Quer descobrir tudo sobre a caxumba? O Estratégia MED separou para você as principais informações sobre o assunto. Acompanhe este texto e descubra!
Navegue pelo conteúdo
O que é e o que causa a caxumba?
A caxumba é uma infecção viral que atinge glândulas e tecido nervoso, mas geralmente se manifesta nas glândulas parótidas, submandibulares e sublinguais. O agente etiológico é o Paramyxovirus.
Sua transmissão se dá geralmente em surtos e é mais frequente em crianças, porém não é uma doença exclusiva da infância. Ocorre por contato direto com secreções respiratórias de pessoas infectadas e perdura de dois dias antes do aparecimento dos sintomas, até cinco dias após o início.
A transmissibilidade da doença é alta, entretanto causa baixa mortalidade. Contudo, pode levar a sérias complicações, de maneira que é muito importante sua prevenção.
Principais sintomas da caxumba
Após cerca de 20 dias da transmissão, os sintomas se iniciam de forma bastante inespecífica. Pode manifestar-se inicialmente com cefaleia, perda de apetite e febre. Após esses sintomas iniciais, geralmente no dia seguinte, a febre se eleva para próximo de 40ºC e o edema glandular começa a aparecer.
Esse edema normalmente se concentra na região submandibular, motivo pelo qual há o nome popular da caxumba – papeira -, por isso que este é o sintoma mais característico dessa doença. O local edemaciado fica bastante dolorido e pode levar a dificuldade para o paciente se alimentar, devido à dor ao mastigar e engolir o alimento.
Uma complicação comum em pacientes do sexo masculino é a orquite, que é a infecção dos testículos pelo vírus da caxumba. Causa bastante dor e pode levar a pessoa acometida à infertilidade.
Já mais raramente, alguns pacientes, de ambos os sexos, podem desenvolver artrite, que pode ocorrer antes ou depois do início dos sintomas da caxumba e que se resolve sem necessidade de intervenção médica.
Quanto tempo dura a caxumba?
A duração da caxumba varia conforme sua manifestação em cada paciente. Quando há apenas o edema submandibular, a doença se resolve após cerca de 7 dias do início dos sintomas. No caso da orquite, as manifestações podem durar por até 30 dias. Já na artrite, a resolução do quadro ocorre entre uma a duas semanas.
Diagnóstico
O diagnóstico é eminentemente clínico, pois o edema submandibular associado aos demais sintomas sistêmicos, bastam para que haja uma conclusão, sem necessidade de exames complementares.
Porém, é possível verificar a presença de anticorpos séricos IgM no paciente acometido durante a fase aguda ou detectar o vírus nas secreções respiratórias através do exame RT-PCR.
Tratamento
O tratamento da caxumba é sintomático, visto que não há antivirais específicos para combater o Paramyxovirus. O paciente deve ser isolado, com o intuito de não contaminar outras pessoas, deve receber dieta leve, preferencialmente líquida para facilitar a alimentação, deve repousar e o médico precisa prescrever antitérmicos e analgésicos para controle da dor e febre.
Vacina
O melhor a se fazer para evitar o contágio pela caxumba é a vacinação. A vacina contra a caxumba está no Plano Nacional de Imunização, é aplicada na Tríplice Viral, que também protege contra a rubéola e o sarampo, e na Tetra Viral, que além das citadas, previne a varicela.
Em crianças de 0 a 9 anos, o esquema vacinal é de uma dose da Tríplice Viral aos 12 meses e uma dose da Tetra Viral aos 15 meses. Pessoas de 10 a 29 anos, se não vacinadas, devem tomar duas doses de Tríplice Viral. Já de 30 a 59 anos, se não tiver sido vacinada, deve tomar uma dose da Tríplice Viral.
Gostou do conteúdo que o Estratégia MED trouxe? Então aproveite as oportunidades de estudo que organizamos para você! Se você quer se preparar para as provas de Residência Médica de todo o Brasil, então o Curso Extensivo do Estratégia MED é o seu principal aliado.
Na plataforma do Estratégia MED, há várias videoaulas voltadas para a prova de Residência Médica, material completo e atualizado, banco com milhares de questões resolvidas, possibilidade de montar simulados e de estudar onde e quando quiser. Se interessou? Clique no banner abaixo e saiba mais.