Revalida: o que é, quem pode fazer, notas de corte e mais!
Medical physician doctor man over white background. Medicine and health care concept

Revalida: o que é, quem pode fazer, notas de corte e mais!

E aí, futuro residente, você fez medicina no exterior e agora quer se especializar aqui no Brasil? Então, você precisa saber o que é Revalida, quais são suas regras e seus detalhes! Não saia dessa página, porque o Estratégia MED preparou para você um artigo com as principais informações sobre esse concurso. Confira e fique por dentro de tudo!

O que é Revalida

Criado em 2011, o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) é uma prova, gerenciada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que tem como objetivo validar o diploma de medicina conquistado pelos estudantes que se graduaram no exterior.

Todos aqueles que quiserem exercer sua função de médico no Brasil – e que desejam corresponder à legislação – precisam passar por essa prova, que avaliará suas habilidades e competências de sua formação.

Quem pode fazer o Revalida?

O exame Revalida foi feito para profissionais graduados em medicina em instituições de educação superior estrangeiras. Contudo, é necessário que todos os candidatos cumpram os seguintes critérios:

  • Ser brasileiro ou estrangeiro morando legalmente no Brasil;
  • Enviar imagens do diploma no ato da inscrição;
  • Possuir CPF; e
  • Ter diploma médico expedido por instituição de ensino superior estrangeira, que seja reconhecida em seu país e pelo órgão de educação correspondente, e autenticação da autoridade consular brasileira ou pelo processo de Apostilamento da Haia.

Quer continuar por dentro de todas as novidades sobre o mundo da residência médica e revalidação de diplomas? Então, inscreva-se em nossa newsletter:

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos e informações relevantes do mundo da Medicina.

O Exame de 2020

O processo seletivo do Revalida 2020 foi constituído por duas etapas. A primeira, que teve caráter eliminatório, correspondeu a uma prova escrita objetiva (P1), com 100 questões, mais uma prova escrita discursiva (P2) de 5 questões

Aqueles que realizaram a primeira fase e passaram foram convocados para participar da segunda etapa, composta por uma prova de habilidades clínicas. Dez entrevistas foram realizadas, a fim de avaliar as anamneses conduzidas pelos candidatos. Essa fase abordou as seguintes áreas de conhecimento:

  • Clínica Médica;
  • Cirurgia Geral;
  • Ginecologia e Obstetrícia;
  • Pediatria; e 
  • Medicina da Família e Comunidade.

Para participar do seletivo, os candidatos tiveram que pagar a taxa de inscrição de R$ 330,00.

Notas de Corte

Agora que você já sabe o que é Revalida e conhece um pouco mais sobre o seu processo seletivo, é de extrema importância que você também se atente às notas de corte, que foram estabelecidas pelo próprio exame. Confira abaixo!

ProvaNota MáximaNota de Corte
Prova Escrita Objetiva (P1)10063
Prova Escrita Discursiva (P2)5029

Os candidatos que não obtiveram a pontuação mínima de 63 pontos na prova escrita objetiva, não foram chamados para realizar a prova escrita discursiva (P2), uma vez que esse foi um dos critérios de eliminação.

E então, já se sente preparado para realizar esse exame? Se você quer impulsionar ainda mais sua preparação e seus estudos, sempre confira o Blog do Estratégia MED, pois estamos, a todo instante, postando atualizações das principais provas para Residência Médica do Brasil, além de trazer os principais assuntos em pauta.

Aproveite, e já confira as nossas plataformas de estudo: o Curso Extensivo e o Banco de Questões EMED. Com ambas à sua disposição, a sua aprovação estará cada vez mais perto! Saiba mais clicando no banner abaixo.

Curso Revalida Estratégia MED Reta Final 2021!

Veja também:

Você pode gostar também