FELUMA publica edital com vagas do Pró-Residência
Créditos: Estratégia MED e FELUMA

FELUMA publica edital com vagas do Pró-Residência

Seleção extemporânea conta com vagas autorizadas para residências de Medicina de Família e Comunidade e Pneumologia

A Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA) publicou nesta semana o edital de sua seleção extemporânea de residência médica com início dos programas em julho de 2023.

Com vagas autorizadas pelo  Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência) e ofertadas para os programas de residência em Medicina de Família e Comunidade e Pneumologia do Hospital Universitário de Ciências Médicas de Minas Gerais, a seleção contará com duas etapas avaliativas: prova objetiva e avaliação curricular.

Os médicos interessados em um dos programas poderão se inscrever durante os dias 30 e 31 de maio de 2023 mediante preenchimento do formulário de inscrição disponibilizado na página da Fundação, envio de documentação padronizada e exigida em edital e, pagamento da taxa no valor de R$595,00. Para este processo seletivo não haverá a possibilidade de isenção parcial ou total do valor.

Atenção! Em 24 de maio, a FELUMA anunciou o cancelamento deste processo seletivo. Saiba mais clicando aqui.

Resumo Edital Extemporâneo – FELUMA – PRÓ-RESIDÊNCIA

Vagas Ofertadas3 de Medicina de Família e Comunidade (Acesso Direto)
1 de Pneumologia (Pré-Requisito
Composição do Processo Seletivo1ª Etapa: Prova Objetiva + 2ª Etapa: Avaliação Curricular
Taxa de InscriçãoR$595,00
Período de Inscrições + Envio da documentação30 e 31/05/2023
Prova Objetiva04/06/2023
Gabarito Preliminar04/06/2023
Recursos 05/06/2023
Gabarito Definitivo + Resultado Preliminar da 1ª e 2ª Etapas12/06/2023
Recursos13/06/2023
Resultado Final15/06/2023
Período de Matrículas16 a 23/06/2023
Chama de Excedentesa partir de 26/06/2023

O processo seletivo da FELUMA

A primeira etapa da seleção extemporânea da FELUMA acontece no dia 4 de junho de 2023, às 9h, e terá peso de 90 pontos na nota final. Com uma prova objetiva aplicada, de caráter classificatório e eliminatório, os candidatos serão avaliados conforme o programa escolhido.

Para os candidatos inscritos em Medicina de Família e Comunidade, a prova será composta por 75 questões de múltipla escolha versando os conteúdos das cinco grandes áreas da medicina: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social. Já os candidatos inscritos para o programa de Pneumologia, a prova contará com 50 questões de múltipla escolha com o conteúdo do pré-requisito exigido – Clínica Médica.

Na segunda etapa os candidatos serão avaliados conforme critérios estabelecidos em documento disponibilizado pela Fundação e, a documentação deverá ser encaminhada durante o ato de inscrição seguindo as recomendações do edital.

O resultado final é previsto para o dia 15 de junho de 2023.

O Pró-Residência

Instituído pela Portaria Interministerial Nº 1001/MEC/MS em 22 de outubro de 2009, o Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (PRO-RESIDÊNCIA) teve duas edições, em 2009 e 2010. 

Instituições federais vinculadas ao Ministério da Saúde (MS) ou ao Ministério da Educação (MEC), órgãos e instituições públicas, municipais, estaduais e distrital, bem como instituições privadas sem fins lucrativos que ofertam programas de residência médica credenciadas no MEC puderam solicitar a expansão de vagas após a publicação do edital de adesão.

As instituições puderam aderir ao programa desde que tivessem vagas autorizadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e programas com carga horária de, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) nos cenários de prática que atendam ao SUS em seus Programas de Residência.

Conte com o Estratégia MED na sua preparação e escolha a melhor maneira de estudar para as provas de residência médica e tornar sua rotina mais leve. Com o Curso Intensivo Residência Médica você terá a disposição um material otimizado, exclusivo e focado no que as principais bancas do país cobram. Vem ser coruja!

Curso Intensivo de Residência Médica - Estratégia MED
Você pode gostar também