O prazo para interposição de recursos contra o resultado preliminar da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira, o Revalida 2024.2 foi prorrogado. Agora, os candidatos terão até as 23h59 do dia 18 de fevereiro para realizar o procedimento no Sistema Revalida.
A mudança foi anunciada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta segunda-feira (17). Inicialmente, o prazo terminaria no próprio dia 17 de fevereiro, mas a alteração será oficializada por meio de uma retificação publicada no Diário Oficial da União (DOU).
O Inep divulgará as respostas aos recursos no dia 21 de março, mesma data em que será publicado o resultado definitivo da segunda etapa do exame.
Sobre o Revalida
O Revalida tem como objetivo avaliar e validar diplomas de medicina obtidos no exterior, garantindo que os profissionais atendam aos requisitos exigidos para atuar no Brasil. O exame, organizada pelo Inep desde 2011 é baseado na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, além das normativas e legislações profissionais vigentes.
A prova é dividida em duas etapas: a teórica, que inclui questões objetivas e discursivas, e a prática, que avalia habilidades em clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina de família e comunidade. Para que o diploma do profissional seja validado, é preciso realizar e ser aprovado nas duas etapas do exame, cada uma possui um edital e cronograma separado. Saiba mais sobre como funciona o Revalida INEP clicando no botão abaixo:
Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos relevantes sobre a área médica, continue acompanhando o material preparado pelo Portal de Notícias do Estratégia MED. Aqui, você encontrará informações atualizadas sobre residências, carreira médica e muito mais.