5, que não puderam ser concluídas no dia estipulado em edital, 18 de dezembro de 2021, por “ocorrências logísticas pontuais”, segundo o órgão.

Prova Prática Revalida Inep 2021 em outras cidades

As provas aconteceram em 22 cidades espalhadas pelo Brasil e o Estratégia MED acompanhou a abertura e fechamento dos portões e a saída dos primeiros candidatos que realizaram a prova no período da manhã no Hospital da Força Aérea de São Paulo, na zona norte da capital. 

Em São Paulo, nenhum incidente foi reportado nos dois dias de prova. Já em Belo Horizonte, alguns candidatos reportaram a demora para a finalização e, consequentemente, a liberação dos candidatos do local de prova, que teria ocorrido após às 2h da madrugada do dia 19. O mesmo problema ocorreu no segundo dia de aplicação do exame.

Sobre o Revalida Inep 2021

O exame Revalida do Inep é destinado para a revalidação de diplomas de médicos formados no exterior que pretendem atuar no Brasil. O exame é composto por duas fases: a primeira fase, composta por uma prova objetiva e a segunda fase, exame de habilidades clínicas. Esta é estruturada por um conjunto de dez estações, realizada nos dois dias de aplicação, 18 e 19 de dezembro

Quer saber tudo sobre revalidação de diplomas e de residência médica? Então acompanhe as atualizações, em tempo real, do Portal do Estratégia MED e prepare-se com o melhor material preparatório para a avaliação. E não se esqueça de se inscrever em nossa Newsletter e receba, em primeira mão, todas as informações necessárias para garantir a sua aprovação:

Coruja VIP
Você pode gostar também