Ministério da Saúde apresenta iniciativas para Cuidado em Saúde Mental
Créditos: Shutterstock

Ministério da Saúde apresenta iniciativas para Cuidado em Saúde Mental

Na manhã da última segunda-feira, 13 de junho, o Ministério da Saúde promoveu o lançamento de novos projetos para ampliar o cuidado em saúde mental no país. Eles serão ofertados através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Essas iniciativas chegam após os eventos dos últimos dois anos que podem ter servido como fatores agravantes à saúde mental da população. O luto, perda de emprego, mudanças na rotina, isolamento social e aumento dos casos de violência doméstica são alguns desses motivos. As ações terão um investimento superior a R$45 milhões e após a regulamentação da Telemedicina, publicada no dia 3 de junho, o projeto se torna possível por completo. Entre as iniciativas estão a Linha Vida e o Projeto Teleconsulta.

Com seu projeto-piloto tendo início pelo Distrito Federal, a Linha Vida atenderá pelo número 196, durante 24 horas, todos os dias da semana. O objetivo dessa ação é dar apoio emocional com urgência às pessoas em risco de suicídio e automutilação, acolhendo e direcionando ao atendimento correto.

Já o Projeto Teleconsulta, com abrangência nacional e em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), contará com a disponibilização mensal de 12 mil teleconsultas de psicólogos (teleterapia) e 6 mil teleconsultas de psiquiatras (telepsiquiatria), divididas em cotas para todo o país. As teleconsultas devem ser agendadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e serão realizadas através de uma plataforma virtual, ampliando e fortalecendo a assistência à pessoas com transtorno mental leve.

Durante o lançamento também foi apresentado a Estratégia Nacional de Fortalecimento dos Cuidados à Ansiedade e Depressão pós-pandemia, para assistência e cuidado em saúde mental de crianças e adolescentes, e as linhas de cuidado à pessoa com depressão e à pessoa com ansiedade, com intuito de estabelecer e orientar para os serviços de saúde ideais para cada paciente.

Se você está passando por um momento difícil e precisa falar com alguém agora, ligue para 188 (Centro de Valorização da Vida – CVV).

Curso Extensivo Residência Médica

Você pode gostar também