Entidades médicas pedem urgência para votação de projeto que cria Exame Nacional de Proficiência em Medicina
Doutor Luizinho, autor do Projeto de Lei 785/24. Foto: Câmara dos Deputados

Entidades médicas pedem urgência para votação de projeto que cria Exame Nacional de Proficiência em Medicina

Apoio se refere ao Projeto de Lei 785/2024, que está em tramitação na Câmara dos Deputados

A Associação Médica Brasileira (AMB) e outras 75 entidades médicas nacionais, estaduais e de especialidades divulgaram hoje (14) uma carta aberta aos deputados federais em apoio ao Projeto de Lei (PL) nº 785/24, que institui o Exame Nacional de Proficiência em Medicina, conhecido como ‘OAB da Medicina’. O documento solicita a aprovação do requerimento de urgência para a votação da proposta na Câmara.

Segundo as entidades signatárias, a rápida expansão de escolas médicas no país, em muitos casos sem infraestrutura ou corpo docente adequados, justifica a necessidade urgente de um exame de proficiência para controlar a qualidade na formação médica. Confira a carta aberta:

Além de proteger a saúde pública, as associações acreditam que a medida estimulará as instituições de ensino a manterem padrões mínimos de formação.

O que é o requerimento de urgência?

O requerimento de urgência é um dispositivo do regimento da Câmara dos Deputados que permite acelerar a tramitação de um projeto de lei. Quando aprovado, o projeto não precisa passar por todas as comissões temáticas da Casa antes de ir ao plenário. Em vez disso, ele segue direto para votação, o que encurta significativamente o tempo até uma possível aprovação.

Caso o requerimento seja aprovado, o exame de proficiência poderá entrar mais rapidamente na pauta de votações do Congresso. O requerimento de urgência está previsto para ser votado hoje, 14 de julho de 2025, no plenário da Câmara dos Deputados.

O que é o Exame Nacional de Proficiência em Medicina (ENPM)

Apelidado de OAB da Medicina pela sua similaridade com o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, em que bacharéis de Direito são avaliados para exercer a profissão no país após sua graduação, o Exame Nacional de Proficiência em Medicina (ENPM) tem como objetivo avaliar o conhecimento, capacitação e a prática de médicos recém-formados.

Defendido pela Associação Médica Brasileira (AMB) e com diversos projetos de lei já em tramitação, a ideia do exame surgiu em contrapartida ao aumento da abertura de cursos de medicina pelo Brasil. O Exame é considerado necessário para garantir a presença de profissionais qualificados no mercado de trabalho.

PL 785/24

Projeto de Lei 785/24 é um dos projetos de lei em andamento para intituir a ‘OAB da Medicina’. Ele foi apresentado em março de 2024 pelo médico e deputado federal Doutor Luizinho, do Partido Progressistas (RJ) em conjunto ao Dr. Allan Garcês, também médico e deputado federal do Progressistas (MA).

O texto do PL prevê instituir o Exame Nacional de Proficiência em Medicina, a ser regulamentado em provimento do Conselho Federal de Medicina (CFM), como requisito para o registro de médicos nos Conselhos Regionais de Medicina e para o exercício da profissão médica em território brasileiro.

Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.

Aproveite e não perca a chance de estudar contando com o maior banco de questões da área médica! Em dezembro de 2024, o BQMED contava com mais de 200 mil questões cadastradas, sendo mais de 108 mil questões com solução e, dessas, mais de 75 mil questões com comentários em vídeo dos professores especialistas do Estratégia MED. Saiba mais abaixo!

Banco de questões Medicina
Você pode gostar também