IAMSPE cancela a prova de Acesso Direto para Residência Médica 2024; aprovados compartilham nota de repúdio
Estratégia MED | Foto: Alexandre Possi

IAMSPE cancela a prova de Acesso Direto para Residência Médica 2024; aprovados compartilham nota de repúdio

Posse dos até então aprovados, marcada para o dia 1º de março, também foi cancelada

Visando cumprir a determinação da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE) teve que cancelar a prova de acesso direto aplicada no processo seletivo para residência médica 2024 em 7 de janeiro de 2024. O Plenário da CNRM já havia formalizado uma denúncia à Coordenação-Geral de Residências em Saúde (CGRS) devido a supostas irregularidades na aplicação das provas.

Confira o comunicado oficial do IAMSPE divulgado na área do candidato do processo seletivo 2024:

Elaborada pela banca IDECAN, a prova aplicada contava com 80 questões, mas não contemplava temas de Medicina de Família e Comunidade ou Medicina Preventiva e Social, parte das cinco grandes áreas da medicina. A ausência das questões vai contra a atual resolução da CNRM, que assegura a presença, por igual divisão, de questões de todas as cinco áreas.

Desta forma, a CNRM determinou que um novo processo seletivo para as vagas de acesso direto deve ser imediatamente realizado e apenas as inscrições no SISCNRM dos candidatos aprovados no novo processo seletivo, conforme as normas estabelecidas pela CNRM para as vagas de acesso direto, serão consideradas válidas. A elaboração do novo edital deverá contar com a supervisão da CEREM/SP. Confira o processo:

Em comunicado oficial, o IAMSPE assegura que a nova prova será aplicada em data a ser divulgada em breve. Edital, datas e mais informações sobre inscrições ainda não foram divulgados.

Saiba mais: IAMSPE responde à denúncia interposta pela CNRM acerca de irregularidades em sua prova de Residência Médica 2024
Saiba mais: IAMSPE esclarece ausência de Medicina Preventiva na prova para Residência Médica 2024

Defesa do IAMSPE

Em nota de esclarecimento divulgada pela instituição no dia 27 de fevereiro, enquanto tentava reverter a denúncia da CNRM, a COREME comprometeu-se a entrar em contato com a Comissão. Além disso, assegurou que o Departamento Jurídico da empresa contratada para realizar o processo seletivo – IDECAN – foi acionado para que as devidas providências fossem tomadas.

Até aquele momento, a recomendação da instituição era de que as matrículas continuassem ocorrendo normalmente e que os médicos residentes comparecessem para tomar posse de sua vaga no dia 1° de março de 2024, como havia sido programado. O IAMSPE ainda reiterou que as vagas foram conquistadas num processo seletivo que primou pela lisura e organização.

Entretanto, no comunicado divulgado no dia 29 de fevereiro de 2024, o IAMSPE cancelou a efetivação da posse dos aprovados, designada para o dia 1º de março de 2024.

O que dizem os residentes

Em resposta, os mais de 140 médicos residentes aprovados — e matriculados na instituição até então, divulgaram nas redes uma nota de repúdio aos acontecimentos dos últimos dias. Confira o documento na íntegra:

Após a nota de repúdio, os diretores de serviços do Hospital do Servidor Público Estadual tornaram público no dia 4 de março, segunda-feira, um comunicado manifestando apoio aos 147 candidatos aprovados no processo seletivo. O documento pede que os devidos esforços sejam feitos para ampará-los.

Posição da Associação Paulista de Medicina

Diante do caso, a Associação Paulista de Medicina (APM) também veio a público manifestar sua crítica ao cancelamento da posse dos mais de 140 médicos aprovados no processo seletivo para Acesso Direto do IAMSPE. A associação frisa que “a decisão da CNRM foi tomada apenas poucos dias antes da posse dos médicos residentes – dos quais muitos já haviam cuidado de mudanças de cidade e recusado outras propostas de trabalho e especialização”, pontos mencionados também na nota de repúdio dos residentes.

Ainda no pronunciamento divulgado em 4 de março, a APM reforçou que nem os médicos aprovados, nem a população devem ser penalizados, tendo em vista que o cancelamento da posse trará não somente grandes prejuízos aos aprovados no processo seletivo, mas também ao hospital, que ficará desassistido. 

Saiba mais: APM critica cancelamento da posse dos residentes do Hospital do Servidor Estadual de SP

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE)

IAMSPE é o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual, que atende 1,3 milhões de pessoas no Estado de São Paulo. Os usuários contam com rede própria de atendimento, com mais de 3 mil opções de serviços em 173 cidades.

O sistema inclui hospitais de qualidade, como o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), localizado na cidade de São Paulo e referência em tratamentos de casos de alta complexidade. Além disso, usuários têm acesso a clínicas, consultórios médicos, 17 postos de atendimento próprios e laboratórios de análises clínicas e de imagem, segundo a descrição do site do IAMSPE.

Para não perder nenhuma atualização no universo da medicina e ficar por dentro dos seletivos de Residência Médica, de revalidação de diplomas e conteúdos técnicos, continue acessando o Portal do Estratégia MED

Banco de questões Medicina
Você pode gostar também