O programa Farmácia Popular representa uma iniciativa fundamental para facilitar o acesso a medicamentos essenciais à população e tudo isso gratuitamente ou com preços acessíveis. Voltado especialmente para cidadãos de baixa renda, o programa subsidia uma ampla lista de remédios para tratamento de doenças crônicas e agudas. Neste texto, você pode saber mais como funciona o programa Farmácia Popular e quais são os medicamentos disponíveis. Confira!
Navegue pelo conteúdo
O programa Farmácia Popular
O Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) é uma iniciativa do Governo Federal destinada a ampliar o acesso da população a medicamentos essenciais na Atenção Primária à Saúde. Em parceria com farmácias da rede privada, além das Unidades Básicas de Saúde e farmácias municipais, o programa possibilita que os cidadãos obtenham medicamentos nas farmácias credenciadas à Farmácia Popular.
Criado em 2004, o Farmácia Popular tem como objetivo facilitar o acesso a medicamentos e insumos de saúde. Atualmente, está presente em 85% dos municípios brasileiros, abrangendo cerca de 4,7 mil cidades e contando com mais de 31 mil estabelecimentos credenciados. Com isso, o programa alcança 96% da população brasileira.
Segundo o Ministério da Saúde, os 55 milhões de brasileiros beneficiários do Bolsa Família têm acesso gratuito a todos os medicamentos do programa. Para obter os medicamentos, basta ir a uma farmácia credenciada e apresentar a receita médica, documento de identidade e CPF. O sistema reconhece automaticamente o vínculo do beneficiário com o Bolsa Família, sem necessidade de cadastro prévio.
Novidades do programa
O Farmácia Popular agora oferece dez novos medicamentos gratuitamente, ampliando ainda mais o acesso a tratamentos essenciais para a população brasileira. A partir do mês de julho de 2024, remédios para tratar colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite estarão disponíveis sem custo nas farmácias credenciadas. Este benefício se soma aos medicamentos já ofertados para diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e anticoncepção.
Com a inclusão dos novos medicamentos, 39 dos 41 itens ofertados pelo Farmácia Popular passam a ser distribuídos gratuitamente. Para os demais medicamentos e insumos, o Ministério da Saúde cobre até 90% do valor de referência, e o cidadão paga a diferença conforme o preço praticado pela farmácia.
A pasta tem a meta de universalizar o programa, visando cobrir 93% do território nacional. Ainda, recentemente, foram credenciadas 536 novas farmácias em 380 municípios de referência do Programa Mais Médicos, incluindo 352 cidades do Norte e Nordeste, que receberão sua primeira unidade cadastrada.
Confira a lista dos medicamentos inclusos
Asma
– brometo de ipratrópio 0,02mg
– brometo de ipratrópio 0,25mg
– dipropionato de beclometasona 200mcg
– dipropionato de beclometasona 250mcg
– dipropionato de beclometasona 50mcg
– sulfato de salbutamol 100mcg
– sulfato de salbutamol 5mg
Diabetes
– cloridrato de metformina 500mg
– cloridrato de metformina 500mg – ação prolongada
– cloridrato de metformina 850mg
– glibenclamida 5mg
– insulina humana regular 100ui/ml
– insulina humana 100ui/ml
Hipertensão
– atenolol 25mg
– besilato de anlodipino 5 mg
– captopril 25mg
– cloridrato de propranolol 40mg
– hidroclorotiazida 25mg
– losartana potássica 50mg
– maleato de enalapril 10mg
– espironolactona 25 mg
– furosemida 40 mg
– succinato de metoprolol 25 mg
Anticoncepcionais
– acetato de medroxiprogesterona 150mg
– etinilestradiol 0,03mg + levonorgestrel 0,15mg
– noretisterona 0,35mg
– valerato de estradiol 5mg + enantato de noretisterona 50mg
Osteoporose
– alendronato de sódio 70mg
Dislipidemia
– sinvastatina 10mg
– sinvastatina 20mg
– sinvastatina 40mg
Doença de Parkinson
– carbidopa 25mg + levodopa 250mg
– cloridrato de benserazida 25mg + levodopa 100mg
Glaucoma
– maleato de timolol 2,5mg
– maleato de timolol 5mg
Rinite
– budesonida 32mcg
– budesonida 50mcg
– dipropionato de beclometasona 50mcg/dose
Dignidade menstrual
– absorvente higiênico (para pessoas em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública)
Copagamento
De acordo com a lista atualizada do programa Farmácia Popular, os seguintes medicamentos permanecem na modalidade de copagamento: dapagliflozina 10 mg para Diabetes Mellitus associada a Doença Cardiovascular e fralda geriátrica para Incontinência. O copagamento é um modelo em que o Ministério da Saúde arca com até 90% do valor de referência do medicamento ou produto e o cidadão paga o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia.
Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.