Navegue pelo conteúdo
O que você irá encontrar aqui
Nesse artigo você irá encontrar tudo sobre o aluno de medicina, seu perfil e seus maiores desafios durante o curso, confira!
Sobre a profissão
A medicina é um dos cursos de ensino superior de grande autoridade. Além de cumprir a nobre missão de salvar vidas, também atribui um determinado status pessoal, garantindo estabilidade financeira.
Sem dúvida, isso é comovente, mas também desafiador, afinal, nem todo mundo na hora de escolher a profissão, sabe o que o estudante passa até chegar a formação. Antes de decidir seguir uma carreira médica, é aconselhável verificar se você tem as características de um aluno de medicina, como qualidades e habilidades necessárias para concluir o curso com excelência.
Claramente, essas características podem ser desenvolvidas com um pouco de disciplina e rotina. Esse é o perfil do aluno de medicina que vamos traçar aqui, para que você tenha em mente o que precisa para se destacar no curso.
Salários da medicina
Você sabe qual o salário de Medicina? Veja quanto ganha um profissional desta área.
A medicina é a carreira que possui o maior índice de empregabilidade, chega a 97%, incluindo os recém-formados.
O profissional de Medicina não conta com um salário mínimo profissional. De acordo com a Lei nº 3.999, de 15 de dezembro de 1961, para uma semana de trabalho de 20 horas, a renda do médico não pode ser inferior a três salários mínimos.
A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) recomenda que, pela mesma jornada, sejam pagos R$ 11.675. O salário depende muito da instituição, região e até mesmo especialidade, com isso, não podemos atingir um número exato e redondo.
O Curso de Medicina
Você sabe a diferença em cada um dos anos? Contaremos tudo e o que você irá aprender em cada etapa.
O primeiro e o segundo ano
Nos primeiros anos, o curso é focado em conteúdo e aulas teóricas, formando a base de conhecimentos fundamentais para o aluno de medicina exercer a profissão.
O terceiro e o quarto ano
É conhecido como a etapa clínica, onde os alunos aprendem sobre as doenças, seus sintomas, diagnósticos e soluções para casos.
Nesses anos, o aluno começa a exercer atividades práticas, iniciando o contato com o paciente.
O quinto e o sexto ano
Esses anos são conhecidos como, os anos de internato, onde o aluno começa a colocar tudo do aprendizado em prática, realizando-o dentro de hospitais, sob supervisão de médicos profissionais.
O Estratégia MED separou alguns tópicos importantes que você precisa saber sobre o aluno de medicina, confira abaixo:
Perfil do aluno de Medicina
Sabemos que a medicina é uma profissão que exige constante atualização e evolução. Você deve gostar de estudar e sempre estar atualizado em assuntos relacionados a saúde, afinal, o que acontece no mundo pode interferir na nossa profissão, não é mesmo?
Equilíbrio nos estudos
O equilíbrio emocional é essencial na vida do estudante de medicina, pois há uma forte pressão, com desafios intensos e diários, além de uma carga horária puxada. Tudo acontece extremamente rápido e, ao mesmo tempo, estudar para o vestibular.
Além disso, o aluno busca sua aprovação na universidade, com provas e mais provas, internatos, estudos para residência médica, exigindo, assim, equilíbrio emocional.
Por isso, é fundamental levar o curso com mais leveza e atingir os objetivos do estudante.
Continue acompanhando o nosso blog para saber pontos essenciais da carreira médica. O Estratégia MED está aqui para te guiar em todo o processo!