Mais Médicos: divulgado novo edital para adesão de Municípios e cronograma retificado
Créditos: Foto de divulgação

Mais Médicos: divulgado novo edital para adesão de Municípios e cronograma retificado

Edital destinado para municípios e DF indica proximidade de novo edital na atual versão para seleção médicos

Por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, o Ministério da Saúde tornou público na manhã desta segunda-feira (19) o mais novo edital de chamamento público de municípios e Distrito Federal para adesão de vagas ao Programa Mais Médicos para o Brasil.

O novo edital confirma a realização de novo chamamento para médicos, porém, na modalidade de coparticipação custeada pelo ente federativo interessado e deve respeitar o valor do teto federal do piso de Atenção Primária do ente solicitante. As demais despesas ficam sob responsabilidade do Ministério da Saúde, exceto o pagamento do auxílio moradia e auxílio alimentação, que como contrapartida, devem ser feitos pelos municípios e Distrito Federal.

Ainda não há data confirmada para a divulgação do novo edital de seleção de profissionais para as novas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Cronograma – Coparticipação

Após confirmação feita pelo Secretário de Atenção Primária à Saúde Nésio Fernandes em sua conta oficial do Instagram, a retificação do cronograma de adesão de Municípios/DF foi divulgada no dia 27 de junho de 2023 e novamente alterada nos dias 7, 10, 14 e 28 de julho. Confira o cronograma atualizado abaixo:

Publicação de Edital19/06/2023
Período de Adesão dos Municípios/DF19/06 a 07/07/2023
Resultado Preliminar10/07/2023
Interposição de Recursos11 e 12/07/2023
Período de Análise13 a 14/07/2023
Resultado da Análise17/07/2023
Resultado Final31/07/2023
Confirmação das vagas no e-Gestor para edital médicos31/07 a 04/08/2023
Cadastramento dos novos Municípios/DF07 a 14/08/2023

Mais Médicos 

O programa Mais Médicos compõe um conjunto de ações e iniciativas do governo federal para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, que é a porta de entrada preferencial ao SUS. A APS está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades. 

O Mais Médicos foi lançado em 2013, mas passou por uma reformulação e foi relançado em 2023. Segundo o Ministério da Saúde, o programa trabalha sob três pilares: a estratégia de contratação emergencial de médicos; a expansão do número de vagas para os cursos de medicina e residência médica em várias regiões do país; e a implantação de um novo currículo com formação voltada para o atendimento mais humanizado, com foco na valorização da Atenção Básica, além de ações voltadas à infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde.

Continue acompanhando o Portal de Notícias do Estratégia MED para mais informações sobre o programa Mais Médicos, processos seletivos de Residência Médica, Revalidação de diplomas de Medicina, mais atualidades e novidades da área médica.

Banner CTA EMED

Você pode gostar também