Após alguns candidatos relatarem supostas irregularidades envolvendo o processo seletivo para residência médica da Rede Municipal Dr. Mário Gatti e encaminharem denúncias ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), a seleção foi suspensa. A decisão foi comunicada em nota pela Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar.
Entre as principais reclamações direcionadas ao MP-SP estão falhas na fiscalização, ausência de coleta de assinaturas e indícios de fraude durante a prova, evidenciadas pelos resultados idênticos entre alguns candidatos. O exame foi aplicado pela CONSESP Concursos, empresa contratada por meio de licitação pela Rede Mário Gatti.
Navegue pelo conteúdo
Confira os pronunciamentos
Na última segunda-feira (10), o prefeito de Campinas, Dário Saadi, afirmou em suas redes sociais ter determinado uma apuração rigorosa sobre as suspeitas de fraude na prova de residência médica do Mário Gatti. Ele também destacou que a diretoria do hospital já iniciou uma investigação interna para apurar as denúncias.
A Rede Mário Gatti informou que a suspensão do processo seletivo será mantida até que a banca responsável conclua a revisão das provas e apure as denúncias apresentadas pelos candidatos. “Importante ressaltar que a administração municipal não tem acesso às provas, que foram totalmente elaboradas e aplicadas pela Consesp. A rede lamenta o ocorrido e destaca que o programa de residência do hospital é sério e tem credibilidade no mercado. Dessa forma, espera que tudo seja esclarecido o mais rápido possível”, informou a Rede em nota.
Até o momento, nenhum comunicado oficial foi publicado pela banca responsável, CONSESP, na página oficial do processo seletivo.
Processo Seletivo Mario Gatti 2025
O processo seletivo para ingresso em uma das mais de 100 vagas ofertadas pela Rede Mario Gatti conta com etapa única: uma prova objetiva. Para participar, os candidatos precisaram realizar a inscrição entre 23 de outubro e 29 de dezembro de 2024, além de pagar a taxa de R$550.
A prova foi aplicada no dia 19 de janeiro de 2025, na cidade de Campinas-SP. Com duração de até 5 horas, a prova tem caráter eliminatório e classificatório.
Para todas as vagas das especialidades de Acesso Direto, a prova contou com 100 questões objetivas distribuídas igualmente entre as áreas: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Preventiva e Pediatria.
Já para as vagas das especialidades de Pré-Requisito, a prova contou com 100 questões objetivas referentes ao pré-requisito necessário.
O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti
O HMMG-SP, é considerado referência em Campinas para o Programa de Qualificação de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde, destacando-se no cenário nacional.
A rede de urgência, emergência e hospitalar Dr. Mário Gatti é composta pelos hospitais: Municipal Dr. Mário Gatti, o Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (Complexo Hospitalar Ouro Verde) e a Maternidade de Campinas.
Saiba mais: Dr. Mário Gatti: conheça a história e legado do médico ítalo-brasileiro
Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.