Recomendada pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira (17), a ampliação temporária das faixas etárias para aplicação da vacina contra a dengue foi definida em reunião da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e se dá, temporariamente, para evitar a perda de estoques da vacina QDenga com validade até 30 de abril de 2024.
Segundo a nota técnica publicada e assinada por Eder Gatti Fernandes, Diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações, e Ethel Maciel, Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, os municípios que ainda tiverem um alto número de doses com este vencimento poderão ampliar a vacinação e aplicá-las em crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos. Caso a adesão na campanha siga baixa, a recomendação permite que os municípios expandam a aplicação destas doses para entre 4 e 59 anos, faixa etária permitida e especificada na bula do imunizante.
Aqueles que forem vacinados dentro desta recomendação temporária, terão garantida a segunda dose. Confira a nota técnica abaixo:
O público-alvo prioritário ainda são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme estabelecido previamente pelo Ministério da Saúde.
Processo de incorporação da vacina contra a dengue
A vacina Qdenga, aprovada na União Europeia e outros países, foi avaliada positivamente pela Conitec, considerando seu impacto na redução de casos e hospitalizações por dengue. Apesar da limitação na capacidade de entrega do fabricante, a estratégia de oferta foi considerada essencial, sendo discutida nos Comitês Técnicos Assessores de Imunização e Arboviroses.
O processo de incorporação foi agilizado com uma consulta pública de 10 dias, resultando em mais de 2 mil contribuições. Durante as negociações, houve uma redução de 44% no custo por dose. A Conitec também recomendou que futuros estudos da Takeda, fabricante da vacina, considerem as necessidades do PNI.
A vacina Qdenga está registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é indicada para a prevenção da dengue, causada por qualquer sorotipo do vírus, em indivíduos com idades entre 4 e 59 anos, independente de exposição prévia à doença.
Saiba mais:
Vacina contra a dengue é incluída no SUS pelo Ministério da Saúde
Ministério da Saúde passa a recomendar a vacina contra Dengue para pessoas de 10 a 14 anos
Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.