Resultado final da alocação de profissionais no 28º ciclo do Mais Médicos é divulgado
Créditos: Valter Campanato/Agência Brasil

Resultado final da alocação de profissionais no 28º ciclo do Mais Médicos é divulgado

Após período de recursos ao resultado preliminar, que compreendeu o período entre 9 e 12 de junho, resultado final da alocação já está disponível para consulta

O Ministério da Saúde, pela Secretária de Atenção Primária à Saúde (SAPS), divulgou duas listas de candidatos convocados para o programa Mais Médicos, em segunda chamada. Os candidatos convocados neste momento deverão acessar o Sistema de Gestão de Projetos (SGP) para confirmar interesse na vaga. Acesse a relação de aprovados clicando nos botões a seguir:

Convocados Mais Médicos em 1ª chamada

Foi liberada no dia 19 de junho, no Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) e no site oficial do Programa Mais Médicos (PMM), a consulta ao Resultado Final da Alocação de Profissionais do 28º ciclo do PMM. A divulgação ocorre após a indicação do local de atuação, feita entre os dias 1º e 5 de junho, e o período de recursos ao resultado preliminar. 

Candidatos inscritos podem acessar o sistema com login e senha previamente cadastrados e conferir a resposta dos recursos interpostos, o resultado final da alocação por município escolhido ou consultar a lista de profissionais alocados. Confira a lista clicando no botão a seguir:

Candidatos não listados podem consultar a classificação diretamente no SGP.

Acolhimento dos profissionais alocados

Com o resultado final divulgado, os próximos passos são a confirmação da escolha de vaga, entrega de documentos e validação dos profissionais. Médicos que já concluíram o Módulo de acolhimento e avaliação (MAAv) em outros ciclos do programa já serão convocados para apresentar os documentos para a gestão do município escolhido, seguindo o cronograma oficial

Para os demais participantes do perfil 2, após a análise de todos os documentos entregues, respectivos resultados e recursos, será ofertado o Módulo de Acolhimento e Avaliação – MAAv no período de 24 de julho e 11 de agosto de 2023. O módulo será destinado apenas para estes profissionais cuja documentação tenha sido aprovada pela gestão municipal. 

O MAAv consiste no primeiro momento formativo do profissional no Mais Médicos com a finalidade de integrá-lo à atuação na atenção básica no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro e no município de destino. Essa etapa ocorre presencialmente nas cidades brasileiras adeptas ao programa — conforme instruções da organização do PMM — e tem carga mínima de 160 horas. 

Além do funcionamento e atribuições do SUS, o MAAv traz a legislação do Sistema de Saúde, especialmente da Atenção Primária, bem como Língua Portuguesa e outros conteúdos necessários à prática médica. A organização do programa também prepara avaliações para testar os conhecimentos do participante e, dependendo do desempenho na avaliação, o médico poderá ser aprovado ou ficar de recuperação, em que será submetido a nova avaliação. Em caso de reprovação, o médico será automaticamente desligado do programa.

No decorrer do período estipulado, alguns municípios prepararam eventos integradores para compor o acolhimento, caso dos municípios paranaenses, que junto à Secretaria de Estado da Saúde e em parceria com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) estão organizando uma recepção para os profissionais inscritos no novo ciclo. 

O objetivo do acolhimento é receber os profissionais e instruí-los sobre as diretrizes do programa, as demandas e o processo de trabalho das Equipes de Saúde da Família no Paraná. Além dos médicos do 28º ciclo, os profissionais que já atuam nos municípios pelos ciclos anteriores do Mais Médicos também participarão. 

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

Escolha de Vagas

Após a divulgação das inscrições deferidas, o candidato que teve a sua inscrição validada pôde, entre os dias 1º e 5 de junho de 2023, escolher o seu possível local de atuação por meio do programa através do site do Sistema de Gerenciamento de Programas – SGP.

Assim, foi possível selecionar a opção “Escolha de Vagas” e indicar 2 locais de atuação, respeitando sua ordem de preferência.

Ao todo, 34.070 candidatos tiveram sua inscrição validada, sendo 19.652 do perfil 1 (médicos com registro no CRM), 10.523 do perfil 2 (médicos brasileiros habilitados para atuar no exterior) e 3.895 do perfil 3 (médicos estrangeiros habilitados para atuar no exterior). Confira a lista de inscrições deferidas:

Mais Médicos 

O programa Mais Médicos compõe um conjunto de ações e iniciativas do governo federal para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, que é a porta de entrada preferencial ao SUS. A APS está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades. 

O Mais Médicos foi lançado em 2013, mas passou por uma reformulação e foi relançado em 2023. Segundo o Ministério da Saúde, o programa trabalha sob três pilares: a estratégia de contratação emergencial de médicos; a expansão do número de vagas para os cursos de medicina e residência médica em várias regiões do país; e a implantação de um novo currículo com formação voltada para o atendimento mais humanizado, com foco na valorização da Atenção Básica, além de ações voltadas à infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde.

Continue acompanhando o Portal de Notícias do Estratégia MED para mais informações sobre o Programa Mais Médicos, processos seletivos de residência médica e revalidação de diplomas de Medicina, além de novidades na área médica.

Banco de questões Medicina

Texto em colaboração de Mara Rodrigues e Ana Carolina Damasceno

Você pode gostar também
Foto de mulher de braços cruzados, vestindo jaleco branco e com estetoscópio no pescoço. Ao fundo, logo do programa Mais Médicos para o Brasil e o mapa do Brasil estilizado.
Leia mais

Novo cronograma do Mais Médicos é divulgado

Período de inscrições fica confirmado entre os dias 26 e 31 de maio; inícios das atividades de médicos com CRM e médicos intercambistas já aprovados no MAAV acontece entre os dias 16 e 22 de junho de 2023