O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicou na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (9) uma nova atualização no cronograma da segunda etapa do Revalida INEP 2024.2, segunda edição de 2024 do seu processo de revalidação de diplomas médicos. O documento antecipa para o dia 13 de fevereiro de 2025 a divulgação do resultado dos recursos contra o Padrão Esperado de Procedimentos (PEP) preliminar — gabarito da etapa, bem como a divulgação de sua versão definitiva e do resultado preliminar da edição, confira:
Ainda, com a nova mudança os candidatos poderão interpor recursos contra este resultado entre os dias 14 e 17 de fevereiro.
A divulgação do resultado final da edição segue prevista para o dia 21 de março e a indicação da universidade parceira para seguimento da devida revalidação do diploma acontecerá a partir de 24 do mesmo mês.
Revalida INEP: entenda o exame de revalidação de diplomas em Medicina no Brasil
Como foi a segunda etapa do Revalida INEP 2024.2
As provas da 2ª etapa do Revalida INEP 2024.2 foram aplicadas nos dias 14 e 15 de dezembro de 2024. Constituída por uma prova de habilidades clínicas composta por dez estações, os participante precisaram realizar tarefas específicas das cinco grandes áreas da medicina:
- Clínica Médica;
- Cirurgia;
- Ginecologia-Obstetrícia;
- Pediatria; e
- Medicina da Família e Comunidade.
Cada estação da prova valerá o máximo de 10 pontos, totalizando 100 no final.
Segundo o edital, foi recomendado que o participante chegasse com no mínimo 1 hora de antecedência e leve sua própria alimentação (água e lanche) e, medicamentos pessoais, se necessário. Para que não houvesse problemas, todas as embalagens deviam ser transparentes e sem rótulos.
Em cada estação, os candidatos serão pontuados em até 10 pontos, totalizando 100 pontos máximos. Para ser considerado aprovado, o candidato deve atingir a nota de corte pré-estabelecida pelo Inep: 66.148 pontos.
Nota de Corte Revalida INEP: entenda como a nota mínima é definida
A versão preliminar do padrão esperado de procedimentos (PEP), divulgado no dia 19 de dezembro de 2024, serve como gabarito da prova e foi possível encaminhar recursos contra essa versão até o dia 22 do mesmo mês para que a nota necessária seja alcançada e o candidato prossiga com a revalidação de seu diploma.
Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.